SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

14 de mar. de 2011

Atividade sobre a Campanha da Fraternidade 2011

Antes da leitura do texto que acompanha o cartaz da CF 2011, faz-se necessário apresentar o objetivo de uma campanha da fraternidade, bem como relembrar temas trabalhados por campanhas anteriores.

CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011


O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.
A figura do rio, com a água escurecida e suja, representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde, em meio à devastação, ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. A imagem é, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).
Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' - a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

ESTUDO DO TEXTO
1. O cartaz é um tipo de texto:
(   ) informativo.
(   ) publicitário.
(   ) narrativo.
(   ) instrucional.
2. Qual é o tema da CF 2011?
3. O lema "A criação geme em dores de parto" refere-se:
(   ) à vitória da vida sobre a morte.
(   ) ao sofrimento causado pela degradação do ambiente.
(   ) à presença da borboleta.
4. O cartaz possui dois planos. No segundo plano, percebemos:
(   ) a borboleta e a hera sobre o muro.
(   ) a poluição causada por atividades humanas.
(   ) o broto incrustado no muro.
5. A presença da borboleta em primeiro plano representa:
(   ) a esperança.
(   ) a poluição.
(   ) a dor.
6. Relacione as palavras aos sinônimos:
a) degradando
b) plúmbeo
c) contraste
d) incrustadas
e) áspero
f) rompe
(   ) cor de chumbo.
(   ) move.
(   ) oposição.
(   ) duro.
(   ) destruindo.
(   ) agarradas.

8 de mar. de 2011

Homenagem à Mulher

Ai de nós...
                                      Rogério Trindade
Ai dos pequeninos,
Se não pudessem contar,
Algum dia, com teus mimos.

Ai dos jovens e rapazes,
Se não pudessem contar
Com teu sorriso, ainda que fugaz.

Ai dos homens e maridos,
Se não pudessem contar
Com teu ombro amigo.

Ai dos desempregados,
Se não pudessem contar
Com tua força, ali do lado.

Ai dos grandes senhores,
Se não pudessem contar
Com teu par de olhos sonhadores.

Ai dos opressores e tiranos,
Se não pudessem contar
Contigo, a aplacar seus sonhos profanos.

Ai do sofrido trabalhador,
Se não pudesse contar,
De alguma forma, com teu vigor.

Ai dos pequenos e oprimidos,
Se não pudessem contar
Contigo, a defender os perseguidos.

Ai do nosso mundo,
Se não pudesse contar
Com o que vem lá do fundo,
De tua alma.

Ai de nós...
Se não pudéssemos contar
Com a magia, a beleza e a força
Desta, que Deus nos ensinou a chamar
Mulher!

Parabéns a todas as amigas que receberam o dom de ser MULHER!!!





6 de mar. de 2011

Carnaval 2011 Dr. Viriato

Mais um evento que foi um sucesso! Alunos e professores puderam se divertir em ritmo de marchinhas carnavalescas e muita harmonia em comemoração ao Carnaval 2011, nesta última sexta, dia 4 de março. Parabéns a todos!
Pequenos foliões, grande alegria

4 de mar. de 2011

Trabalhando Carnaval

A charge é um desenho ou uma pequena história em quadrinhos que possui um caráter humorístico e crítico. Destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas.
As charges são elaboradas por desenhistas e podem retratar diversos temas como, por exemplo, assuntos cotidianos, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc.
As charges costumam ser publicadas em jornais, revistas, livros, etc.
Na sala de aula, podem ser exploradas de várias maneiras. Trabalhamos as três apresentadas abaixo, aproveitando o tema Carnaval. A influência portuguesa e africana em nossa cultura também foi abordada, sobretudo no que diz respeito ao samba e aos instrumentos utilizados. A reportagem abaixo é um ótimo exemplo de texto que pode ser trabalhado.
TEXTO 1
As influências da África no samba

O RJTV exibe uma série especial de reportagens sobre as influências de outros países, outras culturas, no nosso carnaval. Da África veio o batuque, a essência do nosso samba

O batuque, o suingue e até alguns instrumentos do ritmo brasileiro vieram da África. É um som que foi para o Brasil nos navios negreiros. Parte do que somos veio da Costa do Marfim, do Togo, de Gana, de Benin, da Nigéria, mas, principalmente, veio de Angola. Foi do país onde também se fala português que veio a maior parte dos escravos. Lá, a mistura dos ritmos africanos com o violão lusitano deu frutos.
Depois de uma viagem que levava de 40 a 60 dias, os escravos chegavam ao Rio de Janeiro. Ao longo de três séculos de tráfico negreiro, algo em torno de 15 milhões de escravos foram trazidos para o Brasil. Destes, 9 milhões eram angolanos. É como se uma outra Angola passasse a viver no Brasil.
Os escravos eram maioria na população do Rio. Trabalhavam nas casas, nas tarefas do dia a dia da cidade, nos campos e nas fazendas em torno do centro urbano. Religião, costumes, tudo foi sendo incorporado. Cantos e toques dos terreiros, danças que louvavam a vida, ritos em memória dos ancestrais. Tudo se misturou e a mistura virou samba.
 
Obs.: Aqui, os alunos têm uma aula de História e percebem quais foram os países que mais contribuíram para o surgimento do samba.
 
TEXTO 2
TEXTO 3
TEXTO 4

As charges podem ser exploradas de várias formas:
  • o tipo de linguagem (verbal e não verbal);
  • o tipo de linguagem predominante;
  • o objetivo deste tipo de texto;
  • os assuntos tratados;
  • as figuras de linguagem.
PRODUÇÃO DE TEXTO
A partir da charge abaixo, a turma fez uma Produção de Texto Coletiva, optando por um texto dissertativo que alerta para o uso da bebida alcóolica antes de dirigir.

Alec, um dos alunos, concluiu muito bem a produção dizendo: "Quem toma bebida alcóolica antes de dirigir, entrega nas mãos da morte o volante."

20 de fev. de 2011

Indicação de site sobre Literatura de Cordel

Devido ao crescente interesse das pessoas pela Literatura de Cordel e em atenção a alunos que nos procuram com dúvidas referentes a este tipo de poema, achei por bem indicar o seguinte site: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/cordel/cordel.htm
Lá, estudantes e professores encontrarão informações importantes e muito interessantes sobre a arte de fazer e declamar cordel. O site explica de um jeito muito claro os tipos de métricas existentes e traz indicação de outros sites sobre o assunto. Vale conferir.

9 de fev. de 2011

Dilma fala amanhã em rádio e TV sobre volta às aulas

A presidente Dilma Rousseff fará pronunciamento, na noite de amanhã, em cadeia de rádio e TV, para cumprimentar estudantes e professores pela volta às aulas. Em seu primeiro pronunciamento oficial desde que assumiu o poder, gravado no Palácio da Alvorada na manhã de ontem, a presidente reafirmará seu compromisso de melhorar o status dos professores, cobrará responsabilidade das famílias no dia a dia dos alunos e citará metas do governo para o ensino básico.
Na campanha, ela se comprometeu a elevar os investimentos em educação para 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, o País investe 4,7% no setor. A falta de capacitação de professores, os baixos salários e a precariedade de salas de aula, laboratórios e quadras esportivas são obstáculos para a melhoria do ensino, segundo as próprias análises do Ministério da Educação. Em 2010, o Brasil ficou na 73ª posição no ranking da educação, do Índice de Desenvolvimento Humano, das Nações Unidas, numa lista de 169 países.

5 de fev. de 2011

Sugestão de texto para reflexão com os alunos

Os primeiros dias de aula são fundamentais para se construir um ambiente mais propício à aprendizagem e ao bom relacionamento entre os envolvidos no processo. Segue sugestão de um texto que leva à reflexão sobre valores que não podem faltar em qualquer fase do relacionamento humano.

O LAGO DE LEITE
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado.

Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levasse apenas um copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido.

O rei, muito entusiasmado, esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite.

Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite.

Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite, se só o meu for de água, ninguém vai notar..."

Sugestão
Além das atividades comuns de interpretação, deve-se levar os alunos a refletirem sobre o que faltou aos moradores para que a ideia do rei desse certo. Respostas como Honestidade, Cooperação e União são algumas das esperadas.
Related Posts with Thumbnails