SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

10 de jun de 2010

Atividades sobre a Copa do Mundo 2010

O texto abaixo também foi adaptado da Revista Nova Escola. Integrado a História, possiblitou uma visão sobre a História da África do Sul e os pontos em comum com a nossa história como colonização, escravidão e a luta pela democracia.

O que foi o Apartheid na África do Sul?


O termo, em africâner, língua dos descendentes de europeus, significa "separação", e foi atribuído ao regime político de segregação dos negros na África do Sul, que durou, oficialmente, 42 anos.

Nelson Mandela deixou a prisão há 20 anos, no dia 11 de fevereiro de 1990. A liberdade do líder foi o mais forte sinal do fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid.

Colonizada a partir de 1652 por holandeses e tendo recebido imigrantes de outras partes da Europa e da Ásia, a África do Sul tornou-se, em 1910, uma possessão britânica. Desde a chegada dos primeiros europeus, há mais de três séculos, a história do país africano, que será a sede da Copa do Mundo em 2010, foi marcada pela discriminação racial, imposta pela minoria branca.

Como protesto a essa situação, representantes da maioria negra fundaram, em 1912, a organização Congresso Nacional Africano (CNA) à qual Nelson Mandela, nascido em 1918, se uniu décadas depois. No CNA, Mandela se destacou como líder da luta de resistência ao apartheid.

O pai de Mandela era um dos chefes da tribo Thembu, da etnia Xhosa e, por isso, desde cedo, o garoto foi educado e preparado para assumir a liderança de seu povo.

O apartheid oficializou-se em 1948 com a posse do primeiro-ministro Daniel François Malan, descendente dos colonizadores europeus - também chamados de africâners.

Com o novo governo, o apartheid foi colocado em prática, instituindo uma série de políticas de segregação. Os negros eram impedidos de participar da vida política do país, não tinham acesso à propriedade da terra, eram obrigados a viver em zonas residenciais determinadas. O casamento inter-racial era proibido e uma espécie de passaporte controlava a circulação dos negros pelo país.

Embora tenha sido preso diversas vezes antes, Mandela já cumpria pena desde 1963 quando recebeu a sentença de prisão perpétua. Porém, com o passar dos anos, o mundo passou a se importar mais com a inadmissível situação da África do Sul, que começou a receber sanções econômicas como forma de pressão para acabar com o apartheid. Em 1990, com o regime já enfraquecido, Mandela foi solto, depois de 27 anos no cárcere. O governo, liderado por Frederik De Klerk, revogou as leis do apartheid. Três anos depois, Mandela e Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz.

Em 1994, nas primeiras eleições em que os negros puderam votar, Mandela foi eleito presidente do país. Como líder, governou não com a intenção de se vingar dos brancos, mas sim de realmente transformar o país em uma democracia para todos.

ATIVIDADES
1. A palavra "apartheid" tem vários significados, exceto:
(   ) separação.
(   ) segregação.
(   ) fraternidade.
(   ) discriminação.
2. O sinal de que o "apartheid" estava chegando ao fim foi:
(   ) a sanção econômica imposta à África do Sul por outros países.
(   ) a eleição de Mandela para presidente.
(   ) a libertação de Mandela, que havia sido condenado à prisão perpétua.
3. O "apartheid" era imposto:
(   ) pela minoria branca.
(   ) pela maioria branca.
(   ) pela minoria negra.
(   ) pela maioria negra.
4. Dois fatos principais marcaram o fim do "apartheid". Quais foram eles?
5. Quando Mandela foi eleito presidente da África do Sul?
6. O "apartheid" era um regime democrático?
7. Para você, o que é viver em uma DEMOCRACIA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails