SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

20 de fev. de 2011

Indicação de site sobre Literatura de Cordel

Devido ao crescente interesse das pessoas pela Literatura de Cordel e em atenção a alunos que nos procuram com dúvidas referentes a este tipo de poema, achei por bem indicar o seguinte site: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/cordel/cordel.htm
Lá, estudantes e professores encontrarão informações importantes e muito interessantes sobre a arte de fazer e declamar cordel. O site explica de um jeito muito claro os tipos de métricas existentes e traz indicação de outros sites sobre o assunto. Vale conferir.

9 de fev. de 2011

Dilma fala amanhã em rádio e TV sobre volta às aulas

A presidente Dilma Rousseff fará pronunciamento, na noite de amanhã, em cadeia de rádio e TV, para cumprimentar estudantes e professores pela volta às aulas. Em seu primeiro pronunciamento oficial desde que assumiu o poder, gravado no Palácio da Alvorada na manhã de ontem, a presidente reafirmará seu compromisso de melhorar o status dos professores, cobrará responsabilidade das famílias no dia a dia dos alunos e citará metas do governo para o ensino básico.
Na campanha, ela se comprometeu a elevar os investimentos em educação para 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, o País investe 4,7% no setor. A falta de capacitação de professores, os baixos salários e a precariedade de salas de aula, laboratórios e quadras esportivas são obstáculos para a melhoria do ensino, segundo as próprias análises do Ministério da Educação. Em 2010, o Brasil ficou na 73ª posição no ranking da educação, do Índice de Desenvolvimento Humano, das Nações Unidas, numa lista de 169 países.

5 de fev. de 2011

Sugestão de texto para reflexão com os alunos

Os primeiros dias de aula são fundamentais para se construir um ambiente mais propício à aprendizagem e ao bom relacionamento entre os envolvidos no processo. Segue sugestão de um texto que leva à reflexão sobre valores que não podem faltar em qualquer fase do relacionamento humano.

O LAGO DE LEITE
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado.

Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levasse apenas um copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido.

O rei, muito entusiasmado, esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite.

Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite.

Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite, se só o meu for de água, ninguém vai notar..."

Sugestão
Além das atividades comuns de interpretação, deve-se levar os alunos a refletirem sobre o que faltou aos moradores para que a ideia do rei desse certo. Respostas como Honestidade, Cooperação e União são algumas das esperadas.
Related Posts with Thumbnails