Além da leitura oral, podem ser explorados outros aspectos como linguagem das personagens, feições, interpretação de texto e outros.
Por que a personagem desiste de obter ajuda com o sobrinho sobre a Reforma Ortográfica?
1. Por que a personagem cita como exemplo a palavra WHISKY?
2. Tente se lembrar de outras palavras usadas na nossa língua que contêm essas três letras.
De acordo com a nova regra, continue fazendo a flexão dos verbos:
a) magoar: Eu magoo.
b) povoar:
c) sobrevoar:
d) abençoar:
e) perdoar:
Por que a personagem afirma ser um "visionário"?
Junte com um colega e façam uma lista de algumas palavras paroxítonas que perderam o acento agudo de acordo com a nova regra.
Agora, responda: As palavras abaixo devem ou não ser acentuadas?
BAIUCA - CAUILA - BOCAIUVA
Na sua opinião, por que a personagem diz que é preciso um "corretor ortográfico" para a máquina?
1. Procure no dicionário do significado de GERÚNDIO.
2. Dê o gerúndio dos verbos a seguir:
a) amar
b) sorrir
c) sofrer
d) caminhar
e) cair
DITONGO
PAROXÍTONA
1. No último quadrinho, a personagem se mostra:
( ) preocupadíssimo.
( ) nervoso.
( ) despreocupado.
2. Justifique sua opção no item anterior.
O Guia Prático da Nova Ortografia da Editora Melhoramentos explica, de maneira didática, as alterações introduzidas na nossa ortografia pelo recente Acordo Ortográfico. É um material completo e que traz o nome do Professor Douglas Tufano, autor de vários livros da Língua Portuguesa. Clique no link abaixo e confira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.