A crônica geralmente expressa humor, isto é, algo cômico, engraçado, divertido. O humor pode ser produzido através de diversos elementos: coincidência não esclarecida, contraste, surpresa (algo inesperado) e outros.
Por sua temática e linguagem simples, é um texto que diverte e dá prazer. Trabalhamos esta durante esta semana.
Fazer interrupções, durante a leitura, sugerindo que os alunos façam antecipações de fatos e inferências a partir das condições dadas no texto. Por exemplo: por que o homem teria voltado à cidade após tanto tempo? Depois da leitura, conversar sobre o desfecho da história e se eles conseguiram imaginar a situação.
Identificar o fato narrado na crônica e o tipo de narrador.
Fazer uma lista dos lugares característicos de cidades pequenas que são citados na crônica.
Fazer uma lista das situações que produzem humor na crônica.
Identificar no texto o uso da linguagem coloquial e o objetivo do autor ao utilizá-la.
Ler o poema abaixo e fazer uma lista de indicações usadas pelo autor para caracterizar a monotonia de uma cidade pequena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.