SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

16 de abr. de 2010

Internautas comentam greve dos professores de MG

Veja alguns comentários de internautas sobre a Greve dos Professores em Minas (Disponível em: http://www.belohorizontebh.com/index.php/Belo-Horizonte-BH/professores-da-rede-estadual-entram-em-greve-e-fazem-manifestacao-no-centro-da-capital/comment-page-1/#comment-286

Alzemar Mendes disse:

9 de abril de 2010 às 16:20Sou professora da rede estadual e estive me BH na manifestação a favor da greve. Esse salário de 364,00 tá uma vergonha . Professores , precisamos nos unir e lutarmos pelos nossos direitos. Estudamos durante 4 anos para termos um salário digno e não para receber esmolas.

Lourdes Ferreira Rodrigues Alves disse:

11 de abril de 2010 às 17:01Penso que o salário de classe que precisava ser pensado com o maior carinho é o do professorado, não desmerecendo as demais categorias. Pois, o que seria da formação das demais classes trabalhadoras da sociedade, sem o trabalho honrosso e enriquecedor; tão fundamental do professor? Um governo que leva isso a sério, remunera bem esta classe.´E isto é o que não estamos vendo acontecer aqui em Minas.

I CMGuimarães disse:
( Apelo de um Professor desencantado)
Você já parou pra pensar se:
A lua deixasse de brilhar
A chuva parasse de cair
As estrelas um dia sumissem
O sol deixasse de esquentar?

Você parou pra lembrar:
Dos manifestos de muitos vividos
Talvez por dias esquecidos
Pelo fato do problema não ser banido?

Sinto calor porque ainda tenho o sol
Quando em mim se adentra a tristeza e a escuridão
Contemplo as estrelas e o luar amenizando a solidão
Se o calor ainda aumentar
O afago com os pingos da chuva
Molhando meu Corpo
Minh’alma entrelaçada em minhas lágrimas
Transportando meus sentimentos e momentos na imensidão de cada olhar

Mas sem estes fenômenos
Dentro de mim nada seria real
Sentiria-me como um pássaro sem asas
Querendo alcançar um lindo sonho sideral:

Que um dia o homem deixasse de agredir a natureza
Que salários desiguais no nosso país fossem ilegais
Que a “Educação e o Docente” tivessem prioridade
E acima de tudo respeito e dignidade

Somos humanos
E sei que um dia iremos parar de funcionar
Tenho a esperança de um dia
Ainda conseguir alcançar a porta do universo
E ao cidadão fazer enxergar este meu manifesto.

Não permitam que a nossa profissão só deixe legado
Pois estamos sendo deixados de lado
Somos profissionais sérios
E infelizmente desvalorizados

Já pensaram um dia as futuras gerações poderem apenas enxergar os fenômenos da natureza
Ao digitar um teclado?
Pensou nos teus filhos ali na carteira em uma sala vazia sem ter um professor para ser o seu guia?

Esta é a visão do futuro
Se não conseguirmos mudar o rumo desta trajetória
Professor neste mundo só ficará na história.

Me dê a mão para mudar esta visão
Porque lecionar “ainda” é a minha missão!

Marcelo disse:

Sou a favor da greve dos professores da rede estadual de MG.Tenho convicção que uma educação de boa qualidade exige profissionais bem remunerados. É uma vergonha um professor com nível superior, pos-graduação ter um salário inferior a um soldado da policia militar.Espero que percebam que não sou contra a remuneração dos PMs,todavia sou contra a miseria que um mestre de educação ganha. Portanto, amigos professores de MG contem comigo nesta batalha.
Um ex-aluno, atual capitão da PMMG.

Aline disse:

Sou //aluna da rede estadual , estou sem informaçoes algumas
Que dia começam as aulas novamente .. Minha greve começou dia 09/04/2010. e nao sei ate qndo vai . Por favor me de informaçoes ♥

Kelem Magalhães disse:

É importante lembrar que este movimento, serve de referência para todos os seguimentos da educação em MG. Não defendemos apenas salários, mas sim, aplicação de concurso público, materiais didáticos condizentes com o CBC e com as avaliações sistêmicas do Estado,implantação/melhoria das ferramentas de trabalho;máquinas de xerox,computadores que funcionem de fato,aparelhos de audiovisual com espaços apropriados,segurança,vale transporte e alimentação….Não esqueçamos que todos os seguimentos profissionais passam pela escola. Quem serão os profissionais da educação no futuro? Quem vai querer! Quem vai querer!

Maria Cristina Costa disse:

Caro Marcelo…
Concordo plenamente com suas sábias palavras.
Pitágoras já nos dizia: “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”.
E eu me pergunto educai como????? Acho que nossos políticos deveriam seguir o que o que nosso grande filósofo, pensador e matemático Pitágoras já nos dizia. Porém, só estão preocupados em como punir os “adultos” (crianças, jovens adolescentes), pois na área da EDUCAÇÃO não há nenhum investimento naquele que tenta abrir novos horizontes, mostrar novas oportunidades, dar a chave do conhecimento a todas as demais profissões….Espero que toda a sociedade saiba a verdadeira realidade que nós professores compromissados, comprometidos e que ainda acreditamos na educação como instrumento de formação integral do ser humano estamos sofrendo. Ë uma vergonha o que estamos vivendo. Hoje,tenho a certeza que meu trabalho é voluntário pois o que recebo nada mais é do que uma “ajuda de custo” e não um salário de quem investiu em uma profissão por opção e vocação. E que acreditava poder sobreviver dignamente com seus vencimentos. Termino citando a frase do Filósofo brasileiro Huberto Rohden:
“Não existe crise de educação no Brasil nem em qualquer parte do mundo. O que existe é uma deplorável ausência da verdadeira educação.” É muito triste pensarmos nesta frase e perceber que nossos políticos não querem acordar para a verdadeira realidade e divulgam mentiras vergonhosas e que podem ser facilmente comprovadas pegando nossos contra-cheques. Educação de qualidade se faz com reconhecimento do profissional da educação e este reconhecimento começa com, no mínimo,salário digno! Desabafo de mais uma professora da rede estadual de MG que escolheu esta profissão por opção e vocação. Que faz esta caridade de educar da melhor maneira possível por amor mas que, precisa, também sobreviver com seu salário. Cristina- Professora de Matemática (Vespasiano- MG)

Aime disse:

Eles deveriam ficar de greve por um bom tempo mesmo até ter um salario melhor

Marcília disse:

Faço minhas as suas palavras, Maria Cristina. Precisamos parar tudo e mostrar que não ficaremos quietos diante de tantas injustiças.

Ana Caroline disse:

Sou contra a greve pq se os professores demoraram tanto tempo q se formarem pq formaram na rede estadual?? e agora os alunos tem q fik sem aula perdendo prova bimestral na maior aflição sem uma resposta concreta sobre quando serão repostas as aulas ! é direito do professor fazer greve sim! mas tbm é direito do aluno reinvidicar seus direitos pois estamos aindo prejudicados claro q ainda existem akeles alunos q estaum gostando da greve pois ficam atoa mais acredito q muitos como eu qrem voltar aos estudos logo ,e é um direito nosso reinvidicar e não concordar com essa greve pq penso q os professores naum estão pensando nos alundo q correm atras de uma vida melhor atraves dos estudos e um dia a mais perdido de aula sempreh faz diferença e não adianta vir com historia de q as aulas serão repostas nos sabados pq sabado nas escolas estaduais naum tem porcari ade aula nenhuma é so brincadeiras e uma aulinha e olhe lá pq nenhum aluno apareçe ! ta aê minha opinião

Maria Inês disse:

Infelizmente, nas últimas décadas Minas Gerais viu sua educação pública perder qualidade em decorrência dos maus salários pagos pelo Estado, o que levou muitos profissionais competentes abandonarem a educação pública ou até mesmo o magistério. Os professores e profissionais técnicos em educação que estão na ativa são verdadeiros heróis, que lutam desesperadamente para melhorar o ambiente das escolas (abandonadas pelo governo Aécio)e manter o melhor nível possível de desenvolvimento o aluno.
O povo mineiro pecisa ir às ruas a favor da EDUCAÇÂO, caso contrário,nosso nome será CRIMINALIDADE.

Renata disse:

Alguma previsão pro fim da greve? 1 semana.. 2?

Elisete disse:

Sou a favor da luta pelos direitos, mas quem é que esta ganhando com esta manifestação? Os professores?
Aguarde um tempo e vera o vitorioso com esta luta que é importante para esta clase. Que Deus nos abençoe.

Pedro disse:

Um sálario que não ultrapassa 900 reais. Salas com excesso de alunos; salas que não apresentam infra-estrutura; violencia nas escolas e vizinhanças; ausencia de um plano de carreira; um ipsemg válido; inspetoras da época da ditadura militar; Meu Deus quem quer ser professor?

Pedro disse:

Ana caroline, Você deve ser contra o Estado que não te fornece reais condições de disputar uma vaga na universidade publica, ou num concurso. Os professores são hérois da resistencia, lutam e exercem a profissão contra um sistema opressor. Saíba minha amiga Ana Caroline é preciso ser solidário, perceber que um bom profissional não terá condições de oferecer a melhor aula para você sem condições de ter uma vida digna. Venha junte -se a nós alunos, lutemos por uma sociedade mais justa. Aluno da rede Estadual solidário com o movimento grevista.

Paulo Cesar disse:

Acho um absurdo fazer greve agora. Ela tem apenas teor politico. Porque não fizeram em outros momentos. Quem será o candidato do sindicato desta vez. Quero saber é se a Secretaria irá obrigar ou não este povo pagar os dias parados. Os alunos não tem cumpa. Por quê escolaheram ser professores. O probelam da educação é que tem muita gente fazendo bico com o ensino de nossos filhos.

Rogério Trindade disse:

Caro Paulo César,
Toda greve tem um teor político sim, aliás o baixo salário que o professor recebe depende de decisões políticas (Já ouviu falar do “Analfabeto Político?”). Claro que os alunos não têm culpa! Tenho filha na rede estadual e quero que seus professores sejam valorizados para cuidarem bem de sua formação. Também sou professor das redes estadual e municipal e ai de mim se não vivesse assim correndo de uma escola para outra. Não faço bico na educação, sou um educador e assim o escolhi, mas não escolhi o governo que temos, pois este se vê não valoriza a educação.

Um comentário:

  1. Também acho uma vergonha o salário pago a um professor, uma profissão de suma importância para o desenvolvimento do país. Montei um blog para apoiar esta greve, pois precisamos aumentar a comunicação entre os membros de todas as comunidades escolares, em especial os professores.

    Precisamos nos unir para mudar esta triste situação da educação no Brasil, em especial Minas Gerais, que apresenta uma das maiores economias e um dos piores salários da educação (é o oitavo pior salário pago aos professores).

    http://www.grevedosprofessores.com

    ResponderExcluir

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails