A nova gripe está aí, rondando nossas casas e nossas escolas. Então, o que não pode faltar é informação. Cabe a cada escola e a cada educador preparar seus alunos para evitá-la. Mas como não poderia deixar de ser, as piadinhas já surgiram na internet e não são dificeis de encontrar. As charges são ótimas ferramentas para trabalhar a leitura, principalmente porque trazem sempre aquele tipo de leitura à qual, muitas vezes, não damos importância: a chamada linguagem não-verbal (expressões das personagens e idéia de movimento, por exemplo). Trabalhamos algumas em sala de aula, o que trouxe mais informação, evitando equívocos quanto à transmissão da gripe e (por que não?!)trazendo descontração.
Na charge a seguir, por exemplo, os alunos são levados a perceber:
-os personagens (conhecidos ou não);
-fisionomia dos personagens (uso de máscaras);
-a quem se dirige o personagem Leitão (aos companheiros ou aos leitores);
- a falta de informação de alguns dos personagens (formas de transmissão da gripe) e outros.
Outra, que possui personagens conhecidos das crianças, é apresentada abaixo, podendo ser abordadas as seguintes questões:
- o que há de engraçado na charge;
- que circunstância atual faz com que o Lobo fique com medo dos Três Porquinhos.
Aguardamos sua sugestão.
oBRIGADO POR DEPOSITAREM SUAS SUGESTÕES NO BLOG, SOU PROFESSORA DAS SÉRIES INICIAIS.MORO NO RIO GRANDE DO SUL E NOSSAS AULAS RETORNAM AGORA NA SEMANA DO DIA 24 LEVAREI ESSAS DUAS SUGESTÕES PARA TRABALHAR NA SALA DE AULA.
ResponderExcluir