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27 de fev. de 2010

Atividade da CF 2010

Trabalhamos esta semana, mais este texto cujo assunto é o Dinheiro. Por isso, fizemos a relação dele com a Campanha da Fraternidade 2010 e com o texto que acompanha o cartaz.

Dinheiro...


Por que corre tanto?
Que tantas contas são essas para pagar?
Por que essa aflição na alma
e essa falta de tempo para a vida?
Por quê você transforma os seus momentos,
que deveriam ser de descanso,
depois de um dia inteiro de trabalho
 em um tormento sem fim?
O que tanto lhe falta que não permite viver
uma vida, ainda que modesta,
de maneira tranqüila, serena?


Dizem que devemos buscar incessantemente o sucesso,
que devemos ganhar mais para ter mais.
Mais o quê?


Quanto custa um minuto de paz?
Quanto custa meia hora de amor sincero?
Quanto custa a saúde plena?
Quanto custa o viver em família?
Quanto custa dormir sem calmantes
por uma noite inteira?
Quanto custa poder andar, falar,
sorrir sem nenhum aparelho?
Quanto custa ter amigos com quem contar?
Quanto custa conhecer Deus?


Cuide para saber onde está o seu coração.
Se ele estiver preso ao dinheiro
e às conquistas materiais, pode ser que você não encontre
o que lhe satisfaça, e o vazio na alma
deixará para sempre uma pergunta inquietante:
"E o que tens ajuntado, para quem será?”
 
Estudo do Texto
1.O autor do texto "Dinheiro" e o autor do texto que acompanha o cartaz da CF 2010:
(   ) têm ideias diferentes quanto à influência do dinheiro em nossas vidas.
(   ) têm ideais semelhantes quanto à influência do dinheiro em nossas vidas.
(   ) são indiferentes com relação à influência que o dinheiro tem sobre nós.
2. O autor do poema faz várias perguntas. O que ele pretende com isso?
(   ) Encontrar respostas prontas.
(   ) Fazer-nos refletir sobre algumas de nossas atitudes.
(   ) Mostrar que a vida não tem valor algum.
3. Releia: "Se ele estiver preso ao dinheiro..."
a) A palavra em destaque se refere a quê?
b) Qual o significado da palavra preso neste trecho?
4. Responda:
Quanto custa um minuto de paz para você?
5. Encontre no texto o sinônimo das seguintes palavras:
tormento - simples - tranquila - sem parar - completa - incômoda
6. Que resposta daria à última pergunta do texto:
a) uma pessoa egoísta?
b) uma pessoa solidária?
 
(Sugestões de Atividades para trabalhar a CF 2010? Envie para lereumabeleza@gmail.com que teremos o prazer de divulgá-las com os devidos créditos.)

25 de fev. de 2010

Participantes do Projeto de Educação Patrimonial são homenageadas

Professoras e Especialistas da E. M. Dr. Viriato Diniz Mascarenhas, participantes do Projeto de Educacional Patrimonial da Secretaria Municipal de Educação, foram homenageadas no mês de fevereiro. O Projeto visava a conscientização da sociedade sobre a necessidade de se conhecer nossos bens históricos para melhor preservá-los.
As professoras Betânia, Patrícia, Cidinha, Maria Denízia e as Especialistas Marília e Kátia.

A equipe participante do Projeto e a Vice-Diretora Dadimar.


Detalhes do troféu: uma justa homenagem!

23 de fev. de 2010

Atividade com o Cartaz da CF

1.Relacione a linguagem não-verbal utilizada no cartaz aos seus significados:
a) fundo escuro
b) vela de dinheiro
c) mãos postas
d) cintilar do ouro e das moedas
(   ) prece, súplica
(   ) penumbra, sombra
(   ) ambição e desamor
(   ) drama, angústia
2. Abrir os olhos sobre as necessidades do próximo significa viver:
(   ) na solidão.
(   ) em fraternidade.
(   ) com ganância.
3. Encontre no texto o sinônimo das palavras:
a) ambição
b) escuridão
c) sem necessidade
d) brilho
4.São ideias contidas no texto:
(   ) O dinheiro é mau.
(   ) Vivemos num mundo domindo pelo mercado.
(   ) Quem deposita sua felicidade no dinheiro, é escravo dele.
(   ) Sentimentos de fraternidade não devem fazer parte de nosso dia-a-dia.
5.O cartaz nos convida:
(   ) a abandonar tudo que temos e conquistamos.
(   ) a sermos independentes dos bens materiais.
6.Leia o trecho para um colega.

O dinheiro em si não é bom nem mau. O que a Bíblia ensina é que: “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (I Timóteo 6.10). A Bíblia nos ensina que devemos usar coisas e amar pessoas. Deus nos diz que pessoas são mais importantes do que bens.
7. De acordo com o texto acima:
As coisas foram feitas para serem __________________________________ e as ________________________ para serem amadas.
8. Pergunte à pessoa para quem você leu o trecho acima o que ela entendeu do versículo que aparece no texto.
9. E você, o que pensa: o dinheiro é bom ou mau? Justifique.
10. Escreva uma frase usando as palavras dinheiro e pessoas. Seja criativo(a)!
11. Quando falamos sobre dinheiro, aparecem alguns termos ou expressões curiosas, como:

“fulano é de meia pataca”
“isso não vale um vintém”

Preste atenção nas expressões destacadas abaixo:
Ricardo é tão pão-duro!
João é mão-aberta.
Que homem avarento!
Neste açougue não vendemos fiado.
- O que essas expressões significam? Anote.
Obs. Ver texto que acompanha o cartaz em postagem anterior.

21 de fev. de 2010

Ser professor: uma escolha de poucos

Pesquisa com estudantes do Ensino Médio comprova a baixa atratividade da docência
Nos últimos anos, tornou-se comum a noção de que cada vez menos jovens querem ser professores. Faltava dimensionar com mais clareza a extensão do problema. Um estudo encomendado pela Fundação Victor Civita (FVC) à Fundação Carlos Chagas (FCC) traz dados concretos e preocupantes: apenas 2% dos estudantes do Ensino Médio têm como primeira opção no vestibular graduações diretamente relacionadas à atuação em sala de aula - Pedagogia ou alguma licenciatura (leia o gráfico abaixo).

Uma profissão desvalorizada


Só 2% dos entrevistados pretendem cursar Pedagogia ou alguma Licenciatura, carreiras pouco cobiçadas por alunos das redes pública e particular.
A pesquisa, que ouviu 1.501 alunos de 3º ano em 18 escolas públicas e privadas de oito cidades, tem patrocínio da Abril Educação, do Instituto Unibanco e do Itaú BBA e contou ainda com grupos de discussão para entender as razões da baixa atratividade da carreira docente. Apesar de reconhecerem a importância do professor, os jovens pesquisados afirmam que a profissão é desvalorizada socialmente, mal remunerada e com rotina desgastante (leia as frases em destaque).

"Se por acaso você comenta com alguém que vai ser professor, muitas vezes a pessoa diz algo do tipo: 'Que pena, meus pêsames!'"
Thaís*, aluna de escola particular em Manaus, AM
"Se eu quisesse ser professor, minha família não ia aceitar, pois investiu em mim. É uma profissão que não dá futuro."
André*, aluno de escola particular em Campo Grande, MS
* Os nomes dos alunos entrevistados foram alterados para preservar a confidencialidade da pesquisa
O Brasil já experimenta as consequências do baixo interesse pela docência. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas no Ensino Médio e nas séries finais do Ensino Fundamental o déficit de professores com formação adequada à área que lecionam chega a 710 mil (leia o gráfico ao lado). E não se trata de falta de vagas. "A queda de procura tem sido imensa. Entre 2001 e 2006, houve o crescimento de 65% no número de cursos de licenciatura. As matrículas, porém, se expandiram apenas 39%", afirma Bernardete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e supervisora do estudo. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2009, o índice de vagas ociosas chega a 55% do total oferecido em cursos de Pedagogia e de formação de professores.

Faltam bons candidatos


A baixa procura contrasta com a falta de docentes com formação adequada

Um terço dos jovens pensou em ser professor, mas desistiu
O estudo indica ainda que a docência não é abandonada logo de cara no processo de escolha profissional. No total, 32% dos estudantes entrevistados cogitaram ser professores em algum momento da decisão. Mas, afastados por fatores como a baixa remuneração (citado nas respostas por 40% dos que consideraram a carreira), a desvalorização social da profissão e o desinteresse e o desrespeito dos alunos (ambos mencionados por 17%), acabaram priorizando outras graduações. O resultado é que, enquanto Medicina e Engenharia lideram as listas de cursos mais procurados, os relativos à Educação aparecem bem abaixo (leia os gráficos na página ao lado).

Um recorte pelo tipo de instituição dá mais nitidez a outra face da questão: o tipo de aluno atraído para a docência. Nas escolas públicas, a Pedagogia aparece no 16º lugar das preferências. Nas particulares, apenas no 36º. A diferença também é grande quando se consideram alguns cursos de disciplinas da Escola Básica. Educação Física, por exemplo, surge em 5º nas públicas e 17º nas particulares. "Essas informações evidenciam que a profissão tende a ser procurada por jovens da rede pública de ensino, que em geral pertencem a nichos sociais menos favorecidos", afirma Bernardete. De fato, entre os entrevistados que optaram pela docência, 87% são da escola pública. E a grande maioria (77%), mulheres.
O perfil é bastante semelhante ao dos atuais estudantes de Pedagogia. De acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de Pedagogia, 80% dos alunos cursaram o Ensino Médio em escola pública e 92% são mulheres. Além disso, metade vem de famílias cujos pais têm no máximo a 4ª série, 75% trabalham durante a faculdade e 45% declararam conhecimento praticamente nulo de inglês. E o mais alarmante: segundo estudo da consultora Paula Louzano, 30% dos futuros professores são recrutados entre os alunos com piores notas no Ensino Médio. O panorama desanimador é resumido por Cláudia*, aluna de escola pública em Feira de Santana, a 119 quilômetros de Salvador: "Hoje em dia, quase ninguém sonha em ser professor. Nossos pais não querem que sejamos professores, mas querem que existam bons professores. Assim, fica difícil".

Especialista sugere veto às pulseiras do sexo

As pulseiras coloridas viraram moda entre as meninas pré-adolescentes pelo apego estético. O significado sexual que elas carregam na Inglaterra, porém, não "pegou" entre as brasileiras. A grande maioria simplesmente desconhece o assunto.

No entanto, o recomendado aos pais é não deixar as filhas usarem o adereço. "Tem gente que pode achar que é uma provocação, porque elas carregam originalmente esse apelo sexual. Para que ninguém fique na dúvida, melhor não usar", diz a psicóloga Marina Vasconcellos, que tem especialização em terapia familiar pela Unifesp e é mãe de duas garotas - uma de nove e outra de 11 anos.
"Quando elas apareceram em casa com essas pulseirinhas, não vi nada de mais. Mas quando li na imprensa que na Inglaterra, onde foram inventadas, elas servem para designar brincadeiras sexuais, eu as proibi na mesma hora de usarem essas pulseiras."
Cada cor representa uma ação que vai desde um inocente beijo no rosto até uma relação sexual completa. Para ter essa "prenda", bastaria, em tese, que o garoto quebrasse a pulseira da menina. "Mas todo mundo sabe que isso não tem nada a ver", diz Ana Carolina Russo, 14 anos, estudante do Primeiro Ano do Ensino Médio. "As pulseiras são até bonitinhas. Eu e minhas amigas até usamos de vez em quando. Mas ninguém vai fazer nada disso do que falam por aí."
A doutora Marina concorda com Ana Carolina. "A maioria dessas meninas nem sabe o que essas coisas significam". A pulseira vermelha, por exemplo, dá direito a uma "lap dance" - será que uma menina de 14 anos sabe o que é isso?
O ideal, segundo a doutora Marina, "é não apressar a sexualidade da criança". Ela explica: "Se tem 10 anos no máximo, melhor nem falar nada - é pura inocência. Se tem 14, uma boa saída é mostrar as reportagens sobre as pulseiras e deixar com que as próprias meninas se posicionem. Elas vão acabar se assustando e deixando as pulseiras de lado."
Por precaução, alguns colégios de São Paulo proibiram o uso das pulseiras. É o caso do Santa Clara, uma escola de freiras na Vila Madalena (Zona Oeste) - coincidentemente, o local em que estudam as filhas da doutora Marina.
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17 de fev. de 2010

Os "Cavaleiros da Cultura" vêm aí!

Conheça o trajeto da II etapa da Cavalgada Cultural
Após percorrerem quatro mil quilômetros de carro, os Cavaleiros da Cultura definiram o trajeto de Belo Horizonte até Paracatu, no noroeste de Minas Gerais. Foram duas viagens de reconhecimento de roteiro para marcar locais de descanso, acampamento e escolas para doação de livros.

De acordo com a equipe responsável pelo roteiro, as maiores dificuldades estão em pontos isolados, como a região de Buritizinho, além do trecho de 47 quilômetros entre Três Marias e Luislândia do Oeste (MG), que fica às margens da BR-040.
Veja algumas cidades  definidas no roteiro:
- Belo Horizonte (MG)
- Araçaí (MG)
- Cordisburgo (MG)
- Curvelo (MG)
- Morro da Garça (MG)
- Buritizinho (MG)
- Andréquicé (MG)
- Três Marias (MG)
- Luislândia (MG)
- Lages (MG)
- João Pinheiro (MG)
- Paracatu (MG)
Curvelo está entre as cidades que receberão os Cavaleiros da Cultura.

Oração da CF 2010

Oração da Campanha da Fraternidade 2010 Ecumênica

“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” Mt 6,24c

Ó Deus criador,
do qual tudo nos vem,
nós te louvamos
pela beleza e perfeição
de tudo que existe
como dádiva gratuita para a vida.

Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna,
aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.
Ilumina, ó Deus, nossas mentes
para compreender que a boa nova que vem de ti é amor,
compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.

Reconhecemos nossos pecados
de omissão diante das injustiças
que causam exclusão social e miséria.
Pedimos por todas as pessoas
que trabalham na promoção do bem comum
e na condução de uma economia a serviço da vida.

Guiados pelo teu Espírito,
queremos viver o serviço e a comunhão,
promovendo uma economia fraterna e solidária,
para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
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