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29 de nov. de 2010

Atividade com HQ


1. Esses quadrinhos mostram a imaginação da personagem Calvin, opondo fantasia e realidade. Em quais quadrinhos Calvin está no mundo real?
2. No mundo da fantasia, Calvin vive uma aventura espacial.
a) Que papel ele desempenha nessa aventura e qual é o nome do herói vivido por ele?
b) Qual é o objetivo do herói vivido por Calvin nessa missão?
c) Que palavra carcteriza os seres que seguem o herói no espaço?
d) Por que os aliens conseguem se aproximar da aeronave do herói?
3. Os aliens lançam raios em direção à nave do herói e um raio o atinge.
a) Ele sente medo?
b) Que onomatopeia imita o barulho do raio atingindo a nave?
c) Ao gritat "Spiff está caindo", o que Calvin está fazendo no mundo real?
4. Na sua opinião, por que brincar no escorregador é uma aventura para Calvin?


12 de nov. de 2010

Professor Rogério conquista o X Prêmio DENATRAN

Como anunciado antes, saiu hoje a lista com os vencedores da décima edição do Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito. A lista, divulgada no site da instituição, traz como vencedor da Categoria Cidadania o Professor Rogério da Fonseca Trindade. O Professor Rogério, único mineiro da lista, conseguiu o 1º Lugar Nacional em sua categoria, concorrendo com o poema de Cordel "A dupla fiel" que fala sobre a importância do uso do cinto e da cadeirinha nos veículos. Em 2008, na oitava edição do prêmio, o professor já havia sido agraciado por ter sido o orientador da aluna Ketryn que conquistou o 1º Lugar na Categoria Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano). Este ano, o professor recebe o prêmio individual que vem coroar seu trabalho com a educação para o trânsito que vem desenvolvendo com seus alunos da 4ª Série (5º Ano) da Escola Dr. Viriato (Curvelo-MG), a exemplo do Projeto "Trânsito Legal" que tem várias atividades postadas neste blog. Apaixonado por poesia (em especial o Cordel), o Professor Rogério tem conseguido passar essa paixão a seus alunos que este ano já produziram cordéis sobre vários temas como a Dengue e a Prevenção ao uso de Drogas. Confira abaixo o poema de autoria do professor.

CORDEL: A DUPLA FIEL


Venham cá, meus amigos,
Sem pressa, com atenção!
Trânsito é coisa séria
Não admite distração:
Quer evitar acidentes
O melhor é a prevenção!

Quem a lei não respeita,
Paga caro qualquer dia.
Pior que a dor no bolso
É perder toda a alegria:
O dinheiro a multa paga,
Não recompõe a família.

Acessórios importantes
Pro adulto, pra criança,
Tá no Código, então é Lei,
Leve na sua lembrança:
O cinto e a cadeirinha
Nos dão mais segurança.

O cinto e a cadeirinha
Vidas podem até salvar.
Pra você e sua família
A certeza de bem chegar:
Companheiros do dia-a-dia
Nunca deixem de usar.

É por isso, meus amigos,
Que lhes chamo a atenção:
O cinto de segurança
Usem em toda ocasião:
Como um amigo do peito,
Levem-no junto do coração!

Limpinho, bem regulado
Não traz incômodo não.
Grudadinho em você
Em caso de colisão:
Contem sempre com o cinto,
Nunca vai te deixar na mão!

Vejam bem, meus amigos,
Ele cumpre o seu papel,
No caso dos pequeninos
Também é amigo fiel:
Unido à cadeirinha
Feito versos a um cordel!

Até completar dez anos
Eles vão no banco de trás.
Bebê conforto, cadeirinha...
O nome aqui tanto faz:
Para as nossas crianças
Proteção nunca é demais!

Acreditem, meus amigos,
Nesta dupla muito fiel...
Pro cinto, pra cadeirinha
É que eu fiz este cordel:
Pra essa dupla amiga
É que eu tiro meu chapéu!

Foi muito bom poder falar
Pra ouvintes tão distintos!
Se a questão é o trânsito,
Não confiem só no instinto:
Levem consigo a lição
Nunca abram mão do cinto!



Os vencedores de todas as categorias vão a Brasília para a cerimônia de entrega do Prêmio em data prevista para 8 de dezembro deste ano.

11 de nov. de 2010

Amanhã é o grande dia!!!

Amanhã será um grande dia para aqueles que serão agraciados como vencedores deste Prêmio! É que, de acordo com o Regulamento, amanhã sairá no site do Denatran a relação dos vencedores da décima edição do prêmio.

Atividade com HQ

Esta semana, iniciamos o trabalho com as histórias em quadrinhos (HQ's). As HQ's usam recursos gráficos e linguísticos para contar uma história. Para crianças e adultos é diversão na certa!
Alguns elementos gráficos ajudam a contar uma história em quadrinhos:
  • as  expressões do rosto e do corpo das personagens demonstram seus pensamentos, emoções e intenções;
  • o cenário mostra o lugar onde se passa a história;
  • as mudanças de cor muitas vezes são utilizadas para marcar os diferentes momentos da narrativa.
A HQ abaixo é uma ótima oportunidade para se trabalhar esses elementos com os alunos, onde ainda podemos explorar o tipo de linguagem empregado nestes tipos de texto em que ela é informal, com expressões populares e gírias. Deve-se destacar também o uso das onomatopeias e das interjeições.
Destaque também deve ser dado à mudança de cores que ocorre nos dois últimos quadros.

6 de nov. de 2010

Muita curtição

Assim foi a comemoração do Halloween na Escola Dr. Viriato. Os alunos de todas as turmas curtiram de montão. Foram momentos de muita descontração e alegria. A decoração, obra da Prof. Shirléa, ficou simplesmente maravilhosa!!! Veja alguns flashes do momento em que a 4ª série participou.




Depois coloco mais fotos.

30 de out. de 2010

Atividade com Crônica (4)

Esta foi mais uma crônica desenvolvida com os alunos da 4ª série. Eles adoraram! Também, quem não se encanta diante da criatividade do autor ao revelar a idade do personagem principal!? Surpreendente até mesmo para os adultos. É uma crônica de Moacir Scliar baseada em uma notícia de jornal.
Tormento não tem idade


- Meu filho, aquele seu amigo, o Jorge, telefonou.
- O que é que ele queria?
- Convidou você para dormir na casa dele, amanhã.
- E o que é que você disse?
- Disse que não sabia, mas que achava que você vai aceitar o convite.
- Fez mal, mamãe. Você sabe que odeio dormir fora de casa.
- Mas, meu filho, o Jorge gosta tanto de você...
- Eu sei que ele gosta de mim. Mas eu não sou obrigado a dormir na casa dele por causa disso, sou?
- Claro que não. Mas...
- Mas o que, mamãe?
- Bem, quem decide é você. Mas, que seria bom você dormir lá, seria.
- Ah, é? E por quê?
- Bem, em primeiro lugar, o Jorge tem um quarto novo de hóspedes e queria estrear com você. Ele disse que é um quarto muito lindo. Tem até tevê a cabo.
- Eu não gosto de tevê.
- O Jorge também disse que queria lhe mostrar uns desenhos que ele fez...
- Não estou interessado nos desenhos do Jorge.
- Bom, mas tem uma cosa...
- O que é mamãe?
- O Jorge tem uma irmã, você sabe. E a irmã do Jorge gosta muito de você. Ela mandou dizer que espera você lá.
- Não quero nada com a irmã do Jorge. É uma chata.
- Você vai fazer uma desfeita para a coitada...
- Não me importa. Assim ela aprende a não ser metida. De mais a mais você sabe que eu gosto da minha cama, do meu quarto. E, depois, teria de fazer uma maleta com pijama, essas coisas...
- Eu faço a maleta para você, meu filho. Eu arrumo suas coisas direitinho, você vai ver.
- Não, mamãe. Não insista, por favor. Você está atormentando com isso. Bem, deixe eu lhe lembrar uma coisa, para terminar com essa discussão: amanhã eu não vou a lugar nenhum. Sabe por que, mamãe?Amanhã é meu aniversário. Você esqueceu?
- Esqueci mesmo. Desculpe, filho.
- Pois é. Amanhã estou fazendo 50 anos. E acho que quem tem 50 anos tem o direito de passar a noite em casa com sua mãe, não é verdade?
(Moacyr Scliar. O imaginário cotidiano. São Paulo. Global, 2001. p. 173-4)
Estudo do Texto
1. Na sua opinião, por que a mãe queria convencer o filho a dormir fora de casa?
2. Para tentar convencer o filho a dormir fora a mãe apresentou várias razões. Liste-as.
3. Se você fosse a mãe ou o pai, que argumentos usaria para convencer seu filho a dormir fora?
4. O que torna a história divertida?
5. O texto teria a mesma graça se o autor fizesse referência a uma criança?
6. Em que momento da história o leitor descobre que o filho vai fazer cinquenta anos?
7. Agora, leia um trecho do texto que serviu de inspiração para o autor Moacir Scliar:

Dormir fora de casa pode ser tormento


A euforia de dormir na casa do amigo é tão comum entre algumas crianças quanto o pavor de outras de passar uma noite longe dos pais. E, ao contrário do que as famílias costumam imaginar, ter medo de dormir fora de casa não tem nada a ver com a idade. Assim como há crianças de três anos que tiram essas situações de letra, há pré-adolescentes que chegam a passar mal só de pensar na idéia de dormir fora, embora tenham vontade.
Os especialistas dizem que esse medo é comum. A diferença é que algumas crianças têm mais dificuldade para lidar com ele. “Para o adulto, dormir fora de casa pode parecer algo muito simples, mas, para a criança, não é, porque ela tem muitos rituais, sua vida é toda organizada, ela precisa sentir que tem controle da situação” explica o psicanalista infantil Bernard Tanis, do Instituto Sedes Sapientiae. Dormir em outra casa significa deparar com outra realidade, outros costumes. “É um desafio para a criança e novas situações geram ansiedade e angústia”., afirma.
(Folha de São Paulo, 30/08/2001)
a) Segundo o texto, são só as crianças que não gostam de dormir fora de casa?
b) Você gosta de dormir fora de casa? Por quê?
c) Na sua opinião, por que algumas pessoas têm medo de dormir fora de casa?
d) Ensaie com um colega um diálogo entre o pai ou a mãe e uma criança pedindo para dormir na casa de um amigo. Os pais não querem deixar... e vocês têm que convencê-los!

Será que este assunto pode virar crônica?

a) Conversar sobre as expressões: "vinte mil dólares", "biopirataria", "mercado internacional" e sobre o tráfico de animais e plantas.
b) A reportagem pode virar uma crônica?
c) Os alunos fazem sua produção de texto baseada no assunto da reportagem.


Atividade com Crônica (3)

O gênero crônica está sendo muito apreciado pelos alunos da 4ª série, especialmente na hora da produção de texto. Está sendo uma experiência muito enriquecedora. Esta semana, trabalhamos esta de Tatiana Belinky que conta a história de um periquito que uma família ganhou de presente. Inicialmente, foram propostas as leituras silenciosa e individual. Após, foi feita a leitura em voz alta (cada aluno lendo um parágrafo) com pequenas paradas para que os alunos tentassem antecipar o que viria a seguir.


Estudo do Texto
1. Você conhece alguma outra história com personagens chamados Romeu e Julieta?
2. Por que a autora deu o nome de Romeu e Julieta a essa crônica?
3. Pesquise o significado da palavra bucólico.
4. A rua onde você mora é bucólica? Justifique.
5. Por que a palavra Periquito aparece escrita com letra maiúscula?
6. Leia, novamente, no texto a parte que descreve o periquito. Responda:
a) O que é um tom-pastel?
b) Que outro siginificado da palavra pastel você conhece?
c) O que é uma cor azul-celeste?
7. No primeiro parágrafo aparece a expressão "de vez em sempre". O que isso quer dizer?
8. O que significa a expressão "dito e feito"?
9. Qual foi a surpresa das crianças um dia depois de a portinhola da gaiola ser aberta?
10. A expressão "adivinhem o quê" aparece no texto entre dois travessões. Você sabe por quê? A quem esse comentário é dirigido? Por que a autora usou esse recurso?
11. Você já sabe que qualquer assunto de nosso dia-a-dia pode virar uma crônica. O compositor e cantor Chico Buarque de Holanda fez uma música chamada Cotidiano. Leia uma estrofe da música e responda às questões.
"Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca
De hortelã..."
a) O que siginifica a palavra cotidiano?
b) O personagem da música parece satisfeito com seu cotidiano? Justifique.
12. Se você pudesse mudar algo em seu dia-a-dia, o que mudaria? Por quê?
13. Faça uma descrição de uma cena que acontece na sala de aula. Crie um título para a cena que você descreveu. Leia o título para os colegas para que eles tentem adivinhar a cena descrita.

Obs.: Ótimo momento para discussão sobre a criação de animais em cativeiro.
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