SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

1 de abr. de 2010

Atividade com Conto em sala de aula

Trabalhamos neste mês de março uma série de contos. São contos de fadas, de mistério, de terror, engraçados...  Veja alguns e os pontos abordados:
O MÉDICO-FANTASMA
Este conto introduziu o estudo ao gênero que desenvolvemos na sala de aula. Vários aspectos foram trabalhados como:

  • as emoções que o conto desperta no leitor;

  • a adequação do título à história;

  •  as características dadas ao lugar, bem como às personagens;

  • importância dessas características para o desenvolvimento do conto;

  • significado de expressões como, por exemplo, "o silêncio era profundo";

  • as características do conto como: tipo de narrativa, descrição de personagens, conflito (clímax) e desfecho.
A BELA FERA


Este é um conto de fadas muito conhecido pelas crianças seja através da leitura ou do filme. Aqui os alunos puderam relacionar as características físicas e psicológicas do personagem (Fera) ao título do conto (A Bela Fera). Identificaram, também, alguns conflitos presentes no conto, bem como caracterizaram os personagens como provocadores ou solucionadores de conflitos. A seguir, puderam também relacionar a história a provérbios populares como "Quem ama o feio, bonito lhe parece" e "As aparências enganam". Tema relacionado "Bulling". Como atividade de Produção de Texto, os alunos foram convidados a criarem um novo problema para complicar outra vez a história e uma solução capaz de surpreender o leitor. O resultado foi mesmo surpreendente!

RECADO DE FANTASMA
Neste conto, os alunos identificam o narrador-personagem, oportunidade para aprenderem escrever texto em 1ª pessoa, e a relação de um parágrafo ao parágrafo anterior. Na atividade de Produção de Texto, eles continuam a história relacionando os fatos seguintes com os que já aconteceram no texto.

Antes de ler o conto, os alunos são convidados a fazer previsões sobre a história a partir do título. Com isto, percebem a importância de o título "fisgar" o leitor. As características do lugar e das personagens também foram trabalhadas.


Veja outras atividades com contos desenvolvidas clicando nos links abaixo:

3 comentários:

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails