SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

22 de out. de 2010

Atividade com Crônica (2)

PNEU FURADO
O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha. Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo "Pode deixar". Ele trocaria o pneu.
- Você tem macaco? - perguntou o homem.
- Não - respondeu a moça.
- Tudo bem, eu tenho - disse o homem - Você tem estepe?
- Não - disse a moça.
- Vamos usar o meu - disse o homem.
E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça.
Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar.
Dali a pouco chegou o dono do carro.
- Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
- É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
- Coisa estranha.
- É uma compulsão. Sei lá.
(Luís Fernando Veríssimo. Livro: Pai não entende nada. L&PM, 1991).

As atividades desenvolvidas foram semelhantes às realizadas com a crônica do mesmo autor, "A volta", a saber: identificação do tipo de autor, os elementos que conferem humor à narrativa , o tipo de linguagem, dentre outras.

PRODUÇÃO DE TEXTO
Leia a minicrônica.

Cadê Ramon?Foi só felicidade quando Ramon nasceu. Muitos foram visitar o lindobebezinho. Ele até apareceu na TV! Aliás, um meio de comunicação tãoinfluente não deixaria de lado um recém-nascido tão importante…Mas a mãe e o pai do pequeno Ramon o deixaram. O mundo o viae se preocupava com ele, mas os pais mal sabiam onde ele estava. “Vai ver também querem vê-lo pela TV, por isso a indiferença” — deduziramalgumas pessoas.E os pais desnaturados ganharam uma TV que só funcionava em ca-nais educativos (quem sabe não aprendiam a cuidar do filhote). Viam TVo dia todo. E até viram o filho lá. O pequeno orangotango estava famintono canto de uma jaula do zoológico. À sua frente — adivinhem —, osorangotangos-pais, encantados, vendo TV.Cristiane Maia. História baseada em notícia publicada na revista Zá, n. 30, mar.


Você e um colega irão escrever uma crônica ou minicrônica sobre
algum animal. Pode ser um fato real baseado em uma notícia ou,
então, uma história imaginada pela dupla.
Você e um colega vão escrever uma minicrônica ou crônica sobre um animal. Pode ser uma história baseada em um fato real ou imaginária conforme a imaginação de vocês. Fiquem atentos às características da crônica.

Um comentário:

  1. Amei essa atividade. Não é muito fácil trabalhar este gênero com as crianças.
    Suely

    ResponderExcluir

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails