Blog destinado à divulgação de atividades de leitura, produção de texto e eventos escolares.
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31 de jul. de 2009
Abertas as Inscrições para o IX Prêmio Denatran de Educação no Trânsito
Ler E Escrever Por Prazer E Não Por Obrigação: Uma Luta Constante Dos Professores Nas Escolas
Há vários agravantes que levam os alunos a não gostarem de ler e escrever como por exemplo, a falta de incentivo na infância, a falta de interesse do próprio aluno, o teor das literaturas das quais são obrigados a lerem, etc. Assim, além dos alunos escreverem e lerem por obrigação e não por prazer, sentem grande dificuldade ao elaborarem seus textos. As frases são mal redigidas, palavras são escritas de forma errada, além do assunto não ter consistência do início ao fim do texto, esses são alguns problemas que são possíveis de visualizar nas redações dos alunos. Falta bagagem, conhecimento de mundo para elaborarem os textos.
A leitura é capaz de possibilitar uma escrita mais elaborada, mais consistente, prazerosa e culta.
Atualmente, algumas escolas têm realizado projetos de incentivo à leitura, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para tal. Em algumas escolas municipais de Porto Alegre são feitas oficinas de leitura e escrita, o que tem ajudado na solução do problema.
A escola de ensino fundamental SaintHillaire, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, tem obtido sucesso com as oficinas de leitura e escrita. Nas oficinas os alunos escrevem poesias, textos narrativos e dissertativos, sempre com o auxílio de alguns professores de língua portuguesa. Também são convidados estudantes de letras e professores de literatura de outras escolas. Alguns textos são publicados no jornal da escola e na revista que a escola possui, com o nome de Letras na Lomba, nome este criado pelos próprios alunos.
Outras escolas públicas têm adotado essa metodologia e dizem estar dando certo, pois têm conseguido fazer os alunos escreverem e lerem mais e melhor e, o principal de tudo, eles lêem por prazer e não por obrigação.
Em sala da aula, alguns professores criaram o dia do livro. Neste dia, o professor leva uma caixa com vários livros literários, que os alunos escolhem ao seu gosto e depois escrevem um resumo do livro e contam a história aos outros colegas.
Os movimentos realizados têm o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela leitura para que os possam escrever mais e melhor mas, também podem, futuramente, formar novos e brilhantes escritores.
A leitura precisa ser incentivada na infância pelos pais, pela família. Mas sabemos que isso é algo complicado, pois muitos pais não possuem o hábito de ler e, na maioria das vezes, nem o sabem. Sendo assim, resta a escola, que deverá criar metodologias e projetos, não somente em sala de aula, mas na escola como um todo, para educar os alunos para a prática da leitura.
O hábito de ler os levará a escrever melhor. As interpretações e os olhares tornam-se mais amplos diante dos assuntos expostos. Através da leitura o aluno tem a possibilidade de questionar os seus próprios hábitos e atitudes, questionar o mundo e tornar-se mais culto.
É preciso redescobrir o prazer de ler, é preciso redescobrir o gosto pela leitura. Novos escritores podem surgir a partir desses bons leitores. Precisamos de novos leitores e escritores com uma nova visão, precisamos formas escritores capazes, com uma visão crítica, com uma visão ampla do mundo que os cerca. Precisamos de pessoas que escrevam e leiam, mas por prazer, pelo simples prazer de ler e escrever.
Fonte: Webartigos.com/Textos e artigos gratuitos, conteúdo livr para reprodução.
30 de jul. de 2009
Convite de Melissa
O show que tem o título O SUPER ZÉ MAN( o novo super herói brasileiro) terá muitas novidades incluindo o CAUSO DO LAMBIZAME 2 - o Retorno e outros causos e piadas inéditas.
Ingressos 37214534
27 de jul. de 2009
Livros infantis estimulam o gosto pela leitura desde cedo
Estudos revelam que crianças que convivem com a leitura desde criança são mais propensas a sentir prazer por essa atividade, os cientistas recomendam que a melhor maneira de introduzir o gosto pela leitura é quando a criança ainda é bem nova, realizando leituras de livros infantis principalmente antes das sonecas e do sono noturno, porque é nessa hora que as crianças irão processar o que aprenderam.
A leitura de livros infantis faz com que a criança se interesse por histórias, conheça novas palavras e se interesse pelos livros seguindo o exemplo de seus pais, não apenas como uma atividade para acalmá-la na hora de dormir. Se essa atividade se torna um hábito com o tempo quando seus filhos alcançarem a idade certa para a leitura eles procurarão por aqueles livros que ouvia quando ia dormir e muitos outros, se aventurando pelo mundo mágico da leitura, gostando cada vez mais da viagem e crescerá uma criança culta se tornando um adulto inteligente e com grandes chances de se tornar uma pessoa realizada profissionalmente, já que a maior exigência do mercado de trabalho hoje em dia é o conhecimento, e muito desse conhecimento conseguimos através da leitura.
Disponível em: www.guiabrasilblog.com/livros-infantis-estimulam-o-gosto-pela-leitura-desde-cedo/24 de jul. de 2009
Dia da Vovó
E são tantas...
Quantas experiências...
Quantas histórias para contar...
Quantos conselhos para dar...
Quanta paciência para nos suportar... Sempre cheias de atenção,
De carinho,
De amor.
Esquecem a sua vida, para viverem a nossa
Uma advogada na nossa vida
Mediadora nas nossas decisões
Você é o meio termo...
O equilíbrio...
A palavra de esperança
O colo que aninha
O ombro que apesar de cansado... apóia
O olhar de complacência
O oásis da segurança que aplaca a sede
E alimenta o corpo
Você é tudo de bom e de belo
Minha avó querida.
Sandra Mamede
LEITURA PARA AS FÉRIAS
A criança que não queria falar é uma obra indispensável a todos aqueles que são professores, sobretudo aos da Educação Especial.A menina que nunca chorava dá continuidade ao anterior e demonstra-nos que o amor que uma criança tem por alguém não desaparece nem quando sujeita a um longo e distante afastamento.
Publicado por BE/CR da Escola EB 2,3 de Arrifana.
20 de jul. de 2009
A importância da leitura
A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê.
Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo. Conforme afirma Leonardo Boff, cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre um releitura. [...] Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor.
Assim, o leitor mergulha no texto e se confunde com ele, em busca de seu sentido. Isso é o que afirma Roland Barthes, quando compara o leitor a uma aranha:
[...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido - nessa textura -, o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia.
Dessa forma, o único limite para a amplidão da leitura é a imaginação do leitor; é ele mesmo quem constrói as imagens acerca do que está lendo. Por isso ela se revela como uma atividade extremamente frutífera e prazerosa. Por meio dela, além de adquirirmos mais conhecimentos e cultura - o que nos fornece maior capacidade de diálogo e nos prepara melhor para atingir às necessidades de um mercado de trabalho exigente -, experimentamos novas experiências, ao conhecermos mais do mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva à reflexão.
E refletir, sabemos, é o que permite ao homem abrir as portas de sua percepção. Quando movido por curiosidade, pelo desejo de crescer, o homem se renova constantemente, tornando-se cada dia mais apto a estar no mundo, capaz de compreender até as entrelinhas daquilo que ouve e vê, do sistema em que está inserido. Assim, tem ampliada sua visão de mundo e seu horizonte de expectativas.
Desse modo, a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem.
Há entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. Como afirma Daniel Pennac, "o verbo ler não suporta o imperativo". Quando transformada em obrigação, a leitura se resume a simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, Pennac prescreve alguns direitos do leitor, como o de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados esses direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar a leitura. Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.
Professora de Língua Portuguesa e Redação do Ensino Médio e Normal
14 de jul. de 2009
O Lançamento do Blog passo a passo
A apresentadora mirim, Biannca Vieira, mostrou tranquilidade e desenvoltura ao apresentar toda a festa.
Em ambiente decorado conforme combinado com as crianças...
Ainda dentro das apresentações, a apresentadora convidou a todos para assistirem a uma entrevista dramatizada pelo professor e alguns alunos. Na entrevista, o professor conta de onde surgiu a ideia de se criar o blog e os alunos falam de como se sentem ao participar destas atividades. A entrevista foi exibida em um telão.
O Secretário Municipal de Educação, Geraldo Álvares Rodrigues, falou sobre a importância da iniciativa, que chamou de "revolução" e destacou que é preciso reeencantar a educação, sempre.
AGRADECIMENTOS: Sansley (Departamento de Desenvolvimento Social), Felipe (UNIPAC), Marília (Supervisora), Rosa Amélia (Diretora), Dadimar (Vice-diretora), Francisco (Auxiliar de Serviços) e Eliza.