A literatura de cordel chegou ao Brasil na segunda metade do século XIX, através dos portugueses. Aos poucos, foi se tornando mais popular e, atualmente, podemos encontrá-la principalmente na região Nordeste.
Os principais assuntos abordados nos livretos de cordel são: festas, política, seca, disputas, milagres, vida de canganceiros, atos de heroísmo e mortes.
Muitas vezes a declamação destes poemas é feita por seus autores acompanhados por violeiros.
Depois de conhecerem um pouco mais sobre a literatura de cordel, os alunos certamente gostarão muito de produzir os seus próprios poemas por causa do ritmo fácil e da melodia. Há outras sugestões de atividades com cordel neste mesmo blog.
Nesta semana, o 5º Ano do prof. Rogério trabalhou com os seguintes textos:
TEXTO 1
TEXTO 2
1. Conhecer a biografia do autor que usava o pseudônimo de Patativa do Assaré, mas que se chamava Antônio Gonçalves da Silva.
2. Responder a perguntas:
2.1. Como você acha que surgiu o apelido adotado pelo autor?
2.2. Explicar o uso do verso "Hoje eu tô na terra estranha". Que terra estranha é essa? Em que estrofe está essa informação?
2.3. Copie os versos da primeira estrofe que mostram como se sente o personagem nessa terra estranha.
2.4. O narrador participa da história como personagem ou é apenas um observador? Quem é ele?
2.5.Em que estrofe ficamos sabendo quem é essa pessoa que conta a história?
2.6. De que maneira a linguagem usada no poema ajuda a caracterizar a personagem?
2.7. O que o uso de versos e rimas proporciona a esse texto narrativo?
Parabéns, a sugestão de atividade é muito boa e o tipo de texto é perfeito para meus alunos da Educação do campo.Bjos Crys educadora
ResponderExcluir