SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

28 de jun. de 2009

Vem aí o Lançamento Oficial do Blog Ler é uma beleza!!!

Agora, sim! O nosso blog será oficialmente divulgado. Até então, ele tem contado com a visita apenas de seus próprios criadores, ou seja, do Professor  e de sua turma da 4ª série da Escola Dr. Viriato. E como tem visitado o blog essa turminha! Basta ver os comentários que as crianças têm deixado, o que tem exercitado a capacidade, inclusive, de produzir textos.


O fato é que agora outras pessoas também poderão visitar o blog, deixar comentários e sugestões. Aliás, ele, como parte integrante do Projeto Ler é uma Beleza, foi criado justamente para isso: possibilitar a veiculação de atividades de leitura e a troca de experiências entre profissionais da educação.


As crianças têm se empenhado muito para preparar o lançamento do blog que contará com a presença da família. O "livro gigante", por exemplo, que levará às outras turmas mensagens sobre a importância da leitura, está sendo confeccionado com a participação de todos. Aguardem o lançamento!


Aqui vão fotos dos preparativos para o lançamento. O "livro gigante" está sendo confeccionado com muito esmero. E cada um ajuda do jeito que sabe.

19 de jun. de 2009

Notícias da Festa Junina 2009

A Festa Junina da E. M. Dr. Viriato Diniz Mascarenhas mais uma vez foi um sucesso, graças à participação de toda a comunidade escolar. Mais detalhes e flashes na próxima postagem que já está sendo editada. Mas... fiquem com este aperitivo. Nossas crianças deram show!!!

7 de jun. de 2009

Ler Jornal também é uma beleza!



Hoje em dia, muitas informações chegam ao nosso alcance através das mais variadas formas. Contudo, nem sempre temos tempo para assimilá-las. Este trabalho vem aliar a leitura de panfletos, tão comum no nosso cotidiano, à leitura de notícia de jornal, o que não é comum às crianças.

Primeiramente, os alunos fizeram a leitura e interpretação de vários panfletos sobre o trânsito, com dicas para motoristas, ciclistas, pedestres e outros. Confrontaram linguagem verbal e não-verbal através das dicas e das ilustrações.
Depois, foi a vez de fazer a leitura de notícias referentes ao trânsito e confrontá-las com os panfletos, quando os alunos retiraram do texto as ideias principais.

6 de jun. de 2009

Fotos do Trabalho com Robôs






























































Estudando Máquinas e Robôs


Este trabalho foi desenvolvido com os alunos da 4ª Série. Primeiramente, estudamos textos relacionados ao assunto, como os dois poemas abaixo.

Também fizemos um trabalho de leitura e interpretação da HQ do robô apaixonado, onde os alunos puderam entender a diferença entre linguagem verbal e não-verbal.
A seguir, os alunos foram motivados a construírem um robô usando sucatas. Robô foi explorado durante a aula de Matemática, observando as formas geométricas usadas em sua construção. Os alunos também produziram a ficha do robô com sexo, idade, nome e funcionalidade.


Related Posts with Thumbnails