SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

16 de set. de 2009

ATIVIDADE DO PROJETO TRÂNSITO LEGAL

Ontem, trabalhamos estes dois textos informativos sobre o Trânsito. O primeiro trata da questão do meio ambiente e o segundo mostra exemplos de sinalização e sua importância.

TRÂNSITO E MEIO AMBIENTE
Apesar de grandes facilitadores da vida moderna, os veículos são também grandes responsáveis pela poluição global. Isso porque emitem gases nocivos ao meio-ambiente como o Gás Carbônico (CO2) e o Monóxido de Carbono (CO). Além disso, os veículos emitem ruídos muitas vezes indesejáveis que diminuem a qualidade de vida nas cidades.
Por isso, os motoristas devem cuidar muito bem da mecânica dos seus veículos, verificando sempre o carburador, o purificador de ar, o escapamento, a bobina, a injeção eletrônica, o distribuidor e as velas. Outro ponto importante é não jogar lixo pela janela, pois o lixo nas pistas pode representar perigo direto para veículos mais frágeis como motocicletas e bicicletas.
É preciso sempre lutar pela arborização das cidades, pois as árvores, além de ajudarem a diminuir o nível de gás carbônico, absorvem quantidades consideráveis de ruídos.
SINALIZAÇÃO
Os sinais de trânsito são usados para orientar, advertir e disciplinar a circulação dos elementos do trânsito ao longo das vias. Eles são super importantes para "manter a ordem" no trânsito. Imagine que confusão se não existisse os semáforos, as faixas de pedestres e tudo o mais!
O semáforo serve para orientar o fluxo de veículos e pedestres. Ele possui três cores: o vermelho que significa "pare"; o amarelo que quer dizer "atenção" e o verde que significa "siga".
Possuímos uma grande variedade de sinais de trânsito, entre eles temos os chamados sinais verticais que recebem esse nome porque estão fixados na posição vertical ao lado da via. Provavelmente, você já deve ter visto muitas placas verticais em seus diversos tipos. Veja se conhece:
- Placas de advertência: são amarelas, com detalhes em preto e indicam perigo. São colocadas antes dos perigos e obstáculos das vias para alertar condutores e pedestres.
- Placas de regulamentação: possuem o fundo branco, com bordas vermelhas e detalhes em preto. Informam as proibições, obrigações e restrições.
- Placas de indicação: são apenas informativas, sem constituir imposição. Como o próprio nome diz, servem apenas para indicar e passar informações como a localização das cidades, marcos quilométricos, serviços auxiliares etc.
Fonte: www.smartkids.com.br

ATIVIDADES
1.Faça um mini -cartaz usando recorte de jornal ou revista. Use um slogan que chame a atenção de um ou mais sujeitos do trânsito.
2.Cole desenhos de diversos tipos de placas. Separe-os conforme os três tipos estudados.
Caso prefira, desenhe.
(Veja alguns dos resultados).

8 comentários:

  1. Parabéns, crianças, pelo envolvimento que têm demonstrado no desenvolvimento deste trabalho. Dá gosto trabalhar com vocês.
    Prof. Rogério

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando participar das atividades sobre o trânsito porque estou aprendendo muito e vou poder ensinar outras pessoas.
    Raphael - 4ª série

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal participar, pois tive mais interesse de ser um pessoa legal no trânsito.
    Robert - 4ª série

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando participar porque podemos saber de tudo sobre o trânsito.Como:aprender a atravessar a rua com responsabilidade e como a ser educado.Estou adorando tamém porque estou aprendendo e depois posso até ensinar outras pessoas!Para ser um pedestre educado preciso preservar a naureza,não jogar lixo pela janela de carro ou de ônibus.
    Amanda Gabriela - 4ª série

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muitooo!!! tive dificuldades para pensar como ia ser, mas consegui.Fui procurando fotos de carros nas revistas e depois fui pensando como ia ser o slogan. Minha mãe deu alguns palpites, mas nao gostei. Fui pensando, pensando, pensando e encontrei. "Não importa o modelo do carro, importa é ser o modelo de motorista.
    Na hora de procurar as placas fiquei um tempãooo procurando, mas ai eu fui procurar na internet e encontrei váriosssss e estava pronto o meu trabalho.
    Levei para a escola, mostrei para o Rogério e ele gostou.
    O Rogério, nesses dias, está dando deveres ótimos. Estou adorando!
    Eu acho que meu trabalho foi um sucesso.MELISSA

    ResponderExcluir
  6. Eu achei legal participar desta atividade.Mas algumas, achei dificil mas gostei muito .E até me sinto mais seguro no trânsito: ando com mais cuidado.E aprendi mais sobre a sinalização.Sempre que vou atravessar a avenida, olho para os lados com muita atenção e atravesso.Também gosto de andar de bicicleta, mas ando só perto da minha casa.
    Maurício - 4ª série

    ResponderExcluir
  7. adorei os textos foram muito importantes

    ResponderExcluir
  8. muito legal crianças!!!!

    ResponderExcluir

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails