As dificuldades enfrentadas pelos professores, para despertarem o interesse dos alunos pela escrita e leitura, são constantes nas séries do ensino fundamental e médio. Os alunos lêem pouco, consequentemente, escrevem menos ainda.

Há vários agravantes que levam os alunos a não gostarem de ler e escrever como por exemplo, a falta de incentivo na infância, a falta de interesse do próprio aluno, o teor das literaturas das quais são obrigados a lerem, etc. Assim, além dos alunos escreverem e lerem por obrigação e não por prazer, sentem grande dificuldade ao elaborarem seus textos. As frases são mal redigidas, palavras são escritas de forma errada, além do assunto não ter consistência do início ao fim do texto, esses são alguns problemas que são possíveis de visualizar nas redações dos alunos. Falta bagagem, conhecimento de mundo para elaborarem os textos.

A leitura é capaz de possibilitar uma escrita mais elaborada, mais consistente, prazerosa e culta.

Atualmente, algumas escolas têm realizado projetos de incentivo à leitura, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para tal. Em algumas escolas municipais de Porto Alegre são feitas oficinas de leitura e escrita, o que tem ajudado na solução do problema.

A escola de ensino fundamental SaintHillaire, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, tem obtido sucesso com as oficinas de leitura e escrita. Nas oficinas os alunos escrevem poesias, textos narrativos e dissertativos, sempre com o auxílio de alguns professores de língua portuguesa. Também são convidados estudantes de letras e professores de literatura de outras escolas. Alguns textos são publicados no jornal da escola e na revista que a escola possui, com o nome de Letras na Lomba, nome este criado pelos próprios alunos.

Outras escolas públicas têm adotado essa metodologia e dizem estar dando certo, pois têm conseguido fazer os alunos escreverem e lerem mais e melhor e, o principal de tudo, eles lêem por prazer e não por obrigação.

Em sala da aula, alguns professores criaram o dia do livro. Neste dia, o professor leva uma caixa com vários livros literários, que os alunos escolhem ao seu gosto e depois escrevem um resumo do livro e contam a história aos outros colegas.

Os movimentos realizados têm o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela leitura para que os possam escrever mais e melhor mas, também podem, futuramente, formar novos e brilhantes escritores.

A leitura precisa ser incentivada na infância pelos pais, pela família. Mas sabemos que isso é algo complicado, pois muitos pais não possuem o hábito de ler e, na maioria das vezes, nem o sabem. Sendo assim, resta a escola, que deverá criar metodologias e projetos, não somente em sala de aula, mas na escola como um todo, para educar os alunos para a prática da leitura.

O hábito de ler os levará a escrever melhor. As interpretações e os olhares tornam-se mais amplos diante dos assuntos expostos. Através da leitura o aluno tem a possibilidade de questionar os seus próprios hábitos e atitudes, questionar o mundo e tornar-se mais culto.

É preciso redescobrir o prazer de ler, é preciso redescobrir o gosto pela leitura. Novos escritores podem surgir a partir desses bons leitores. Precisamos de novos leitores e escritores com uma nova visão, precisamos formas escritores capazes, com uma visão crítica, com uma visão ampla do mundo que os cerca. Precisamos de pessoas que escrevam e leiam, mas por prazer, pelo simples prazer de ler e escrever.
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