SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

10 de ago de 2009

"Gripe suína" na sala de aula

A nova gripe está aí, rondando nossas casas e nossas escolas. Então, o que não pode faltar é informação. Cabe a cada escola e a cada educador preparar seus alunos para evitá-la. Mas como não poderia deixar de ser, as piadinhas já surgiram na internet e não são dificeis de encontrar. As charges são ótimas ferramentas para trabalhar a leitura, principalmente porque trazem sempre aquele tipo de leitura à qual, muitas vezes, não damos importância: a chamada linguagem não-verbal (expressões das personagens e idéia de movimento, por exemplo). Trabalhamos algumas em sala de aula, o que trouxe mais informação, evitando equívocos quanto à transmissão da gripe e (por que não?!)trazendo descontração.
Na charge a seguir, por exemplo, os alunos são levados a perceber:
-os personagens (conhecidos ou não);
-fisionomia dos personagens (uso de máscaras);
-a quem se dirige o personagem Leitão (aos companheiros ou aos leitores);
- a falta de informação de alguns dos personagens (formas de transmissão da gripe) e outros.







Outra, que possui personagens conhecidos das crianças, é apresentada abaixo, podendo ser abordadas as seguintes questões:
- o que há de engraçado na charge;
- que circunstância atual faz com que o Lobo fique com medo dos Três Porquinhos.







Aguardamos sua sugestão.

Um comentário:

  1. oBRIGADO POR DEPOSITAREM SUAS SUGESTÕES NO BLOG, SOU PROFESSORA DAS SÉRIES INICIAIS.MORO NO RIO GRANDE DO SUL E NOSSAS AULAS RETORNAM AGORA NA SEMANA DO DIA 24 LEVAREI ESSAS DUAS SUGESTÕES PARA TRABALHAR NA SALA DE AULA.

    ResponderExcluir

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.

Related Posts with Thumbnails