SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

16 de set de 2009

ATIVIDADE DO PROJETO TRÂNSITO LEGAL


As duas músicas abaixo foram trabalhadas na sala ontem. À primeira vista, pode-se pensar que elas não têm nada a ver com o tema Trânsito. Contudo, as próprias crianças chegam à conclusão de que elas envolvem movimento e o Trânsito é justamente isso, não é algo estático. Primeiramente, ouvimos e cantamos as duas músicas.


TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater)
Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz.

CAMINHONEIRO
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais
Porque eu penso nela no caminho
Imagino o seu carinho
E todo o bem que ela me faz

A saudade, então, aperta o peito
Ligo o rádio e dou um jeito
De espantar a solidão
Se é de dia eu ando mais veloz
E à noite todos os faróis
Iluminando a escuridão

Eu sei, tô correndo ao encontro dela
Coração tá disparado
Mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela
Eu sei, todo dia nessa estrada
Do volante eu penso nela
Já pintei no pára-choque
Um coração e o nome dela

Já rodei o meu país inteiro
Como bom caminhoneiro
Peguei chuva e cerração
Quando chove o limpador desliza
Vai e vem no parabrisa
E bate igual meu coração

Eu sei, tô correndo ao encontro dela
Coração tá disparado...

Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais
Olho o horizonte e vou em frente
Tô com Deus e vou contente
Meu caminho eu sigo em paz.

ATIVIDADES
Foram realizadas atividades de interpretação onde os alunos foram levados a perceber sentimentos expressos pelos autores e a ideia de movimento expressa em alguns versos. Também foi proposta a criação de placas para serem colocadas na escola, com o objetivo de desenvolver a criatividade e orientar o trânsito, quer dizer, a circulação das pessoas.




Atenção: banheiro masculino (Criação: Paula)
Proibido usar celular (Criação: Dayane)
Proibido correr nas escadas (Criação: Jennifer)

3 comentários:

  1. Achei muito legal porque estou aprendendo mais sobre a nossa sinalização.E as placas foi muito bom,fazer e colar na escola.Foi muito interessante!!
    karine-4ªsérie.

    ResponderExcluir
  2. Olá,eu sou a Paula. Gostei muito de trabalhar com as placas,apesar de eu ter faltado no dia,pude fazer depois. Eu fiz a placa que indicava o banheiro masculino.Fiz ficar perfeito.
    Paula - 4ª série

    ResponderExcluir
  3. adorei esse trabalho as placas deferentes principalmente a do celular dayane

    ResponderExcluir

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails