SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

19 de mar. de 2010

O grande dia se aproxima

Depois de muitas expectativas, agora está confirmado: os Cavaleiros da Cultura passarão por nossa cidade e nossa Escola no dia 22 de março pela manhã. As crianças estão eufóricas com a proximidade da data. Foram momentos de muito aprendizado, pois estudaram a história de nossa Capital Federal e aprenderam muito sobre JK e Oscar Niemeyer, este último padrinho da Associação Cavaleiros da Cultura. Agora, é só esperar a chegada dos ilustres visitantes, ocasião para a qual estamos preparando uma bela festa.
MAIS NOTÍCIAS SOBRE OS CAVALEIROS
O objetivo do projeto é estimular o hábito da leitura, homenageando a Capital Federal e o arquiteto Oscar Niemeyer, idealizador das doações de livros e padrinho da Associação Cavaleiros da Cultura. “Queremos levar o livro aonde muitas vezes ele não chega”, ressalta Carlos Oscar Niemeyer, neto do gênio da arquitetura.

O roteiro, com 850 km de extensão, refaz parte da história de “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa e contempla 21 localidades do interior de Minas, Goiás e Distrito Federal. A expectativa é que a viagem seja concluída com 30 dias de marcha. Por todas as regiões, os Cavaleiros farão doações de livros a crianças e jovens, além de bibliotecas, todas já previamente agendadas com as secretarias de educação de cada município. Por meio de uma parceria com a PAULUS Editora, o grupo irá doar Kits de literatura infantil (com seis livros) e juvenil (com quatro livros) individualmente a cada participante. A meta é beneficiar 20 mil adolescentes e crianças.
Os livros são transportados em um caminhão cedido pela IVECO. Já os vinte Cavaleiros se revezam em dois cavalos, para não desgastar os animais durante o longo percurso. Além da comitiva, uma equipe de apoio composta por tratadores, cozinheiro, motoristas e fotógrafo acompanham o grupo.
A diversidade de relevo e paisagens marcará os 850 Km de estrada de chão. A comitiva passará por serras e trilhas até alcançar a região do cerrado, com os belos buritis e árvores retorcidas. Em muitos locais, o grupo precisará acampar, devido à falta de estabelecimentos para hospedagem, como é o caso de Buritizinho, região próxima a Cordisburgo, cidade natal de Rosa.
Os Cavaleiros da Cultura pretendem chegar em Brasília no dia 17 de abril. Além das doações de livros previstas nas cidades satélites, visitarão a Biblioteca Nacional e o Pantheon Tancredo Neves. No dia 18 de abril participam de uma cavalgada com mais de 10 mil participantes. Já no dia 21 de abril prestam as homenagens oficiais aos 50 anos de construção da Capital Federal.
TRAJETO COMPLETO
Minas Gerais: Belo Horizonte, Sete Lagoas, Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Morro da Garça, Corinto (Buritizinho), Andrequicé, Três Marias, Luizlândia do Oeste, Vila São Sebastião (Lages), João Pinheiro, Rural Minas II (Olaria), Paracatu.

OS CAVALEIROS
Veja o perfil dos Cavaleiros em: http://cavaleirosdacultura.org.br/cavalgada2010/?page_id=34

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails