SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

16 de out de 2009

LEITURA: CORDEL

O cordel abaixo de Sylvia Orthof foi trabalhado na sala na última aula de Literatura. As atividades propostas estão no livro da 4ª série "De olho no futuro" - Língua Portuguesa. Acrescentei-as abaixo para quem não tiver o livro.
Cordel adolescente, ó xente!

Sou mocinha nordestina,
Meu nome é Doralice,
Tenho treze anos de idade,
Conto e reconto o que disse,
Pois me chamo Doralice,
Sou quem vende meu cordel
Nas feiras lindas do longe
Onde a poesia se esconde
Nas sombras do meu chapéu!


Eu falo tudo rimado
No adoçado da palavra
Do Nordeste feiticeiro;
No meu jeito brasileiro,
Aqui vim dizer e digo
Que escrevo muito livro
Que penduro num cordel,
Todo fato acontecido
Eu coloco no papel!


Vim pra feira, noutro dia,
Armei a minha poesia
Num cordel de horizonte,
Quem passasse no defronte
Daquilo que eu vendia,
Parava e me escutava,
Pois sou mocinha falante,
Declamava o que escrevia!


Contei de uma garota
Que amava um cangaceiro,
Era um tal cabra da peste,
Um valentão do Nordeste
Que montava a ventania,
Trazia susto e coragem
Por cada canto que ia!
Virge Maria!


O nome da tal mocinha?
Não digo... é um segredo,
Escrevo o que não devo,
Invento, pois tenho medo
De contar que a tal menina
Era... toda fantasia!
(...)
Sylvia Orthof. Cordel adolescente, ó xente!. São Paulo, Quinteto, 1996.

Atividades
1. O nome cordel deve-se ao fato de, antigamente, na Espanha e em Portugal, onde surgiram, esses folhetos serem pendurados em cordas ou barbantes, como se fossem roupas em um varal. Sabendo disso, copie da 3ª estrofe os dois versos que comprovem essa informação.
2. Os folhetos de cordel costumam ser vendidos em feiras e mercados. Na 1ª estrofe, há dois versos que tratam desse assunto. Copie-os.
3. Em que região do país se passam as histórias de cordel que Doralice conta? Explique como foi possível saber isso.
4. O que era a ventania do cangaceiro?
5. O que significa a expressão "ó xente!" que aparece no título do texto?
6. Nos poemas de cordel há a presença de versos que rimam. Que tal começar a rimar? Crie estrofes de dois versos usando os pares de palavras  abaixo.
a) AMIZADE - FELICIDADE
b) ALEGRIA - HARMONIA
c) SOL - GIRASSOL

5 comentários:

  1. Legal! Estou acompanhando as postagens sobre cordel e estou gostando muito. Parabéns!
    Silvana

    ResponderExcluir
  2. Achei seu blog muito interessante. As atividades são bem elaboradas e oferecem subsídios excelentes para inserção de outras relacionadas ao mesmo gênero.

    ResponderExcluir
  3. Achei seu blog muito interessante. Atividades bem elaboradas e diversificadas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Achei super legal! Vai me ajudar bastante em minhas aulas.Obrigada
    Leila Brito

    ResponderExcluir
  5. Gostei da atividade de cordel adolescente,ó xente,mas gostaria que se possível vc me enviasse as repostas das questões,pois tenho dúvida em algumas questões,sendo que cada um tem um ponto de vista.kelimorais1@hotmail.com

    ResponderExcluir

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails