SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

14 de mar. de 2010

Dia do Circo: 15 ou 27 de março?

Há fontes que informam o Dia do Circo como sendo 27 de março, mas as escolas tradicionalmente trabalham o tema no dia 15 deste mesmo mês. E agora? Bom, o certo é que o tema mexe com a imaginação das crianças e, na minha opinião, 15 ou 27, ele deve ser trabalhado, sobretudo com os pequeninos devido às possibilidades de exploração que permite, como por exemplo na poesia e na arte.

História do Circo



O que é circo, origem do circo, shows, palhaços, malabaristas, trapezistas, arte circense, crise, dia do Circo

O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores.
Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros).
Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentações.
Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação).
Embora enfrentem um período de crise na atualidade, os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões do interior do Brasil. As apresentações contam com palhaços, shows musicais, malabaristas, mágicos e trapesistas.
Os palhaços brasileiros que fizeram mais sucesso nos circos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.
Você sabia?
Comemora-se em 27 de março o Dia do Circo. É uma homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data, no ano de 1897.

3 comentários:

  1. eu acho um macimo contos de terror e quero que vc conte mais

    ResponderExcluir
  2. eu amo contos de terror e quero que vc conte mais



    amigo da sala

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo blog, parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails