SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

20 de mai. de 2011

Literalmente uma beleza!!!



Assim pode ser definido o lançamento oficial do Projeto "Ler é uma beleza - 2011". Alunos de todas as turmas deram um show durante as apresentações dos mais variados números artísticos. Seja através de teatro, dança, contação de histórias ou declamação de poesias, cada um que subiu ao palco deu o seu recado: Ler é mesmo uma beleza. Parabéns a todos da Escola pela bonita festa! Aguardem a postagem com as melhores fotos e os vídeos da festa.



19 de mai. de 2011

PROJETO LER É UMA BELEZA

Acontecerá nesta sexta-feira , dia 20 de maio na Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas a abertura oficial do Projeto Ler é uma Beleza com a participação de toda equipe escolar.
Haverá a apresentação da Peça Teatral do Livro : A Revolta dos Livrinhos.

18 de mai. de 2011

Atividade com Cordel

A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular, composta em geral de sextilhas, que é impressa e divulgada em livretos ilustrados com xilogravura. Ganhou este nome porque, para sua venda, os livretos são pendurados em cordões estendidos nos mercados populares, nas feiras ou nas ruas.
A literatura de cordel chegou ao Brasil na segunda metade do século XIX, através dos portugueses. Aos poucos, foi se tornando mais popular e, atualmente, podemos encontrá-la principalmente na região Nordeste.
Os principais assuntos abordados nos livretos de cordel são: festas, política, seca, disputas, milagres, vida de canganceiros, atos de heroísmo e mortes.
Muitas vezes a declamação destes poemas é feita por seus autores acompanhados por violeiros.
Depois de conhecerem um pouco mais sobre a literatura de cordel, os alunos certamente gostarão muito de produzir os seus próprios poemas por causa do ritmo fácil e da melodia. Há outras sugestões de atividades com cordel neste mesmo blog.
Nesta semana, o 5º Ano do prof. Rogério trabalhou com os seguintes textos:
TEXTO 1

Apresenta algumas das características do poema de cordel.



















TEXTO 2



1. Conhecer a biografia do autor que usava o pseudônimo de Patativa do Assaré, mas que se chamava Antônio Gonçalves da Silva.
2. Responder a perguntas:
2.1. Como você acha que surgiu o apelido adotado pelo autor?
2.2. Explicar o uso do verso "Hoje eu tô na terra estranha". Que terra estranha é essa? Em que estrofe está essa informação?
2.3. Copie os versos da primeira estrofe que mostram como se sente o personagem nessa terra estranha.
2.4. O narrador participa da história como personagem ou é apenas um observador? Quem é ele?


2.5.Em que estrofe ficamos sabendo quem é essa pessoa que conta a história?
2.6. De que maneira a linguagem usada no poema ajuda a caracterizar a personagem?
2.7. O que o uso de versos e rimas proporciona a esse texto narrativo?

17 de mai. de 2011

ABERTURA OFICIAL DO PROJETO LER É UMA BELEZA

Acontecerá nesta sexta-feira , dia 20 de maio de 2011 na Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas a abertura oficial do Projeto Ler é uma beleza com a participação de toda a equipe escolar .
Haverá
apresentação da Peça Teatral do Livro A Revolta dos Livrinhos.

8 de mai. de 2011

Escola Dr. Viriato homenageia suas mães

Na manhã deste último sábado, dia 7 de maio, alunos e professores da E. M. Dr. Viriato homenagearam suas mães com belas apresentações artísticas. Foram apresentadas danças e peça teatral em homenagem àquelas que nos deram a vida e que continuam zelando por nossos passos. Os números artísticos foram carinhosamente preparados por alunos e professores. Foi uma manhã maravilhosa que, com certeza, emocionou a todos os presentes. Parabéns a todos que se dedicaram à preparação de tão merecida homenagem.
Os alunos do 5º Ano do Prof. Rogério apresentaram a peça teatral "Lugarzinho especial pra mamãe", especialmente escrita para este evento e que é compartilhada abaixo.
Um lugarzinho especial pra mamãe
(Sr. Alfredo está assentado à sua mesa onde se lê a placa chefe e se encontra um telefone. Coça a cabeça, coloca a cabeça entre as mãos e chama pela Secretária. Soraia se encontra também em uma mesa debruçada sobre uns papéis. Está angustiada.)
SR. ALFREDO: __Soraia!!! Soraia!!!
(Ela chega até ele apressada.)
SORAIA: __ Sim, seu Alfredo!
SR. ALFREDO (nervoso): __ Soraia, o que está acontecendo? Parece que desaprendeu a trabalhar. Nos últimos dias não tem produzido muita coisa... e, olha este relatório(mostra os papéis)... está todo incompleto!
SORAIA(de cabeça baixa): __ Desculpa, seu Alfredo! Vou me esforçar e ter mais atenção. Preciso do emprego e vou melhorar.
SR. ALFREDO(ainda nervoso, mandando-a embora com as mãos): __ Sei que tens muitos filhos e precisa do emprego. Mas aqui não é casa de caridade. Agora vá. Já está na hora de ir embora mesmo. Mas na segunda quero esse relatório pronto!
MÚSICA TRISTE
(Seu Alfredo também sai. Soraia sai pelas escadas da direita e atravessa em frente ao palco, sua bolsa debaixo do braço e muito triste. Assume a mesa do Sr. Alfredo, a Diretora da escola. Ela vira a placa de CHEFE e atrás se lê DIRETORA).
(Soraia entra em casa pelas escadas da esquerda. Se depara com brinquedos espalhados pela casa. Com expressão de tristeza, cata-os e vai jogando em uma caixa.)
DIMINUI MÚSICA TRISTE ATÉ DESLIGAR.
(Barulho de crianças voltando da escola. Ela ainda os recebe com um sorriso no rosto, tentando esconder sua tristeza.)
FILHOS(juntos): __ A bênção mãe!
SORAIA(estende a mão sobre todos eles): __ Deus abençoe todos vocês! Agora vão tirar o uniforme que vou terminar de preparar o jantar. O pai de vocês está para chegar.
JULIANA: __Mãe, a Júlia aprontou na escola de novo. A Diretora disse que vai te chamar lá.
SORAIA (triste): __ Mais essa agora! Vão pro quarto. E não deixem brinquedos espalhados que tive de catar todos!
(Os filhos vão pro quarto. Se sentam ao redor da caixa e brincam. Assim que eles saem, o celular da mãe toca. É a Diretora da escola ligando. Soraia atende.)
SORAIA: __ Alô!!!
DIRETORA: __ Dona Soraia, aqui é a diretora da escola do Júnior. Precisamos conversar sobre o comportamento dele.
SORAIA (desanimada): __ O que ele fez dessa vez? Só este ano já fui chamada quatro vezes aí na escola!
DIRETORA: __ Ele tem se mostrado muito agressivo e não quer participar das atividades. Pelo bem dele, preciso que a senhora esteja aqui na segunda, às 16 horas. Sei que é muito ocupada, mas tem que arranjar um tempo. Um bom fim de semana pra senhora.
SORAIA: __ Pra senhora também. Estarei aí na segunda.
(Quando Soraia vai se virar pro fogão, o marido chega.)
RICARDO: __ Oi, amor! O jantar tá pronto?
SORAIA: __ Ainda não. Acabei de chegar. A diretora da Escola ligou de novo.
RICARDO: __ Já sei. A Júlia aprontou mais uma. A quem me saiu esta garota? Eu era tão bom na escola! Bom, segunda você vai lá e vê o que aconteceu. Vou dar uma volta com eles até o jantar ficar pronto. Crianças, vamos dar uma volta por aí?
FILHOS (juntos): __ Vamos, papai!

MÚSICA DO ANJO
(Saem. Soraia se vê sozinha.Senta e põe o rosto entre as mãos como que a chorar. Aparece o ANJO.)
DIMINUI MÚSICA DO ANJO
ANJO (levantando o rosto dela): __ Por que choras, mulher? Deus prefere te ver sorrindo.
SORAIA (assustada): __ Agora estou vendo coisas. Não estou mesmo bem.

ANJO (impaciente): __ Não é hora de dar piti. Vamos, diga: o que te atormenta?
SORAIA (também impaciente): __ Ora, não és um anjo? Então, tu não vês que o mundo vive desabando aos meus pés? Trabalho acumulando, chefe no meu pé, cuidar das tarefas da casa, pensar na escola dos filhos... Muita coisa na minha cabeça. Não deveria mesmo estar amargurada?
ANJO: __ Mulher, o que você faz pode não ser reconhecido por todos, mas aos olhos do Pai você é co-autora do mundo. Ele poderia ter tomado conta de tudo sozinho, mas preferiu contar com você. É por isso que ensinou todos a te chamar de mãe. Ele nunca te abandona. Estará sempre a teu lado te dando força. Não te atormentes mais e fica em paz.
MÚSICA DO ANJO AUMENTA
(O anjo sai ao som da música. Soraia levanta esfregando os olhos como depois de um sonho.)
DESLIGA MÚSICA DO ANJO
SORAIA: __ Não acredito que ainda tive tempo para cochilar e sonhar com tanta coisa pra fazer.
(Se volta aos afazeres.)
(Vendedores entram com folhetos de propaganda. Pai volta com os filhos.)
RICARDO (para diante dos filhos e fala): __ Olha, eu chamei vocês pra sair, mas era um pretexto para escolhermos um presente pra mãe de vocês. Domingo é o dia dela. O que vocês acham?
FILHOS (juntos): __ Excelente, papai? E o que vamos comprar?
VENDEDOR 1: __ O presente que a mamãe vai adorar, tá aqui. E o melhor: você só começa a pagar daqui a sessenta dias. TV’s, geladeiras, fogões, celulares, armários...

(É interrompido pelo outro vendedor.)
VENDEDOR 2: __ Procurando presente pra mamãe, minha gente? Então é aqui. Quer ver a mamãe cheirosinha e bonitinha? Leve produtos da Água de Flor: desodorantes, colônias, sabonetes... e o melhor pode dividir até 3 vezes no cartão sem juros.
RICARDO (se vira pras crianças): __ E aí, crianças: eletrodoméstico ou perfume?
(As crianças se entreolham, na dúvida.)
JULIANA: __ Pai, tenho uma idéia melhor. A mamãe já tem tudo isso...
RICARDO: __ Que idéia, Juliana?
JULIANA: __ Venham cá. Vou mostrar a vocês.
(Eles acompanham Juliana. Os vendedores saem logo depois. Juliana entrega uma caixa ao pai.)
MÚSICA DE MÃE
(Música de mãe ao fundo. Eles voltam. Encontram a mãe às voltas com o jantar.)
JÚLIA: __ Mãe, venha cá. Temos algo muito importante para lhe falar. Por favor, sente-se.
(A mãe senta-se.)
JÚLIA (Fica sentada no palco e sempre antes de entrar as outras crianças, repetirá a fala: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
(Cada criança fala e senta-se no palco em ordem.)
JULIANA: (Entra com panela e fala.) :__ ...porque ela se preocupa com a nossa alimentação!
JÚLIA: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
PEDRO (Entra com caixa de remédios e fala.) __ ... porque ela fica muito preocupada e acordada a noite toda quando eu fico doente!
JÚLIA: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
FABIANA (Entra com marcas de beijos no rosto e fala.) – ...porque muitas vezes ela mostra o seu carinho me abraçando e me beijando!
JÚLIA: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
HENRIQUE (Entra com caderno e lancheira e fala.) – ... porque ela está sempre preocupada com o meu desenvolvimento na escola.
JÚLIA: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
CARLA (Entra com marca de mão no bumbum, com cara de dor e fala.) – ... porque sempre que faço alguma coisa errada ela me corrige e, às vezes, fico até de castigo!
JÚLIA: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
ALBERTO: (Entra com toalha e shampoo e fala.) – ... porque ela está sempre cuidando para que eu fique bonitinho.
JÚLIA: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
RAFAELA (Entra com boneca e fala.) – ...porque ela sempre separa um tempo para brincarmos juntos!
JÚLIA: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
BIANCA (Entra com as mãos juntas, em sentido de oração... e fala.) – ...porque ela nunca se esquece de mim em suas orações!
JÚLIA: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
RENATA (Entra com a Bíblia aberta nas mãos... e fala.) – ...porque ela se preocupa em dar o melhor para o meu crescimento: os ensinos da Palavra de Deus!
Todas as crianças repetem juntas e bem forte: – Eu sei que tenho um lugar especial no coração da minha mamãe... e ela tem um lugar mais especial ainda em nossos corações. E sabe por que, mamãe: nós te amamos muito!
FIM DA MÚSICA MÃE
RICARDO (para Soraia mas também para todas as mães): __ Mulher, nós reconhecemos que sem você não seríamos nada. Tudo que somos e temos devemos a Deus que criou você. Obrigado por aceitar a missão que Ele lhe deu.
(Ricardo e os filhos começam a cantar.)
FUNDO MUSICAL É POR VOCÊ QUE CANTO. ALUNOS CANTAM A MÚSICA E FAZEM GESTOS.


(Ao terminar de cantar, Ricardo entrega a Soraia uma caixa que ela abre alegre.)
SORAIA: __ Obrigado! Este é um presente que quero dividir com todas as mães aqui presentes.
(Ela tira uma faixa que Ricardo ajuda a desenrolar. Mostram a todas as mães: TE AMAMOS, MÃE!
Related Posts with Thumbnails