SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

28 de nov. de 2009

Que orgulho!!!

Recebemos um comentário que achamos por bem publicá-lo devido ao orgulho que nos causou. É de encher o ego de qualquer um, principalmente dos alunos da 4ª série. Foi enviado por alguém muito especial para a Escola Dr. Viriato.Veja:
"Bianca e todos os alunos da 4ª série do Professor Rogério, vocês estão de parabéns, pois o trabalho realizado através do projeto Ler é uma beleza está maravilhoso. Beijos e abraços para todos. De sua ex supervisora, Terezinha de Jesus.

Parabéns Rogério, você sabe educar seus alunos em todos os aspectos e fazê-los chegar a educação integral."
Obrigado, Terezinha pelo incentivo. Você deixou de ser nossa supervisora, mas não deixa de nos incentivar, pois a lembrança do tempo em que estava conosco nos leva a querer sempre mais e acreditar em nosso potencial. Valeu pela visita e pelo carinho!!!

26 de nov. de 2009

QUER AJUDAR A ESCOLHER O NOME DE NOSSO MASCOTE?

Caso seja aluno da Escola Dr. Viriato e deseje participar do Concurso AJUDE A ESCOLHER O NOME DE NOSSO MASCOTE, basta clicar no link abaixo e será direcionado à página do Concurso. Participe!!!
CONCURSO AJUDE A ESCOLHER O NOME DE NOSSO MASCOTE

Dia Nacional de Ação de Graças


O Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta Quinta-feira de Novembro. Nesta data, pessoas de todas as religiões dão graças pelas dádivas alcançadas. As famílias se reúnem e comemoram com a ceia tradicional, após as preces e os cultos de cada religião em comunhão espiritual à benevolência de Deus misericordioso.

Segundo a tradição, o primeiro Dia de Ação de Graças americano aconteceu em 1621. A festa foi feita junto aos integrantes da tribo Wampanoag, convidados dos colonos ingleses fundadores da colônia Plymouth, estado de Massachusetts.
Num gesto de delicadeza, os índios levaram comida aos ingleses. Só em 1789, por idéia do então presidente George Washington, a data se tornou feriado. Para aqueles que estão no caminho espiritual, o Dia de Ação de Graças anuncia formalmente a chegada do Natal e simboliza a gratidão que sentimos a medida em que nos aproximamos de Deus.
Da mesma forma que o dia de Ação de Graças precede o Natal, o coração, que é constantemente agradecido, é um precursor do glorioso nascimento interno da consciência Cristã que é a alegre realização da Presença Divina em toda a criação.
Oferendas internas, conscientes de agradecimento, abrem nossos olhos novamente para as incontáveis manifestações de Deus em nossa volta, emocionando-nos com uma capacidade nova de admirar e sentir júbilo na vida diária.
O Dia de Ação de Graças é o dia especialmente dedicado à gratidão. A rigor, todos os dias deveriam ser de ações de graças. Em todas as circunstâncias, em todos os momentos, deveríamos ser gratos a Deus. "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco". I Tessalonicenses 5.18.
Agradecer a Deus, entendendo que tudo lhe pertence e que providencia o melhor para nós, é sinal de amor e de obediência à Sua vontade. No ano de 1909, Joaquim Nabuco, Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, assistiu a um Culto de Ação de Graças. Ficou tão impressionado que declarou: "Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus".
Em 1949, foi votada no Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, a Lei no 781, que instituiu no Brasil o Dia Nacional de Ação de Graças.

Nós, da 4ª Série do turno da tarde, agradecemos a Deus o fato de termos muito mais a agradecer do que a pedir.

22 de nov. de 2009

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Mais uma aula de leitura

Nesta última quinta-feira, dia 19 de novembro, os alunos da 4ª Série do turno da tarde e seu Professor levaram, mais uma vez, às outras turmas, a mensagem da importância do hábito da leitura. Foi uma sessão de contação de histórias em que os estudantes apresentaram desenvoltura ao contar histórias como: Tia Miséria, O tomate que queria ser bola, A menina e o vampiro, A menina do leite, A princesa e a ervilha e outras. Alunos de outras turmas acompanharam com entusiasmo e também participaram ativamente de duas histórias contadas pelo Professor Rogério: O palhaço triste e João Furacão. Como não poderia deixar de ser, estavam presentes também a boneca Emília e o nosso mascote, o Livro Gigante. Foi uma aula de leitura! Ao final, a boneca convidou a todos para participarem do Concurso AJUDE A ESCOLHER O NOME DE NOSSO MASCOTE.Qualquer aluno da Escola Dr. Viriato pode participar, bastando para isso, deixar sua sugestão como COMENTÁRIO na postagem que leva o nome do Concurso.
Annabel contou a história da Tia Miséria, dramatizada com a ajuda de Robert e Melissa. Ao fundo, a boneca Emília e o Livro Gigante, sempre presentes.

Ao fundo, Melissa faz o papel da Morte.

Lucas Henrique prendeu a atenção das crianças, contando "A menina do leite".

Lucas Rodrigues também conseguiu atrair os olhares atentos da criançada, ao contar "A princesa e a ervilha" de Hans Christian Andersen.

Karine surpreendeu pela segurança com que contou a história "A menina e o vampiro".

A participação de Robert atraiu ainda mais a atenção dos presentes.

21 de nov. de 2009

Que fofinhos!!!

Já temos participantes dando sugestões para o nome de nosso mascote. Os nomes e as sugestões serão mantidos em segredo até a data estipulada pelo regulamento. Quem quiser participar deve acessar a postagem AJUDE A ESCOLHER O NOME DE NOSSO MASCOTE e deixar sua sugestão clicando em comentário. Importante: aguarde a confirmação de que sua mensagem foi enviada. Obrigado às professoras que estão incentivando os alunos a participarem! Leia antes o Regulamento.

20 de nov. de 2009

AJUDE A ESCOLHER O NOME DO NOSSO MASCOTE

CONCURSO PARA ESCOLHA DO NOME DO MASCOTE DO PROJETO "LER É UMA BELEZA"
REGULAMENTO
1. Participação
Poderão participar todos os alunos da E. M. Dr. Viriato Diniz Mascarenhas, com exceção da 4ª Série do turno da tarde que são os organizadores do Concurso.
2. Objetivo
Escolha do nome do Livro Gigante, mascote do Projeto Ler é uma beleza.
3. Ganhador(a)
Será considerado(a) vencedor(a) do Concurso o(a) aluno(a) que escolher o nome mais criativo e original para o personagem em questão.
4. Forma de envio (participação)
Os interessados em participar deverão acessar a página "lereumabeleza.blogspot.com" e, na postagem atual "AJUDE A ESCOLHER O NOME DO NOSSO MASCOTE", deixar sua sugestão clicando em  comentário, onde deve constar:
NOME PARA O LIVRO:
NOME DO ALUNO:
NOME DA PROFESSORA:
5. Premiação
Prêmio surpresa.
6. Julgamento
Será formada Comissão Julgadora composta pelos alunos  da 4ª Série do turno da tarde para a escolha do melhor nome para o mascote.
7. Considerações finais
7.1. A Comissão Julgadora é soberana em sua decisão e não caberá recurso.
7.2. Cada participante poderá dar quantas sugestões quiser, mas só poderá deixar uma em cada comentário. Será desclassificado o participante que deixar mais de uma sugestão em um mesmo comentário.
7.3. O(a) vencedor(a) terá sua imagem divulgada no blog, desde que seu responsável assim o permita.
7.4. Os comentários dos participantes ficarão visíveis para todos no dia 7/12/2009.
7.5. O nome do(a) vencedor(a) será divulgado no blog e na escola no dia 9/12/2009.
7.6. Os comentários com as sugestões de nomes só poderão ser feitos até o dia 6/12/2009. Sugestões dadas após esta data serão desconsideradas.
7.7. O participante que deixar sua sugestão, desde já, concorda com os termos deste Regulamento.

13 de nov. de 2009

COEED - MG: Notícias

Aconteceu em Belo Horizonte, de 8 a 12 de novembro, a Etapa Estadual da CONAE/2010. A Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais aconteceu no SESC VENDA NOVA  e contou com a participação de mais de 900 pessoas de todo o Estado de diversos segmentos da Educação.
O tema central da CONAE que é Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação foi objeto de estudo e de deliberação, incluindo debate de todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.
O Professor Rogério esteve presente na  COEED - MG, no segmento Pais de Alunos da Educação Básica, participando das discussões do Eixo IV: Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, onde foram debatidas e analisadas propostas que dizem respeito ao Piso Salarial Nacional, Plano de Carreira e Carga Horária do Professor, por exemplo.
 
Após discussão nos Eixos, as propostas eram levadas à plenária para votação: um exercício de cidadania e democracia.

Delegados votam pontos importantes para a Educação como: Qualidade da Educação, Gestão Democrática, Financiamento da Educação e Inclusão, dentre outros.
Delegação curvelana, presente e atuante nas Etapas Micro (Curvelo), Macro (Diamantina) e agora Estadual (Belo Horizonte), junto a membros da Comissão Organizadora da COEED -MG.
A CONAE/2010 (Conferência Nacional de Educação) acontecerá em Brasília de 28 de março a 1º de abril de 2010.
A seguir um trecho da palestra do Professor Edson aos participantes do Eixo IV. Todo educador deveria assistir!


8 de nov. de 2009

CONTO DE FADAS: 2º júri simulado

Os alunos gostaram tanto da atividade do júri simulado, que decidimos fazer mais um, agora com o conto "João e Maria". A vilã, como não poderia deixar de ser, é a Bruxa, que aprisiona duas crianças, querendo devorar uma delas. E, surpresa, apesar de ser um conto tradicional da literatura infantil, muitos alunos não conheciam a história. A história foi contada na sala de aula pelo professor e os papéis para o júri sorteados, tamanho o interesse da turma em participar. O júri foi realizado  no dia seguinte, pois as crianças queriam vir caracterizadas. Algumas, é claro, ficam  um pouco nervosas diante da câmera, mas é uma atividade que ajuda a desinibi-las e desenvolver a linguagem oral. Vejam os resultados através dos dois vídeos.

7 de nov. de 2009

CONTO DE FADAS: Júri simulado

A seguinte atividade foi desenvolvida com a turma da 4ª série: Leitura de contos de fadas em que aparecem bruxas: promover um júri com advogado, promotor, juiz, jurados, que irão julgar o vilão da história de acordo com suas ações na narrativa. Os alunos adoraram e, após, aproveitamos e fizemos esta Produção de Texto Coletiva que conta como cada um participou da atividade, ou seja, do Júri Simulado. O conto escolhido foi Rapunzel. Depois de lida, foi feito uma resenha da história e o relatório do julgamento.

CONTO DE FADAS: RAPUNZEL
JÚRI SIMULADO
Durante o julgamento, a acusação, através da Promotora (Melissa), acusou a Bruxa de tentativa de homícídio, lesão corporal, rapto e chantagem. A testemunha de acusação (Biannca) afirmou que a Bruxa sempre maltratava Rapunzel e que a viu subindo a torre com uma tesoura.
O Advogado de defesa (Raphael) defendeu sua cliente afirmando que ela acolheu Rapunzel quando seus pais a abandonaram e que cuidava dela com carinho. Disse ainda que o Príncipe era usuário de drogas e que este influenciava a garota a usar também. Continuou dizendo que o Príncipe caiu da torre porque suas mãos escorregaram dos cabelos oleosos de Rapunzel.
A testemunha de defesa (Gustavo) confirmou tudo o que o advogado disse e acrescentou que Rapunzel abusava de remédios controlados e sofria depressão. Informou ainda que Rapunzel já havia lhe oferecido drogas, mas que não aceitou porque é aluno da tia Mariana no PROERD.
O Príncipe (Maurício) e Rapunzel (Paula) confirmaram as acusações da Promotora de que a Bruxa cometeu todos os crimes citados acima.
No final, a Bruxa foi considerada culpada.

CONFERÊNCIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO

As Conferências Estaduais já tiveram início com a etapa de São Paulo que aconteceu nos dias 02 a 04 de outubro. Agora é a vez de Minas Gerais: de 8 a 12 de novembro em Belo Horizonte. O Prof. Rogério vai estar lá representando o segmento Pais de Alunos da Educação Básica.

4 de nov. de 2009

CONTOS DE FADAS

Trabalhar com contos de fadas nas escolas é uma atividade prazerosa para todos os envolvidos no processo educativo, pois é um tema de grande aceitação entre as crianças, que desperta interesse, envolvimento e participação dos mesmos.

O professor, antes de iniciar seu trabalho, deve desenvolver um projeto por escrito, em referência ao mesmo, citando a justificativa, os objetivos de se desenvolver o projeto, quais os recursos didáticos que disponibilizará para a realização do mesmo, a metodologia das aulas, dentre outros, buscando discutir com os alunos quais seus interesses diante do mesmo.
O importante de se desenvolver esse projeto é que, através dele o professor consegue trabalhar alguns conflitos do dia-a-dia dos alunos, bem como buscar as soluções para os mesmos, procurando encontrar respostas para aquilo que não está bem.
À medida que as histórias vão sendo trabalhadas, as crianças podem se identificar com os personagens e transferirem todos os seus conflitos para aqueles vividos na história. A criança se envolve tanto que passa a viver como se fosse um dos personagens.
Os assuntos abordados nos contos de fada muitas vezes tornam-se reais, como os medos que fazem parte de nossa vida.
Dentre esses, os que mais vemos nas crianças são medo de escuro, de animais, dos pais não buscarem na escola, etc. Porém, um dos medos mais difíceis de trabalhar nas escolas é o medo do Lobo Mau. Na verdade, a intenção das histórias, como a Chapeuzinho Vermelho, não é de assustar as crianças, mas de mostrar para as mesmas que não devemos falar com pessoas estranhas, que não podemos confiar em qualquer um.

O amor é outro importante tema dos contos de fadas, sempre aparecendo com um príncipe encantado e a princesa, que se casam ao final da história.

Esses sentimentos fazem parte da vida de qualquer ser humano e é bom que as crianças aprendam a lidar com eles o quanto antes.
Nas aulas as crianças vão percebendo que seus medos vão sendo amenizados à medida que a professora as faz refletir sobre os mesmos, que as suas relações sociais vão ficando menos conflitantes, devido a momentos de discussão dos combinados da turma, como regras de boa convivência que devem respeitar. Já o amor, este vai surgindo através do respeito ao próximo, das atitudes menos egoístas e de carinho. Assim, a criança vai percebendo que a amizade é uma importante conquista para seu dia-a-dia.
Os contos de fadas ensinam também as crianças a enfrentarem sentimentos de perda e angústia. Através deles as crianças percebem que tudo de ruim que pode acontecer na vida de uma pessoa pode passar, pois sempre há uma fada para ajudar a resolver os problemas, como as mães, avós, tias ou mesmo as professoras.
Enquanto divertem as crianças, os contos trabalham o lado emocional das mesmas, favorecendo o desenvolvimento de suas personalidades, pois tratam vários problemas de forma prazerosa e aceitável. Cultivam a esperança, o sonhar e nos mostram que sempre há esperança para os finais felizes.
E é importante ressaltar ainda que, para as crianças acostumadas a ouvir histórias e estimuladas a ter sempre contato com as mesmas, a leitura se fará constante na vida delas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/contos-fadas.htm

2 de nov. de 2009

Música de Michael Jackson no Halloween

Trabalhamos na sala de aula parte da música Thriller traduzida para o Português. Depois da morte do cantor, suas músicas voltaram a ser sucesso, inclusive entre as crianças.  Veja como foi:
Você é daqueles(as) que gostam de cantarolar músicas em inglês? Sabe o que elas dizem? Gosta de filme de terror? Então, veja parte da tradução da música Thriller do cantor Michael Jackson e o que ela diz.
Thriller

Michael Jackson

É quase meia-noite
E algo malígno está te espreitando no escuro
Sob a luz da lua
Você tem uma visão que quase para o seu coração
Você tenta gritar
Mas o terror toma o som antes de você fazê-lo
Você começa a congelar
Enquanto o horror te olha bem nos seus olhos
Você está paralisado!
Porque isso é terror, noite de terror
E ninguém vai te salvar
Da besta pronta para atacar
Você sabe que é terror, noite de terror
Você está lutando por sua vida
Numa noite assassina de terror
Você escuta a porta bater
E percebe que não há para onde correr
Você sente uma mão fria
E pensa se ainda vai ver o sol
Você fecha os olhos
E espera que seja tudo imaginação
Mas enquanto tudo isso
Você escuta a criatura rastejando
Sua hora chegou!

Atividades
1. O título da música não foi traduzido, mas, pelo texto prevê-se que é:
(    ) Noite de alegria.
(    ) Terror.
(    ) Meia-noite.
2. Leia:
"Algo maligno está te espreitando". As palavras grifadas podem ser substituídas, respectivamente, por ________________________ e ________________________.
3. "Mas o terror toma o som antes de você fazê-lo". O trecho que você acabou de ler quer dizer:
(    ) O som é desligado.
(    ) O som acaba.
(    ) Você fica sem voz.
4. "Você começa a congelar". A expressão grifada mantém o mesmo sentido se for substituída por:
(    ) Fica paralisado.
(    ) Começa a sentir muito frio.
(    ) Começa a correr.
5. Explique o significado da expressão "se ainda vai ver o sol".
6. Agora que você conhece parte da música, o que pensa em relação a ela? Assinale e justifique sua opção:
(    ) Continuo não gostando da música porque...
(    ) Deixei de gostar da música porque...
(    ) Gosto ainda mais da música porque...
Obs.: A mairoria das crianças marcou a última opção e disseram gostar de filmes de terror. Aqui a interdisciplinaridade com Ciências foi feita relacionando a sensação de medo à liberação de adrenalina na corrente sanguínea. Mais sobre "adrenalina"? Acesse: ADRENALINA: a molécula da ação
Related Posts with Thumbnails