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30 de set. de 2009

Provas do Simave serão aplicadas dia 5


Os testes do Sistema Mineiro de Avaliação (Simave) serão aplicados no dia 5 em todas as escolas estaduais de Minas Gerais e de municípios que aderiram ao programa. O Simave faz parte do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb). Em todo o Estado, 640 mil alunos de 3.692 escolas estaduais de todo o Estado e de 149 municípios que aderiram ao Simave terão testados seus conhecimentos em matemática. Participam todos os estudantes que estão cursando a 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O objetivo do Simave é avaliar o desempenho dos alunos e o funcionamento das escolas públicas para subsidiar a tomada de decisão de natureza pedagógica e gerencial, para possibilitar a formulação e redefinição de políticas públicas na área da educação. Além disso, a partir dos dados, é possível fazer uma análise do sistema educacional mineiro, com a produção de indicadores que servirão de base para a elaboração e reformulação do Plano de Desenvolvimento da Escola.

Também serão aplicados questionários sócio-econômico-cultural aos alunos e questionários referentes à gestão escolar para professores e diretores das escolas.
Outra novidade neste ano é que os aplicadores dos testes serão os próprios professores, para buscar maior interação pessoal. O Simave é realizado desde 2000 e, nos anos anteriores, os testes eram aplicados por técnicos de instituições de ensino superior que participaram da implementação do Proeb.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

26 de set. de 2009

ATIVIDADE DO PROJETO TRÂNSITO LEGAL

Os alunos da 4ª Série confeccionaram as lembrancinhas abaixo para serem distribuídas na blitz educativa realizada na Semana Nacional do Trânsito. Elas trazem o seguinte slogan: "Dê mais uma chance à vida! Respeite a sinalização!"

25 de set. de 2009

VISITA À TRANSITOLÂNDIA

A turma da 4ª Série visitou nessa quarta-feira, dia 24 de setembro, a Transitolândia. Trata-se de uma cidade fictícia, onde os alunos vivenciaram na prática, como pedestres ou ciclistas, regras de circulação no trânsito.
O evento faz parte das atividades relacionadas à Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem como tema a Educação no Trânsito. Confira os flashes!
 











Os alunos puderam transitar de bicicleta de acordo com as normas.



Além de receberem muitas informações e se divertirem aprendendo, cada um levou para casa uma divertida e informativa revistinha sobre trânsito. A Equipe que organizou o evento está de Parabéns!!!

Vale lembrar que a 4ª Série preparou uma surpresa para a Culminância do Projeto Trânsito Legal: a peça teatral "Transitando Legal", onde todos os convidados terão a oportunidade de atuar como atores, além de aprender sobre o trânsito.

ATIVIDADE DO PROJETO TRÂNSITO LEGAL

As crianças adoraram ler e cantar estes poemas na sala de aula. Foram levantadas questões como: a quem cada um deles é dirigido e regras de circulação explícitas nos textos. A seguir, a turma fez como Produção de Texto Coletiva, uma paródia.
ANDE CICLISTA
Música: Marcha Soldado

Ande ciclista,
Atento e devagar,
É pela ciclovia
Que deves pedalar.

Pedalar é um exercício
E um ótimo lazer,
Um meio econômico
De se locomover.

Ande ciclista,
Com determinação,
Sempre respeitando
A sinalização.

Com os pneus sempre cheios,
Espelho retrovisor,
Equipe a bicicleta,
Não seja infrator.
Disponível em: http://pragentemiuda.blogspot.com

ANDANDO NA RUA
Música: Se esta rua fosse minha

Toda rua, toda rua tem perigos,
Você deve, você deve se cuidar,
Pois sua vida, pois sua vida é importante,
Para que, para que se aventurar.

Olhe bem, olhe bem por onde anda,
Atravesse, atravesse com atenção,
Use sempre, use sempre a faixa branca,
Para sua, para sua proteção.

Se o sinal, se o sinal está vermelho,
É preciso, é preciso esperar,
Se o sinal, se o sinal estiver verde,
Você pode, você pode atravessar.
Disponível em: http://pragentemiuda.blogspot.com

22 de set. de 2009

ATIVIDADE DO PROJETO TRÂNSITO LEGAL


Nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, assistiremos a vídeos educativos sobre o Trânsito. Convidamos algumas turmas para assisti-los conosco. Os vídeos abordam temas como: Ética no trânsito, Valores essenciais à paz no trânsito, combate ao uso do cerol, normas de circulação, dentre outros. Após os vídeos, haverá um debate entre os alunos.
Confira os vídeos.
DEZ MANDAMENTOS DO TRÂNSITO
O TRÂNSITO E A CIDADANIA: ÉTICA
O PASSEIO DE BRUNA
NÃO AO USO DO CEROL

21 de set. de 2009

ATIVIDADE DO PROJETO TRÂNSITO LEGAL

Os textos abaixo trazem curiosidades sobre dois tipos de veículos e trechos do Código de Trânsito Brasileiro relacionado a eles. Vale a pena trabalhá-los na sala de aula, pois apresenta artigos do CTB escritos numa linguagem bem ao alcance das crianças.

Locomoção sobre duas rodas
Era uma vez... a bicicleta!
Veículo leve, com duas rodas armadas numa única linha, num quadro simples feitos de tubos de aço. Equipada com guidão, pedais ligados a alavancas e selim.
Assim é a bicicleta que todos conhecem! Mas nem sempre ela foi desse jeito...
A bicicleta foi inventada antes do automóvel e, a princípio, parecia um veículo muito grosseiro e desajeitado.

A primeira bicicleta, criada pelo francês M. de Sivrac, em 1790, tinha rodas de madeira e não havia pedais. Por isso, as pessoas precisavam impulsioná-las com os pés!
As várias invenções feitas para aperfeiçoar a bicicleta foram muito importantes e contribuíram para a descoberta do funcionamento dos automóveis. Por ser um veículo barato, a bicicleta ainda é utilizada como meio de locomoção para muitas pessoas em diversas cidades brasileiras e também em outros países. Além disso, a bicicleta é uma ótima opção de divertimento.
Afinal, quem não gosta de pedalar uma bicicleta?

DE OLHO NO CÓDIGO!
São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
- para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. (Art. 105, VI)

Motocicleta … muito cuidado ainda é pouco!
A primeira bicicleta com motor era de madeira e foi construída na Alemanha, em 1885, por Gottlieb Daimler. Ela atingia a velocidade de 19 quilômetros por hora.
Hoje, as motocicletas estão bem diferentes e podem atingir altas velocidades.
No Brasil, em 1997, o DENATRAN registrou 40 281 acidentes envolvendo motocicletas.
Por isso, locomover-se de motocicleta não é brincadeira, pois qualquer queda pode ser fatal!

DE OLHO NO CÓDIGO!

Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores, só poderão circular nas vias:
I – utilizando o capacete de segurança com viseira ou óculos protetores;
II – segurando o guidão com as duas mãos;
III – usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN. (Artigo 54)



ATIVIDADES
1. No início do texto, é citada uma descrição formal da bicicleta, segundo a linguagem do CTB. Agora, crie o seu conceito para BICICLETA.

2. Sobre a bicicleta, marque o certo:

( ) Foi inventada depois do automóvel.

( ) Ainda é muito utilizada como meio de transporte.

( ) Contribuiu para a invenção do automóvel.

( ) A primeira era motorizada.

3. Releia o que diz o Artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro sobre os equipamentos necessários à bicicleta.
__ A sua bicicleta atende às exigências do Código? Justifique.

4. Faça um paralelo (comparação) entre a primeira motocicleta e as motocicletas atuais.

5. Releia o trecho que traz as normas para a circulação de motocicletas e responda:
__ As normas do CTB estão sendo cumpridas no Brasil? Por quê?

Vem aí... mais uma surpresa!!!

Uma atividade proposta pelo Projeto "Trânsito Legal" é a peça teatral "Transitando Legal" que contará com a atuação dos alunos da 4ª Série e com a participação de todas as turmas que se interessarem e que serão convidadas. A peça tem por objetivo ensinar regras e atitudes que garantem um trânsito mais seguro. Confira alguns dos preparativos!!!

20 de set. de 2009

ATIVIDADE DO PROJETO TRÂNSITO LEGAL

Trânsito: o que é isso?
Cante!
Cante a música Verbo Transitar. Preste bastante atenção!
TRANSITAR É SE LOCOMOVER
DAQUI PRA LÁ, DE LÁ PRA CÁ
IR, VIR, ESTAR
EM QUALQUER LUGAR!

Trânsito é coisa antiga!
Bem antes da invenção dos meios de transporte as pessoas já se locomoviam: iam de um lugar ao outro. Mas não conseguiam chegar muito longe...
Com o passar do tempo, as pessoas inventaram veículos, construíram ruas e estradas. Assim, os lugares foram se organizando de tal forma a permitir a locomoção e a circulação das pessoas e dos veículos.
Para que todos se locomovessem com segurança foi preciso, também, criar regras. As regras de trânsito existem há muito, muito tempo!
No século I a.C. (antes de Cristo), por exemplo, um imperador de Roma, chamado Júlio César, proibiu todos os veículos de circularem nas cidades durante o dia.
Hoje, tudo está bem diferente! Existem muitos tipos de veículos, muitas cidades, muitas pessoas... E cada país tem o seu Código de Trânsito.
O Código de Trânsito é o conjunto das leis de trânsito. Leis são regras que devem ser obedecidas e respeitadas. Quem não cumpre as leis de trânsito pode ser multado, perder a carteira de habilitação e, em alguns casos, pode até ser preso!
No Brasil, todas as leis de trânsito estão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Você conhece algumas das regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro? Escreva três.


FIQUE SABENDO QUE...
O primeiro Código de Trânsito do Brasil foi publicado em 1941 e o segundo, em 1966. Os dois códigos eram chamados de Código Nacional de Trânsito.
O terceiro código passou a vigorar em 23 de janeiro de 1998 e chama-se Código de Trânsito Brasileiro.

VOCÊ RESPONDE!
a) Qual dos códigos de trânsito vigorou mais tempo no Brasil: o primeiro ou o segundo?
b) Quantos anos esse código ficou em vigor?
c) Quantos anos tem o Código de Trânsito Brasileiro?
d) Em sua opinião, é necessário que as leis se atualizem? Por quê?

FIQUE LIGADO!
Atualmente, os automóveis podem atingir grande velocidade.
Mas, a maior parte dos acidentes de trânsito acontece porque os motoristas falham e não respeitam os limites de velocidade máxima que estão no Código de Trânsito Brasileiro.
Não deixe seu motorista correr!
Peça para ele respeitar as leis de trânsito!

16 de set. de 2009

ATIVIDADE DO PROJETO TRÂNSITO LEGAL


As duas músicas abaixo foram trabalhadas na sala ontem. À primeira vista, pode-se pensar que elas não têm nada a ver com o tema Trânsito. Contudo, as próprias crianças chegam à conclusão de que elas envolvem movimento e o Trânsito é justamente isso, não é algo estático. Primeiramente, ouvimos e cantamos as duas músicas.


TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater)
Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz.

CAMINHONEIRO
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais
Porque eu penso nela no caminho
Imagino o seu carinho
E todo o bem que ela me faz

A saudade, então, aperta o peito
Ligo o rádio e dou um jeito
De espantar a solidão
Se é de dia eu ando mais veloz
E à noite todos os faróis
Iluminando a escuridão

Eu sei, tô correndo ao encontro dela
Coração tá disparado
Mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela
Eu sei, todo dia nessa estrada
Do volante eu penso nela
Já pintei no pára-choque
Um coração e o nome dela

Já rodei o meu país inteiro
Como bom caminhoneiro
Peguei chuva e cerração
Quando chove o limpador desliza
Vai e vem no parabrisa
E bate igual meu coração

Eu sei, tô correndo ao encontro dela
Coração tá disparado...

Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais
Olho o horizonte e vou em frente
Tô com Deus e vou contente
Meu caminho eu sigo em paz.

ATIVIDADES
Foram realizadas atividades de interpretação onde os alunos foram levados a perceber sentimentos expressos pelos autores e a ideia de movimento expressa em alguns versos. Também foi proposta a criação de placas para serem colocadas na escola, com o objetivo de desenvolver a criatividade e orientar o trânsito, quer dizer, a circulação das pessoas.




Atenção: banheiro masculino (Criação: Paula)
Proibido usar celular (Criação: Dayane)
Proibido correr nas escadas (Criação: Jennifer)

ATIVIDADE DO PROJETO TRÂNSITO LEGAL

Ontem, trabalhamos estes dois textos informativos sobre o Trânsito. O primeiro trata da questão do meio ambiente e o segundo mostra exemplos de sinalização e sua importância.

TRÂNSITO E MEIO AMBIENTE
Apesar de grandes facilitadores da vida moderna, os veículos são também grandes responsáveis pela poluição global. Isso porque emitem gases nocivos ao meio-ambiente como o Gás Carbônico (CO2) e o Monóxido de Carbono (CO). Além disso, os veículos emitem ruídos muitas vezes indesejáveis que diminuem a qualidade de vida nas cidades.
Por isso, os motoristas devem cuidar muito bem da mecânica dos seus veículos, verificando sempre o carburador, o purificador de ar, o escapamento, a bobina, a injeção eletrônica, o distribuidor e as velas. Outro ponto importante é não jogar lixo pela janela, pois o lixo nas pistas pode representar perigo direto para veículos mais frágeis como motocicletas e bicicletas.
É preciso sempre lutar pela arborização das cidades, pois as árvores, além de ajudarem a diminuir o nível de gás carbônico, absorvem quantidades consideráveis de ruídos.
SINALIZAÇÃO
Os sinais de trânsito são usados para orientar, advertir e disciplinar a circulação dos elementos do trânsito ao longo das vias. Eles são super importantes para "manter a ordem" no trânsito. Imagine que confusão se não existisse os semáforos, as faixas de pedestres e tudo o mais!
O semáforo serve para orientar o fluxo de veículos e pedestres. Ele possui três cores: o vermelho que significa "pare"; o amarelo que quer dizer "atenção" e o verde que significa "siga".
Possuímos uma grande variedade de sinais de trânsito, entre eles temos os chamados sinais verticais que recebem esse nome porque estão fixados na posição vertical ao lado da via. Provavelmente, você já deve ter visto muitas placas verticais em seus diversos tipos. Veja se conhece:
- Placas de advertência: são amarelas, com detalhes em preto e indicam perigo. São colocadas antes dos perigos e obstáculos das vias para alertar condutores e pedestres.
- Placas de regulamentação: possuem o fundo branco, com bordas vermelhas e detalhes em preto. Informam as proibições, obrigações e restrições.
- Placas de indicação: são apenas informativas, sem constituir imposição. Como o próprio nome diz, servem apenas para indicar e passar informações como a localização das cidades, marcos quilométricos, serviços auxiliares etc.
Fonte: www.smartkids.com.br

ATIVIDADES
1.Faça um mini -cartaz usando recorte de jornal ou revista. Use um slogan que chame a atenção de um ou mais sujeitos do trânsito.
2.Cole desenhos de diversos tipos de placas. Separe-os conforme os três tipos estudados.
Caso prefira, desenhe.
(Veja alguns dos resultados).

14 de set. de 2009

ATIVIDADE DO PROJETO TRÂNSITO LEGAL

O texto abaixo foi lido e debatido em sala de aula. Após, foi feita a interpretação do mesmo.

TRÂNSITO E CIDADANIA

Cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. Ser cidadão significa conhecer e reconhecer que temos direitos e deveres que devem ser cumpridos e exercidos para que a vida em sociedade seja possível.
O bom cidadão é geralmente, um bom motorista e pedestre, pois reconhece os seus deveres e direitos também no trânsito.
Podemos tirar do Código de Trânsito Brasileiro alguns preceitos simples, que nos mostram quais são os principais direitos e deveres do cidadão. São eles:
Dever
- Todo cidadão não deve oferecer perigo ou ser um obstáculo para os demais elementos do trânsito. Ou seja, nada de atravessar a rua sem olhar, ou correr no trânsito.
Direito
- Utilizar vias seguras e sinalizadas. Você pode e deve cobrar das autoridades quando perceber que a rua está mal iluminada ou há falta de semáforo nelas, sendo que você tem o direito de ser atendido e receber uma resposta.
- Cobrar das autoridades a educação para o trânsito, que é prioridade definida pelo CTB.
Fonte: www.smartkids.com.br


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1. De acordo com o texto, CIDADÃO é:
( ) a pessoa que reconhece os seus direitos.
( ) a pessoa que não luta pelos seus direitos.
( ) a pessoa que reconhece seus direitos e deveres perante os outros.
( ) a pessoa que oferece perigo para o próximo.

2. Viver em SOCIEDADE é o mesmo que:
( ) viver em grupo.
( ) ser sócio de uma empresa.
( ) viver isolado.

3. Por que podemos afirmar que o bom cidadão, geralmente, é um bom motorista e pedestre?

4. O que é CTB? Qual a sua finalidade?

5. O texto cita direitos e deveres do cidadão no trânsito. Cite outro(s):
DEVER:
DIREITO:

6. Para enfrentar e diminuir os problemas causados pelas pessoas no trânsito, o CTB prioriza:
( ) a aplicação de multas aos infratores.
( ) a prisão dos infratores.
( ) a educação para o trânsito.
( ) a desobediência às leis de trânsito.

7. Analise o slogan do cartaz acima. Agora, crie o seu:
CRIANÇA SEGURA...

7 de set. de 2009

Hino da Independência do Brasil (Instrumental)

Hino Da Independência Brasileira
Composição: Evaristo da Veiga
Música de: D. Pedro I.

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre

"Que todos nós possamos nos inspirar nesta canção e continuar fazendo do BRASIL uma grande nação."

4 de set. de 2009

Atividade do Projeto Trânsito Legal

Trabalhamos em sala de aula as duas músicas a seguir. Primeiramente, fizemos a leitura, depois cantamos e desenvolvemos as atividades a seguir.
DEPENDE DE NÓS

Depende de nós
quem já foi ou ainda é criança
que acredita ou tem esperança
quem faz tudo por um trânsito melhor.

Depende de nós
que o pedestre esteja informado
que o guarda seja um aliado
que o risco então seja menor.

Sem que a gente precise sofrer
que os sinais se acendam no horário
que as pessoas tomem cuidado
e as ruas sejam seguras no amanhã.

Depende de nós
se este trânsito ainda tem jeito
apesar do que o homem tem feito
se a vida sobreviverá...

É PRECISO
SABER VIVER


Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão.

É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso
Saber viver.

Toda pedra no caminho
Você deve retirar
Toda flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso
Saber viver.


ATIVIDADES
1) Na 1ª estrofe do 1º texto, o autor cita, com outras palavras, fases da vida humana. Quais são elas?
2) Os dois textos apresentam versos com os mesmos significados. Identifique-os.
3) Segundo o 1º texto, o guarda deve ser nosso:
( ) inimigo. ( ) amigo. ( ) adversário.
4) Para você...
Saber viver no trânsito é ____________________________________________.
5) De acordo com o 2º texto, você pode escolher entre o "bem e o mal". Você escolhe pelo "bem", quando:
( ) atravessa a rua correndo.
( ) olha para os dois lados antes de atravessar uma rua.
( ) respeita os outros sujeitos do trânsito.
( ) joga lixo pela janela do carro ou ônibus.
( ) obedece à sinalização.
ATIVIDADES PARA COLORIR

Copie o endereço abaixo e cole no seu navegador para visualizar e imprimir os desenhos.
http://www.4shared.com/dir/19580599/172c4ea8/Desenhos_sobre_trnsito_para_colorir.html

2 de set. de 2009

Atividade do Projeto Trânsito Legal

Este texto, adaptdado da Internet, foi trabalhado em sala de aula. Primeiramente, fizemos a leitura compartilhada e, após, a discussão e as atividade propostas.

Criança no trânsito: orientação dos pais é fundamental para a segurança nas ruas
Ensinar seu filho os cuidados que são preciso nas ruas da cidade
Chegar atrasado ao pediatra ou à escola do seu filho não é o único problema que o trânsito pode trazer à sua família. Ele é também responsável por 40% da mortalidade de crianças entre 0 e 14 anos, de acordo com uma pesquisa divulgada pela ONG Criança Segura. E a maior parte dos acidentes está relacionada a atropelamentos.
Por isso, os pais devem educar a criança desde cedo. De nada adianta dizer a ela que não pode correr entre os carros se ao levá-la à escola você atravessa fora da faixa de pedestre. “Ela só vai incorporar os cuidados que são necessários quando observar os pais fazendo o mesmo, seja respeitando o ciclista ou usando cintos de segurança, por exemplo”, diz Thaís Gava, psicóloga da ONG Criança Segura.
Quando se fala em andar sozinho na rua, a especialista afirma que somente por volta dos 10 anos é que a criança tem capacidade para entender o trânsito e saber o quanto é perigoso. Ainda assim, aquelas entre 10 a 14 anos são as principais vítimas dos acidentes.
Na hora da diversão, a prevenção também tem de fazer parte. Em 2005, foram registradas 2.922 hospitalizações de crianças decorrentes de acidentes com bicicletas nas ruas. Por isso, ao andar de bicicleta, patinete, patins ou skate é fundamental que as crianças coloquem equipamentos de segurança, como capacete, tornozeleira e joelheira. E a brincadeira deve acontecer em locais seguros, como parques e ciclovias, bem longe do trânsito.


DICAS PARA OS PAIS EDUCAREM AS CRIANÇAS
- Jamais deixe de usar cadeiras e cinto de segurança ao transportar crianças em veículos. E faça o mesmo! Seu filho vai se espelhar em você na hora de agir no trânsito;
- Quando estiver andando com seu filho na rua, aproveite para explicar sobre as leis de trânsito, placas e semáforos e do respeito que deve existir com pedestres, ciclistas e motoristas. É preciso dar o exemplo de uma convivência civilizada e humanizada no trânsito;

- Ao atravessar a rua, segure seu filho no pulso. Pela mão ele pode se soltar com facilidade de você;

- Vão fazer um passeio de bicicleta? Separe o kit de segurança e escolha um local seguro para se divertirem.

Fontes: ONG Criança Segura, DENATRAN (Adaptado)
Atividades propostas
1) O texto que você leu é:
( ) narrativo. ( ) descritivo. ( ) informativo.
2) O texto lido é direcionado:
( ) aos ciclitas. ( ) aos pais. ( ) aos filhos.
3) Segundo o texto, de cada 100 crianças mortas no trânsito;
( ) metade tem de 0 a 14 anos.
( ) 40 têm de 0 a 14 anos.
( ) mais da metade tem 14 anos.
4) Ainda segundo o texto, os pais devem educar os filhos:
( ) pelo castigo.
( ) através de ameaças.
( ) pelo exemplo.
5) Sublinhe no texto a fala de uma especialista que justifica sua resposta ao item 4.
6) De acordo com o texto, os seguintes hábitos ou atitudes devem fazer parte do trânsito:
( ) imprudência.
( ) respeito.
( ) prevenção.
( ) brincadeira.
7) Leia o texto em casa com o papai e a mamãe.
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