SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

25 de fev. de 2018

Gêneros Carta Pessoal e Charge - Dia do Idoso

     Sua Cidade, 26 de fevereiro de 2018.

     Filho,

     O dia em que este velho não for mais o mesmo, tem paciência e, compreende-me. Quando derramar comida na minha roupa e me esquecer de como apertar os sapatos, tem paciência comigo e lembra-te das horas que passei a ensinar-te a fazer as mesmas coisas. Se, quando ao conversares comigo, repito e repito as mesmas palavras [...], não me interrompas e escuta-me.
     Quando estivermos reunidos e sem querer, fizer as minhas necessidades, não fiques com vergonha e compreende que eu não tenho culpa disto, pois já não as posso controlar - pensa quantas vezes, quando criança, te ajudei, estando pacientemente ao teu lado esperando que terminasses o que estavas a fazer. [...] Dá-me o teu coração, compreende-me e apoia-me como eu fiz quando começaste a viver.
Da mesma maneira que te acompanhei no teu caminho, peço-te que me acompanhes para terminar o meu.
     Dá-me amor e paciência, que eu te devolverei gratidão e sorrisos.

    Abraços,
                                                      Seu Pai.


2. Responda às perguntas no caderno:
a) A que gênero textual pertence o texto que você acabou de ler?
b) Quem o escreveu? Para quem?
c) Sublinhe no texto a data e o local em que foi escrito. Qual a intenção do autor ao dar o nome fictício de “Sua Cidade” ao local?
d) O autor do texto pede ao destinatário:
(    ) paciência.       (    ) vergonha.
(    ) compreensão.        (    ) descaso.
e) Esse texto mexeu com sua sensibilidade? O que você sentiu ao lê-lo?


3. Leia:

a) Qual é o gênero textual?

b) O que esse texto critica?

Um comentário:

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails