As charges são elaboradas por desenhistas e podem retratar diversos temas como, por exemplo, assuntos cotidianos, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc.
As charges costumam ser publicadas em jornais, revistas, livros, etc.
Na sala de aula, podem ser exploradas de várias maneiras. Trabalhamos as três apresentadas abaixo, aproveitando o tema Carnaval. A influência portuguesa e africana em nossa cultura também foi abordada, sobretudo no que diz respeito ao samba e aos instrumentos utilizados. A reportagem abaixo é um ótimo exemplo de texto que pode ser trabalhado.
TEXTO 1
As influências da África no samba
O RJTV exibe uma série especial de reportagens sobre as influências de outros países, outras culturas, no nosso carnaval. Da África veio o batuque, a essência do nosso samba
O batuque, o suingue e até alguns instrumentos do ritmo brasileiro vieram da África. É um som que foi para o Brasil nos navios negreiros. Parte do que somos veio da Costa do Marfim, do Togo, de Gana, de Benin, da Nigéria, mas, principalmente, veio de Angola. Foi do país onde também se fala português que veio a maior parte dos escravos. Lá, a mistura dos ritmos africanos com o violão lusitano deu frutos.
Depois de uma viagem que levava de 40 a 60 dias, os escravos chegavam ao Rio de Janeiro. Ao longo de três séculos de tráfico negreiro, algo em torno de 15 milhões de escravos foram trazidos para o Brasil. Destes, 9 milhões eram angolanos. É como se uma outra Angola passasse a viver no Brasil.
Os escravos eram maioria na população do Rio. Trabalhavam nas casas, nas tarefas do dia a dia da cidade, nos campos e nas fazendas em torno do centro urbano. Religião, costumes, tudo foi sendo incorporado. Cantos e toques dos terreiros, danças que louvavam a vida, ritos em memória dos ancestrais. Tudo se misturou e a mistura virou samba.
Obs.: Aqui, os alunos têm uma aula de História e percebem quais foram os países que mais contribuíram para o surgimento do samba.
TEXTO 2
TEXTO 3
TEXTO 4As charges podem ser exploradas de várias formas:
- o tipo de linguagem (verbal e não verbal);
- o tipo de linguagem predominante;
- o objetivo deste tipo de texto;
- os assuntos tratados;
- as figuras de linguagem.
A partir da charge abaixo, a turma fez uma Produção de Texto Coletiva, optando por um texto dissertativo que alerta para o uso da bebida alcóolica antes de dirigir.
Alec, um dos alunos, concluiu muito bem a produção dizendo: "Quem toma bebida alcóolica antes de dirigir, entrega nas mãos da morte o volante."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.