Como prometido em postagem anterior, aqui vai o Projeto "Aprendendo a cuidar do Brasil". Caso tenha sugestões de projetos para trabalhar o tema ou sugestões para melhorar este, fique à vontade para enviar um e-mail.
PROJETO “APRENDENDO A CUIDAR DO BRASIL”
JUSTIFICATIVAPodermos escolher os nossos representantes é a prova mais concreta de que vivemos em uma democracia. As eleições não são uma experiência recente em nosso país. Contudo, há na história do Brasil períodos em que o poder de decisão esteve concentrado nas mãos de um pequeno grupo, sendo que o direito de votar e ser votado foi conquistado após muita luta. No entanto, estão mais evidentes em nossos dias histórias de corrupção por parte dos políticos e o descrédito da população faz com que cresça o número de eleitores que votam por obrigação, muitas vezes escolhendo candidatos nas portas das seções eleitorais ou trocando seu voto por favores e bens materiais. Por isso, é que se faz necessário valorizar cada vez mais esta expressão de cidadania que é o voto, salientando o papel de cada cidadão na escolha dos melhores representantes.
OBJETIVOS
• Valorizar o processo eleitoral como forma de se mudar o país;
• Sensibilizar alunos, futuros eleitores, professores, pais e familiares sobre a importância do voto consciente;
• Integrar o assunto eleições às diferentes disciplinas;
• Identificar formas de combate à corrupção;
• Valorizar a ética nas relações interpessoais.
METODOLOGIA
1) Leitura de textos sobre a História das Eleições no Brasil.
2) Pesquisa sobre as formas de Governo e as diferenças entre elas.
3) Entrevista com pais e familiares sobre o assunto Eleições e a corrupção.
4) Construção e análise de gráficos a partir da entrevista com pais e familiares.
5) Concurso interno (na escola) para escolha dos representantes da Escola no 4º Concurso de Desenho e Redação da CGU, na categoria Desenho.
6) Estudo de textos e vídeos do TSE, relacionados aos Três Poderes da República e à função do Presidente, Governador, Senador e Deputado.
7) Leitura e análise de reportagens identificando a boa aplicação do dinheiro público ou o seu desperdício.
8) Análise de gráficos com o desempenho dos candidatos nas eleições.
9) Pesquisa sobre o número de partidos políticos existentes no Brasil, suas siglas e significados.
10) Leitura de textos sobre a conquista do voto pelas mulheres.
11) Leitura de textos referentes à Ficha Limpa.
12) Leitura de história em quadrinhos sobre Ética e Cidadania.
13) Teatro: “Separando o joio do trigo: uma missão possível”, com o tema Eleições.
14) Pesquisa sobre as principais dificuldades de cada região brasileira e como elas poderiam ser sanadas com o dinheiro público bem aplicado.
15) Leitura e análise de charges com o tema eleições.
AVALIAÇÃO
O envolvimento dos alunos será o indicador de que o Projeto atingiu seus objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.