SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

2 de set. de 2009

Atividade do Projeto Trânsito Legal

Este texto, adaptdado da Internet, foi trabalhado em sala de aula. Primeiramente, fizemos a leitura compartilhada e, após, a discussão e as atividade propostas.

Criança no trânsito: orientação dos pais é fundamental para a segurança nas ruas
Ensinar seu filho os cuidados que são preciso nas ruas da cidade
Chegar atrasado ao pediatra ou à escola do seu filho não é o único problema que o trânsito pode trazer à sua família. Ele é também responsável por 40% da mortalidade de crianças entre 0 e 14 anos, de acordo com uma pesquisa divulgada pela ONG Criança Segura. E a maior parte dos acidentes está relacionada a atropelamentos.
Por isso, os pais devem educar a criança desde cedo. De nada adianta dizer a ela que não pode correr entre os carros se ao levá-la à escola você atravessa fora da faixa de pedestre. “Ela só vai incorporar os cuidados que são necessários quando observar os pais fazendo o mesmo, seja respeitando o ciclista ou usando cintos de segurança, por exemplo”, diz Thaís Gava, psicóloga da ONG Criança Segura.
Quando se fala em andar sozinho na rua, a especialista afirma que somente por volta dos 10 anos é que a criança tem capacidade para entender o trânsito e saber o quanto é perigoso. Ainda assim, aquelas entre 10 a 14 anos são as principais vítimas dos acidentes.
Na hora da diversão, a prevenção também tem de fazer parte. Em 2005, foram registradas 2.922 hospitalizações de crianças decorrentes de acidentes com bicicletas nas ruas. Por isso, ao andar de bicicleta, patinete, patins ou skate é fundamental que as crianças coloquem equipamentos de segurança, como capacete, tornozeleira e joelheira. E a brincadeira deve acontecer em locais seguros, como parques e ciclovias, bem longe do trânsito.


DICAS PARA OS PAIS EDUCAREM AS CRIANÇAS
- Jamais deixe de usar cadeiras e cinto de segurança ao transportar crianças em veículos. E faça o mesmo! Seu filho vai se espelhar em você na hora de agir no trânsito;
- Quando estiver andando com seu filho na rua, aproveite para explicar sobre as leis de trânsito, placas e semáforos e do respeito que deve existir com pedestres, ciclistas e motoristas. É preciso dar o exemplo de uma convivência civilizada e humanizada no trânsito;

- Ao atravessar a rua, segure seu filho no pulso. Pela mão ele pode se soltar com facilidade de você;

- Vão fazer um passeio de bicicleta? Separe o kit de segurança e escolha um local seguro para se divertirem.

Fontes: ONG Criança Segura, DENATRAN (Adaptado)
Atividades propostas
1) O texto que você leu é:
( ) narrativo. ( ) descritivo. ( ) informativo.
2) O texto lido é direcionado:
( ) aos ciclitas. ( ) aos pais. ( ) aos filhos.
3) Segundo o texto, de cada 100 crianças mortas no trânsito;
( ) metade tem de 0 a 14 anos.
( ) 40 têm de 0 a 14 anos.
( ) mais da metade tem 14 anos.
4) Ainda segundo o texto, os pais devem educar os filhos:
( ) pelo castigo.
( ) através de ameaças.
( ) pelo exemplo.
5) Sublinhe no texto a fala de uma especialista que justifica sua resposta ao item 4.
6) De acordo com o texto, os seguintes hábitos ou atitudes devem fazer parte do trânsito:
( ) imprudência.
( ) respeito.
( ) prevenção.
( ) brincadeira.
7) Leia o texto em casa com o papai e a mamãe.

2 comentários:

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails