SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

25 de jun. de 2010

Copa do Mundo: Nacionalismo à flor da pele

Você já reparou como em época de Copa do Mundo o nacionalismo e o amor à Pátria ficam mais evidentes? No caso dos brasileiros, é verde e amarelo para todo lado: nas casas, nos carros, nos muros, nas lojas, nas roupas e até no rosto. Aproveitamos a oportunidade para trabalhar o texto abaixo integrando Língua Portuguesa (Interpretação, Adjetivos pátrios), Geografia (localização, mapas) e História (formação do povo brasileiro), além de explorar a cidadania, a ética e o respeito à diversidade.


23 de jun. de 2010

Atividades sobre a Copa do Mundo 2010

Nesta segunda pós-jogo de Brasil x Costa do Marfim, trabalhamos na sala estes três textos extraídos de jornais e da Internet.
TEXTO 1
TEXTO 2

TEXTO 3

1. O Texto 1 é:
A) uma anedota.
B) uma notícia.
C) uma charge.
D) uma propaganda.
2. No Texto 1, a personagem masculina se mostra bastante animada com:
A) os jogos da seleção brasileira.
B) o início da propaganda eleitoral gratuita.
C) os avanços tecnológicos.
D) a nova novela da TV.
3. Há ironia:
A) no 1º quadro.
B) no 2º quadro.
C) no 3º quadro.
D) em nenhum deles.
4. No Texto 1, o melhor significado para a palavra BIZARRO, que aparece no 3º quadro é:
A) esquisito.
B) magnífico.
C) beleza.
D) legal.
5. O Texto 2 é:
A) uma anedota.
B) uma reportagem.
C) uma receita.
D) uma poesia.
6. A frase "Vai dar samba" foi dita:
A) pelo presidente Lula.
B) pelo meia Júlio Baptista.
C) pelo goleiro Júlio César.
D) pelo autor do texto.
7. O que o autor dessa frase quis dizer com isso?
A) Num confronto entre Brasil e Argentina,o Brasil seria vencedor.
B) Num confronto entre Brasil e Argentina, esta última seria vencedora.
C) Num confronto entre Brasil e Argentina, os jogadores dançariam juntos no final.
8. O Texto 2 foi escrito:
A) durante o jogo entre Brasil e Costa do Marfim.
B) após o jogo entre Brasil e Costa do Marfim.
C) antes do jogo entre Brasil e Costa do Marfim.
D) dois dias antes do jogo entre Brasil e Costa do Marfim.
9. De acordo com o texto, é comum referir-se aos argentinos como:
A) inferiores.
B) amarelos.
C) hermanos.
D) superiores.
10. Tanto o goleiro Júlio César quanto o meia Júlio Baptista se referem aos adversários com:
A) desrespeito.
B) superioridade.
C) inferioridade.
D) respeito.
11. Assim como Júlio César, o presidente Lula cutucou os argentinos. A palavra grifada quer dizer:
A) espetou.
B) provocou.
C) insultou.
D) encostou.
12. O Texto 3 é:
A) uma notícia.
B) uma anedota.
C) uma propaganda.
D) um anúncio.
13. Pelo Texto 3, podemos deduzir que a posse de bola por Costa de Marfim durante o jogo foi de:
A) 76%.
B) 56%.
C) 24%.
D) 44%.
14. O texto refere-se aos jogadores de Costa do Marfim como marfinenses. Pesquise e escreva os adjetivos pátrios relativos às 32 seleções que participam da Copa 2010.

Obs.: Ressaltar o significado dos jogos para a aproximação entre os povos, lembrando que os jogadores são adversários e não inimigos e ressaltando o exemplo dos jogadores citados nos textos que sempre se referem com respeito aos outros.

Por onde andam nossos Deputados Estaduais?!

Nos dias 22 e 23 de junho deste mês, profissionais da Educação de Minas paralisaram suas atividades para acompanharem de perto a votação da proposta de reajuste do Governo. Mas, onde estão nossos Deputados, que lá deveriam estar como legítimos representantes do povo? Será que nem a "horinha extra" que eles iriam receber serve de atrativo para eles?
Sind-UTE/MG suspende assembleia da categoria e permanece em vigília na ALMG
Os trabalhadores vão acompanhar a votação da proposta de remuneração do governo, prevista para logo mais às 20h
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) acaba de suspender a assembleia da categoria. Os trabalhadores/as optaram por percorrer os gabinetes dos deputados, com objetivo de sensibilizá-los da importância de alterar o texto da proposta do governo e incluir as exigências dos/oas servidores/as no projeto de lei que trata da política remuneratória.
A assembleia da categoria será retomada às 19h. Eles permanecerão em vigília na ALMG, onde está prevista apreciação do projeto de lei, na reunião extraordinária, marcada para às 20h.
No início da tarde, mais uma vez a apreciação do projeto de lei que trata da política remuneratória, de autoria do governo não foi votada por falta de quórum.
Estiveram presentes apenas os seguintes parlamentares:

- Adelmo Carneiro Leão

- Almir Paraca/PT

- André Quintão/PT

- Antônio Júlio/PMDB

- Carlin Moura/PCdoB

- Carlos Gomes/PT

- Cecília Ferramenta/PT

- Délio Malheiros/PV

- Durval Ângelo/PT

- Irani Barbosa/PMDB

- Ivair Nogueira/PMDB

- Maria Tereza Lara/PT

- Padre João/PT

- Sávio Souza Cruz/PMDB

- Vanderlei Miranda/PMDB

- Weliton Prado/PT
Onde estão os outros? Sabe quantos são?

Valorização do magistério continua sendo prioridade para população


No último dia 17, o instituto Ibope divulgou os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com eleitores de todo Brasil, em que a valorização do magistério aparece como principal política educacional a ser efetivada pelo Estado brasileiro. 46% da população reivindicam essa medida. Em seguida aparece a melhoria dos equipamentos das escolas já existentes (29%), a criação de escolas profissionalizantes (28%), a segurança nas escolas (28%), a ampliação das redes escolares públicas (26%) e a melhoria da capacitação dos trabalhadores em educação (26%).

Desde 1999, quando a CNTE realizou a primeira pesquisa Retrato da Escola, essas constatações já eram observadas. À época, mais da metade dos entrevistados consideravam muito baixos os salários dos profissionais da educação e reivindicavam melhoria na qualidade do ensino público, desde a infraestrutura até a formação continuada dos trabalhadores que atuam nas redes escolares. E não temos dúvida de que a conjunção de anseios da população com as pautas de lutas dos trabalhadores em educação - num momento político em que as políticas sociais ganharam maior destaque no país - foi decisiva para a aprovação do piso salarial profissional nacional (art. 60, III, “e” do ADCT/CF e art. 206, VIII da CF). Contudo, na prática, a luta de classes em nossa sociedade, sobretudo na esfera política, tem impedido que os preceitos da Lei 11.738 (piso do magistério) sejam observados em benefício da valorização de nossos educadores, com carreiras devidamente estruturadas e dignas para o bom desempenho da profissão.
A educação, cada vez mais, ganha relevância no processo de desenvolvimento do país. Muitas áreas estratégicas já se veem carentes de profissionais qualificados, a exemplo da engenharia, da computação, dos serviços médicos e da própria educação - não se esquecendo que faltam professores em diversas áreas de conhecimento, como física, química, matemática, biologia e línguas estrangeiras.
Neste sentido, esperamos que os anseios da sociedade e de nós, trabalhadores e trabalhadoras da educação, se confluam novamente na perspectiva de colocar, definitivamente, a educação no centro das atenções de nosso país. E a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação é o primeiro passo rumo a essa trajetória. Erradicar o analfabetismo; garantir acesso, permanência e aprendizado a todos/as os/as estudantes; qualificar a escola pública e valorizar seus profissionais são algumas das dívidas que precisam ser quitadas, imediatamente. A partir daí, é preciso garantir investimentos que atendam aos requisitos do desenvolvimento sustentável (econômico, social, cultural e ambiental).

16 de jun. de 2010

Pra que fumar? Melhor jogar futebol!

É com esta mentalidade que os alunos da 4ª série estão participando da Copa Escolar, de olho no Hexacampeonato que pode chegar. A Copa Escolar são atividades de competição em grupo, mas que visam o trabalho em equipe e o desenvolvimento de capacidades tais como a expressão artística e o respeito às diferenças
O poema abaixo foi trabalhado integrado a Ciências, já que estamos estudando o Sistema Respiratório e as doenças que podem acometê-lo. Os alunos retiram a mensagem do texto e o relacionam ao futebol que, assim como os demais esportes, ajudam as pessoas a ficarem longe das drogas. Associam também os jogadores da seleção a pessoas saudáveis já que o fumo deve ser evitado por eles que precisam exigir o máximo de sua capacidade respiratória.


Professores precisam ser valorizados, aponta Ibope

Pesquisa mostra que eleitores consideram governos responsáveis pelo ensino e colocam área entre prioridades para eleições 2010


Para a maioria dos eleitores brasileiros, o poder público é o grande responsável pela qualidade da educação brasileira. É o que revela pesquisa realizada entre 13 e 18 de maio pelo Ibope Inteligência, Campanha Todos pela Educação e Fundação SM com 2 mil eleitores com mais de 16 anos em todo o País.

Os resultados mostram que, para apenas 10% dos eleitores, os professores - muitas vezes apontados como responsáveis pelo fracasso ou sucesso do ensino - são os mais determinantes para a qualidade da educação. Em 2006, quando a mesma pesquisa foi feita, 27% dos entrevistados consideravam os docentes tão responsáveis pelo sucesso do ensino quanto o governo federal (também com 27% das afirmações). Os professores só perdiam para o Ministério da Educação, avaliado por 29% da amostra como o principal ator nesse processo.

De acordo com os pesquisadores, a população deixa claro que o papel de assegurar educação básica de qualidade aos brasileiros é do Estado. “É um dado que chama a atenção porque mostra um amadurecimento da sociedade ao reconhecer que existem responsáveis pela qualidade da educação e eles são os gestores que a gente elege”, ressalta a diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.

Cada eleitor podia citar os três órgãos que consideravam mais determinantes para a educação brasileira. A maioria dos entrevistados (55%) afirmou que o governo federal é o órgão que mais pode contribuir. O Ministério da Educação foi citado por 39% dos entrevistados.

A importância das outras instâncias de governo para garantir bom ensino público às crianças também aumentou. Em 2006, 23% dos eleitores citaram as prefeituras como grandes responsáveis por isso. Agora, o índice subiu para 42%. Os governos estaduais, que foram citados em 2006 por apenas 16% dos entrevistados, foram indicados por 33% da amostra. As secretarias municipais e estaduais aparecem em 25% e 18% das respostas, respectivamente.

Governo é responsabilizado pela educação, aponta Ibope

A educação básica também subiu em posto não satisfatório, mas considerado importante pelos especialistas: o dos problemas do País. A etapa educacional aparece em 27% das respostas à pergunta sobre quais são as áreas mais problemáticas do Brasil (cada um podia escolher até três), colocando o tema em terceiro lugar nas preocupações junto com drogas e emprego. Na pesquisa realizada em 2006, a educação aparecia em 7º lugar.

“É uma boa notícia porque as mudanças dependem da consciência de que há algo para ser melhorado. Esse é um movimento importante que a sociedade fez”, ressalta Priscila. Ana Lima, pesquisadora do Ibope responsável pelo estudo, ressalta que, com a estabilidade da economia, as preocupações dos brasileiros estão mudando. “Há 15 anos, as pesquisas apontavam que o desemprego era considerado o pior problema. Agora as prioridades estão mudando”, diz.

Ana ressalta outro aspecto que considera importante na pesquisa: as soluções para os problemas do País. Ela conta que os entrevistados foram perguntados sobre quais áreas deveriam receber atenção especial do próximo presidente da República para saná-los. A educação apareceu 28% das respostas. Um crescimento de 13 pontos percentuais em relação a 2006, quando ela foi apontada por 15% das pessoas.

“Esse é um recado que os brasileiros estão dando aos candidatos. A educação é uma pauta emergente, que deve estar entre as prioridades deles também. Eles precisam dar mais transparência aos programas de governo, apresentar melhor as propostas à população”, afirma a diretora do Todos pela Educação.

O objetivo da pesquisa era avaliar, principalmente, como a educação é percebida pela população que vai eleger os novos governantes e quais as expectativas dela em relação ao próximo presidente. Os entrevistados também opinaram sobre pontos fortes e fracos do sistema educacional brasileiro. (Terra Educação)

12 de jun. de 2010

Festa Junina 2010

Aconteceu neste sábado, 12 de junho, na quadra da Escola Dr. Viriato mais uma tradicional Festa Junina. As crianças estavam animadas junto de familiares e amigos que lotaram a quadra.




Alunas das 4ª séries reapresentaram o número artístico apresentado na Festa de Santo Antônio, nosso padroeiro.







Alunos da 4ª série apresentam dança cowntry. Um espetáculo!

Obrigado aos pais pela participação e incentivo e à professora Vanusa pela coreografia.


Parabéns, turminha! Ficou maravilhoso!!!


10 de jun. de 2010

Atividades sobre a Copa do Mundo 2010

O texto abaixo também foi adaptado da Revista Nova Escola. Integrado a História, possiblitou uma visão sobre a História da África do Sul e os pontos em comum com a nossa história como colonização, escravidão e a luta pela democracia.

O que foi o Apartheid na África do Sul?


O termo, em africâner, língua dos descendentes de europeus, significa "separação", e foi atribuído ao regime político de segregação dos negros na África do Sul, que durou, oficialmente, 42 anos.

Nelson Mandela deixou a prisão há 20 anos, no dia 11 de fevereiro de 1990. A liberdade do líder foi o mais forte sinal do fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid.

Colonizada a partir de 1652 por holandeses e tendo recebido imigrantes de outras partes da Europa e da Ásia, a África do Sul tornou-se, em 1910, uma possessão britânica. Desde a chegada dos primeiros europeus, há mais de três séculos, a história do país africano, que será a sede da Copa do Mundo em 2010, foi marcada pela discriminação racial, imposta pela minoria branca.

Como protesto a essa situação, representantes da maioria negra fundaram, em 1912, a organização Congresso Nacional Africano (CNA) à qual Nelson Mandela, nascido em 1918, se uniu décadas depois. No CNA, Mandela se destacou como líder da luta de resistência ao apartheid.

O pai de Mandela era um dos chefes da tribo Thembu, da etnia Xhosa e, por isso, desde cedo, o garoto foi educado e preparado para assumir a liderança de seu povo.

O apartheid oficializou-se em 1948 com a posse do primeiro-ministro Daniel François Malan, descendente dos colonizadores europeus - também chamados de africâners.

Com o novo governo, o apartheid foi colocado em prática, instituindo uma série de políticas de segregação. Os negros eram impedidos de participar da vida política do país, não tinham acesso à propriedade da terra, eram obrigados a viver em zonas residenciais determinadas. O casamento inter-racial era proibido e uma espécie de passaporte controlava a circulação dos negros pelo país.

Embora tenha sido preso diversas vezes antes, Mandela já cumpria pena desde 1963 quando recebeu a sentença de prisão perpétua. Porém, com o passar dos anos, o mundo passou a se importar mais com a inadmissível situação da África do Sul, que começou a receber sanções econômicas como forma de pressão para acabar com o apartheid. Em 1990, com o regime já enfraquecido, Mandela foi solto, depois de 27 anos no cárcere. O governo, liderado por Frederik De Klerk, revogou as leis do apartheid. Três anos depois, Mandela e Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz.

Em 1994, nas primeiras eleições em que os negros puderam votar, Mandela foi eleito presidente do país. Como líder, governou não com a intenção de se vingar dos brancos, mas sim de realmente transformar o país em uma democracia para todos.

ATIVIDADES
1. A palavra "apartheid" tem vários significados, exceto:
(   ) separação.
(   ) segregação.
(   ) fraternidade.
(   ) discriminação.
2. O sinal de que o "apartheid" estava chegando ao fim foi:
(   ) a sanção econômica imposta à África do Sul por outros países.
(   ) a eleição de Mandela para presidente.
(   ) a libertação de Mandela, que havia sido condenado à prisão perpétua.
3. O "apartheid" era imposto:
(   ) pela minoria branca.
(   ) pela maioria branca.
(   ) pela minoria negra.
(   ) pela maioria negra.
4. Dois fatos principais marcaram o fim do "apartheid". Quais foram eles?
5. Quando Mandela foi eleito presidente da África do Sul?
6. O "apartheid" era um regime democrático?
7. Para você, o que é viver em uma DEMOCRACIA?

9 de jun. de 2010

Atividades sobre a Copa do Mundo 2010

A Copa está aí mexendo com a imaginação de todos nós. Muitos sonham em ver a Seleção Brasileira campeã mundial pela primeira vez. Calma, gente! Nós sabemos que o Brasil é o único Pentacampeão Mundial e que é o único país a participar de todas as edições da Copa. É que, para os alunos da 4ª série, nascidos em sua maioria em 2000, a conquista de 2002 não está viva na memória como seria agora em 2010. Neste embalo, trabalhamos o texto abaixo, adaptado da Nova Escola.
A seleção brasileira na Copa do Mundo


Realizada desde 1930, a maior competição do futebol mundial vai tomar conta do país a partir de junho. Conheça a história do torneio e a participação do Brasil no campeonato

Passados 80 anos desde o primeiro campeonato, não faltam histórias sobre o torneio vencido cinco vezes pelo Brasil.
1905
A Fifa, Federação Internacional de Futebol, propôs a competição. No entanto, a ideia não despertou o interesse de nenhum país. Uma nova tentativa foi feita nove anos depois, mas nem desta vez o campeonato mundial emplacou, por causa da Primeira Guerra Mundial, que estava começando e se estenderia por quatro anos.
1930
A primeira Copa do Mundo aconteceu em Montevidéu, no Uruguai. Quatro países europeus e nove sul-americanos participaram da competição, vencida pelo dono da casa. Na final, a seleção uruguaia derrotou a argentina pelo placar de 4 a 2. Nesse primeiro mundial a participação do Brasil foi um grande fiasco. Nossa seleção não passou da primeira fase.
1934
Na Copa realizada na Itália, o Brasil teve o mesmo fraco desempenho.
1938
O Brasil fez uma boa campanha na França e, pela primeira vez, o torneio mobilizou o país, que torcia acompanhando os jogos pelo rádio.
1950
Por causa da Segunda Guerra Mundial, a competição ficou suspensa por 12 anos. Os países europeus ainda sofriam os efeitos do conflito e o Brasil foi a sede do evento. Jogando em casa, nossa equipe fez ótima campanha e chegou à final contra o Uruguai precisando apenas de um empate. Mas, em pleno Maracanã, diante de 200 mil torcedores, a seleção canarinho fracassou.
1958
Presente em todas as copas, o Brasil ganhou seu primeiro título na Suécia. Foram convocados Pelé, Garrincha e até Zagallo, antigo técnico da seleção.
1962
A seleção brasileira conquistou o bicampeonato no Chile.
1970
No México, veio o tri para a seleção brasileira.
1994
Depois de 24 anos de jejum, nosso time levantou a taça pelo tetracampeonato após uma emocionante disputa de pênaltis contra a Itália, nos Estados Unidos.
1998
O Brasil chegou à final, mas perdeu para a França, pais-sede do torneio.
2002
Na Copa realizada no Japão e na Coreia do Sul, sob comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o time saiu invicto da competição, conquistando o pentacampeonato.
2006
Na Copa da Alemanha, a campanha brasileira deixou a população frustrada. A seleção perdeu novamente para a França, dessa vez nas quartas-de-final.
2010
O Brasil joga em busca do hexacampeonato na África do Sul, primeiro país africano a sediar a competição.

ATIVIDADES
1. O texto que você acabou de ler é:
(   ) poético.
(   ) instrucional.
(   ) informativo.
(   ) argumentativo.
2. Leia novamente o texto e complete para responder:
a) Ano em que foi realizada a 1ª Copa do Mundo:
b) Primeiro país a sediar uma Copa do Mundo:
c) Primeiro campeão mundial:
d) Ano em que foi realizada a primeira Copa no Brasil:
e) País campeão da Copa do Mundo realizada no Brasil:
f) Ano em que o Brasil conquistou seu primeiro título mundial:
g) O Brasil se tornou campeão mundial pela primeira vez na:
h) Anos em que o Brasil venceu a Copa do Mundo:
i) Se o Brasil for campeão este ano, será:
3. Depois que você nasceu, já aconteceram quantas Copa do Mundo? Em que ano(s)?
4. Qual o primeiro país africano a sediar uma Copa do Mundo?
5. Quais são suas expectativas para a Copa 2010?
Aproveitamos para integrar as disciplinas:
Geografia: localização dos países participantes (continentes, hemisférios), curiosidades sobre esses países, fusos horários comparando os horários nos países.
História: escravidão no Brasil e apartheid na África.
Ciências: efeitos do fumo sobre o sistema respiratório (em estudo).
Matemática: medidas do campo, do gol, formas, tempo.

5 de jun. de 2010

Cordel X Eleições (II)

Também trabalhamos em sala mais este Cordel, onde analisamos a organização do texto (número de estrofes e versos, presença de rimas), bem como o tema.
1. Dê um título sugestivo para o texto que você leu.
2. Identifique no texto a origem do nome cordel.
3. Quais temas podem ser abordados em um cordel, segundo o autor?
4. O que o autor quis dizer com a palavra DESASSISTIDO?
5. Qual o significado da palavra HILÁRIO?
6. O que você pensa que o autor quis dizer com a expressão "coisa e tal"?
7. Você acha certo usar de um poema para falar de questões sociais, como a fome, o desemprego e a falta de moradia? Por quê?

Cordel X Eleições

A atividade descrita abaixo foi desenvolvida em sala enquanto ainda trabalhávamos com a literatura de Cordel. O texto, de autoria do cearense Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, chamou muito a atenção dos alunos. Assim como o fato de o autor ter passado apenas seis meses na escola, conforme a biografia estudada.


1. Assinalar com a cor preferida as palavras que o autor faz rimar no cordel.
2. Pesquisar o significado da palavra "cobre" nesse texto.
3. Identificar o tipo de linguagem utilizada pelo autor.
4. Reescrever palavras na norma culta.
5. Releia a 3ª estrofe. Você também concorda que o filho do pobre não pode estudar? Justifique sua resposta.
6. O narrador do cordel tem seus direitos de cidadão garantidos? Por quê?
7. Do que você pensa que ele precisa para adquirir direitos como alimentação, vestuário e habitação?
8. Quem deve ser responsável pela garantia de direitos aos cidadãos?
9. Pergunte ao papai ou à mamãe se ele(a) se lembra em quem votou na última eleição. (Os dados serão utilizados em gráficos na aula de Matemática).

1 de jun. de 2010

Fotos das apresentações de aniversário

Como prometido, aqui vão as principais fotos dos momentos que marcaram a comemoração do 1º Aniversário de nosso Blog. Os alunos da 4ª série estão de parabéns, porque, apesar do pouco tempo para ensaiar, se saíram muito bem. Acompanhe como foi.

Momento em que Ana Luíza e o mascote do Projeto convidavam os presentes para assistirem a peça "A pílula falante".

Túlio representou o "Tempo", o narrador da história.

Maria Vitória e Eduarda desempenharam o papel de Tia Nastácia e Dona Benta, respectivamente.

Bruna no papel de Narizinho.


Leonara representou a graça e a irreverência da boneca Emília.

Os alunos do turno da tarde acompanharam atentos as apresentações.

As personagens falaram sobre Monteiro Lobato e suas obras.

Laura demonstrou desenvoltura ao apresentar as demais apresentações.

Maria Vitória e Gabrielle apresentarm o cordel "O vendedor de ovos".

Eduarda atuou como uma verdadeira contadora de histórias.

Maria Eduarda também demonstrou muita tranquilidade em sua primeira experiência como contadora de histórias.
Laís e Bruna, parceiras ao declamar poesia de Olavo Bilac.
Brida declamou um poema de Carlos Drumond de Andrade.

Eron e Maria Eduarda declamando "A canção do africano" do famoso Castro Alves.

Bruno e Bryan foram os repentistas que antecederam a divulgação do nome da ganhadora do Concurso Acerte o Número". Veja o repente abaixo, criado especialmente para a festa:
REPENTE


Apreciem meus leitores
uma forte discussão
muito comum no nordeste
entre cantadores do sertão.
A disputa é nos versos
braço aqui não vale não.

Vem pra cá cabra amarelo
vem levar surra nos versos.
Só uma coisa lhe confesso:
no repente num sô bão
sou o rei do universo.

Cabra amarelo diz que sou
quero ver se é mesmo rei
essa cara de pão dormido
rei do quê é que eu não sei.
Pra por fim a essa lida
escolha um tema, me animei.

Tudo bem, o assunto é blog
nessa onda vivo ligado.
Quero ver se o caipira
vive mesmo interligado.
Diga o nome de um blog
deste mundão globalizado.

Sou caipira internauta
cito o blog do momento.
Seu nome LER É UMA BELEZA
veja só sou muito atento.
Hoje completa um ano
estou mesmo por dentro.

Tu tá mermo informado
mas agora quero ver
se em matemática é bão
tá na hora de conhecer
um feliz ganhador
boa sorte pra você.

Vem pra cá camarada
essa disputa terminou.
O repente foi um presente.
É uma luta sem vencedor
amizade é o que vale
alguém já me ensinou.


Durante as apresentações foram sorteados brindes entre as crianças e para seguidores do Blog.
Segurança da criança ao navegar na Internet também é nossa preocupação. A paródia do Rebolation foi criada para este fim. Coreografia foi criada pelos alunos Luís Henrique, Eduarda, Laís, Bruna e Laura. Veja a paródia abaixo.
NAVIGATION


Alô minha galera
preste atenção
navigation é a nova sensação
menino e menina não fique de fora
que vai começar a navegação.
Isso é muito bom
é bom demais
Você fica por dentro
não fica pra trás.

Pegue a cadeira
que já vai começar.
O navigation...

Pegue o seu mouse
que vai começar
o navigation tion tion
o navigation
o navigation, tion tion
o navigation. (2 vezes)
Alô minha galera
preste atenção
eu vou ensinar
A nova sensação
menino e menina
não fique de fora
navegar na internet
é bom demais
fique antenado
não fique pra trás.

Abra o navegador
que vai começar
o navigation tion tion
o navigation
o navigation, tion tion
o navigation. (2 vezes)

Alô minha galera
Preste atenção
vou falar do blog
Ler é uma beleza
a nossa invenção
Menino e menina
não fique de fora
comece logo a navegação
poesia e leitura
é bom demais
saia na frente
não fique pra trás.

Digite o endereço
que já vai começar
ler é uma beleza
ler é uma beleza
ler é uma beleza za za
ler é uma beleza (2 vezes)

Navegue pela página
pra ler e se informar
com segurança ça
com segurança
com segurança ça
com segurança (2 vezes)

Navegar é bom, bom
Navegar é bom, bom
Navegar é bom, bom
E com você fica melhor. (2 vezes)
Foi uma festa digna de um grande blog que hoje conta com mais de 20000 visitas em apenas 12 meses. Obrigado a todos os colaboradores!!!

Related Posts with Thumbnails