Os alunos adoraram trabalhar o cordel "O vendedor de ovos".
O Vendedor de ovos
Um homem vendia ovos
numa feira da usina
numa época de São João
uma senhora grã-fina
lhe encomendou ovos grandes
que não tivessem ruína
Ele carregou a égua
com dois pares de caixão
e os ovos da mulher
colocou no caldeirão
e amontou-se na égua
levando o mesmo na mão
Ao passar na linha férrea
o maquinista lhe avistou
montado no meio da carga
o maquinista apitou
e com o apito da máquina
a égua se assustou
E na corda do apito
o maquinista pendurou-se
com o apito estridente
a égua mais espantou-se
e o caldeirão com os ovos
da mulher, logo quebrou-se
O homem pulou da carga
logo a cangalha virou
e as quatro caixas de ovos
de serra abaixo embolou
a égua vidrou os olhos
e no momento endoidou
Correu da estrada afora
com o pescoço levantado
o homem foi pegar ela
caiu dentro dum valado
a estrada virou lama
fedendo a ovo quebrado
Voltou o pobre pra casa
com a roupa toda molhada
as caixas fedendo a ovos
e a cangalha quebrada
e a égua findou a vida
para sempre espantada.
Fim
Sugestões: Explorar as rimas, número de versos e estrofes e a linguagem utilizada.
Blog destinado à divulgação de atividades de leitura, produção de texto e eventos escolares.
SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!
9 de out. de 2009
LEITURA: CORDEL
FALANDO DE CORDEL
As histórias de cordel costumam vir ilustradas com xilogravuras, um processo artesanal de impressão de imagens. As xilogravuras são ilustrações feitas a partir de gravuras talhadas em madeira, um tipo de arte muito comum no nordeste do Brasil. A seguir, algumas xilogravuras produzidas por José Borges, um dos mais importantes gravuristas de nosso país.
ATIVIDADE PARA DOWNLOAD
As histórias de cordel costumam vir ilustradas com xilogravuras, um processo artesanal de impressão de imagens. As xilogravuras são ilustrações feitas a partir de gravuras talhadas em madeira, um tipo de arte muito comum no nordeste do Brasil. A seguir, algumas xilogravuras produzidas por José Borges, um dos mais importantes gravuristas de nosso país.
ATIVIDADE PARA DOWNLOAD
LEITURA: CORDEL
A literatura de cordel faz parte da cultura popular nordestina. São folhetos que, sempre com rimas e estrofes que possuem seis ou sete versos, abordam assuntos variados. Falam de amor, das dificuldades pessoais, das secas, das catástrofes, de bravura, de temas políticos e religiosos, das coisas do dia-a-dia. Têm esse nome porque costumam ser expostos pendurados em cordéis.
Autores famosos também escrevem cordel! O exemplo a seguir foi escrito por Ana Maria Machado. Os alunos podem observar o ritmo das palavras e da fala melodiosa, além de adorarem cantar. O texto está disponível no livro "Alegria de Saber" - Português - 4ª série e chama-se "A peleja". Vale a pena trabalhar também as atividades do livro que, dentre outros aspectos, explora os traços físicos e psicológicos dos personagens.
Autores famosos também escrevem cordel! O exemplo a seguir foi escrito por Ana Maria Machado. Os alunos podem observar o ritmo das palavras e da fala melodiosa, além de adorarem cantar. O texto está disponível no livro "Alegria de Saber" - Português - 4ª série e chama-se "A peleja". Vale a pena trabalhar também as atividades do livro que, dentre outros aspectos, explora os traços físicos e psicológicos dos personagens.
8 de out. de 2009
Ex-aluna envia texto para apreciação
Aline Pereira Machado, ex-aluna da Escola Dr. Viriato, enviou uma bela produção de texto para que apreciássemos. Ela cursa atualmente o 9º Ano na E. E. Bolivar de Freitas e o texto é resultado de um trabalho realizado pela Profª. Idene com seus alunos. Aline afirmou que gostaria muito que a Profª. Rosângela visse seu texto, pois esta a incentivou muito. Confira!
VIDA DE UMA PATY
Sou roqueira e muito maneira
se quiser ser minha amiga
é só não fazer besteira.
Curto muito Creed e também Nickelback
mas não tenho nada contra o Jeito Moleque.
Dizem que sou doida
só por curtir Rock
mas isso nã quer dizer
que eu não possa te dar um toque.
Ei, você que se acha a tal
se continuar assim,
vai acabar se dando mal.
Preste bem atenção no que vou lhe dizer
olhe bem pra você,
mal sabe o ABC.
Colando e mal estudando
pode até passar.
Mas lá na frente você não vai brilhar.
Boba é aquela que te segue
e faz tudo o que você manda
pois mal sabe ela que já virou malandra.
Você, patricinha, que se acha a rainha
se continuar assim, vai acabar sozinha.
Não ajuda em casa,
mas vê se não atrapalha
pense bem duas vezes,
antes de fazer coisa errada.
Quando entra na cozinha e algo tenta fritar
é até perigoso botar fogo no lugar.
Por isso, não humilhe a empregada
porque ela, sim, sabe fazer
muitas coisas para você.
É muito importante pessoas assim tentarem mudar
pois ser patricinha não dá.
Seus pais pagam tudo para você
se dar bem no futuro
e, em troca, tu te esqueces de tudo.
Então, todos pensem muito bem
antes de seguir essa vida
que essa não é a melhor saída.
Ao contrário das boas pessoas
Paty não tem capacidade
pra viver a realidade.
VIDA DE UMA PATY
Sou roqueira e muito maneira
se quiser ser minha amiga
é só não fazer besteira.
Curto muito Creed e também Nickelback
mas não tenho nada contra o Jeito Moleque.
Dizem que sou doida
só por curtir Rock
mas isso nã quer dizer
que eu não possa te dar um toque.
Ei, você que se acha a tal
se continuar assim,
vai acabar se dando mal.
Preste bem atenção no que vou lhe dizer
olhe bem pra você,
mal sabe o ABC.
Colando e mal estudando
pode até passar.
Mas lá na frente você não vai brilhar.
Boba é aquela que te segue
e faz tudo o que você manda
pois mal sabe ela que já virou malandra.
Você, patricinha, que se acha a rainha
se continuar assim, vai acabar sozinha.
Não ajuda em casa,
mas vê se não atrapalha
pense bem duas vezes,
antes de fazer coisa errada.
Quando entra na cozinha e algo tenta fritar
é até perigoso botar fogo no lugar.
Por isso, não humilhe a empregada
porque ela, sim, sabe fazer
muitas coisas para você.
É muito importante pessoas assim tentarem mudar
pois ser patricinha não dá.
Seus pais pagam tudo para você
se dar bem no futuro
e, em troca, tu te esqueces de tudo.
Então, todos pensem muito bem
antes de seguir essa vida
que essa não é a melhor saída.
Ao contrário das boas pessoas
Paty não tem capacidade
pra viver a realidade.
Parabéns, Aline, pelo belo texto! Sucessos para você!!!
6 de out. de 2009
LIVRO GIGANTE VOLTA ÀS SALAS DE AULA
O Livro Gigante, mascote de nosso Projeto "Ler é uma beleza", estará de volta às salas de aula com duas missões: levar consigo alguns contadores de histórias e fazer a propaganda do Concurso "Ajude a escolher o nome de nosso mascote". Aguardem o Regulamento aqui mesmo no blog. Todos os alunos da Escola poderão participar.
2 de out. de 2009
ATIVIDADE DO PROJETO TRÂNSITO LEGAL
Um sucesso!!!
Assim pode ser descrita a culminância do Projeto Trânsito Legal desenvolvido por um professor da E. M. Dr. Viriato Diniz Mascarenhas com sua turma de 4ª Série. O projeto que tem como objetivos:
• Conscientizar as crianças e as famílias sobre a importância de cada sujeito do trânsito na construção de uma cidade melhor;
• Criar uma política, entre os envolvidos, de respeito à sinalização, às leis de trânsito e ao próximo;
• Contribuir para a melhoria do trânsito local;
• Aliar atividades de leitura à educação para o trânsito;
• Reconhecer hábitos e atitudes que valorizem a vida;
foi desenvolvido através de várias atividades descritas aqui mesmo no blog em várias postagens.
A atividade mais esperada do projeto foi a peça teatral "Transitando Legal", cujo cenário, que lembra uma cidade, a Cidade Legal, foi idealizado e montado por professor e alunos da 4ª série. A cidade fictícia contava até com semáforos que acendiam de verdade. Claro, tudo controlado por crianças com suas lanternas. O que chamou mais a atenção das outras crianças (todas as turmas do turno da tarde participaram) foi o fato de elas poderem participar ativamente do teatro, já que atuaram como passageiros de táxi ou de ônibus. Foi uma verdadeira aula sobre Trânsito, ou melhor, de como ser Legal no Trânsito!
Valeu 4ª Série!!! Confiram alguns dos muitos cliques que foram dados naquela tarde.
Autor: Prof.:....
CENÁRIO: Quarteirões de uma cidade.
SEMAFORILDO (Se dirigindo às crianças que irão visitar a Cidade Legal):
__Olá, crianças! Sejam bem-vindos!
Eu sou Semaforildo, o semáforo
Que orienta o movimento dos veículos
E todos já conhecem minhas três cores!
SEMAFORILDA (Também se dirigindo às crianças):
__E eu sou Semaforilda,
O semáforo para pedestres
E oriento o movimento destes
Com minhas duas cores famosas.
SEMAFORILDO:
__Esta é a Cidade Legal onde vocês verão
Que é fácil ser legal no trânsito.
Basta ter atenção
E respeitar a sinalização.
SEMAFORILDA:
__Quem dá vida ao trânsito
São as pessoas.
Cabe a cada uma delas
Conhecer o seu papel,
Levar a vida numa boa!
GUARDA (Se dirigindo aos personagens e às crianças):
__Mas espera aí...
O mesmo trânsito que
Leva vida e movimento
Pode até mesmo matar.
Suas cores famosas
Todos sabem interpretar?
SEMAFORILDO (Para o guarda):
__Mas é claro! Crianças inteligentes
Não querem dar aos pais dissabores
Por isso sabem interpretar
Todas as nossas cores.
Veja só: vermelho... amarelo... verde...
GUARDA:
É... parecem estar preparados
Mas vamos ver nas ruas
Com tanto movimento
A atenção deve ser redobrada.
MOTORISTA 1 (Chega de ônibus):
__Sejam bem-vindos à Cidade Legal!
Vamos passear de ônibus
Mas lembrem-se:
Braços e cabeças pelas janelas
Além de dar multa...
Pode ser fatal! (Sai levando alguns passageiros)
Outras duas crianças caracterizadas de ônibus também saem levando passageiros.
TAXISTA (Chega com o táxi):
__Lembrem-se de usar o cinto.
Crianças! Só no banco de trás
Tirar a atenção do motorista
E objetos pela janela... jamais! (Sai levando passageiros).
CRIANÇA (Ajudando um idoso a atravessar a rua):
__No trânsito, a boa educação
Deve ter sempre lugar.
Criança legal
Sabe os mais velhos ajudar!
PEDESTRE (Esperando o sinal para pedestres abrir):
__O sinal tá vermelho pra mim.
Vale a pena esperar!
Tanta vida pela frente...
Espero pelo verde
E na faixa vou atravessar.
MOTORISTA 2 (Deixando os passageiros no ponto):
__Ao descer do ônibus,
Espere parar completamente.
Após descer, nada de atravessar
Passando pela frente.
PEDESTRE (Atravessando a rua em local em que não há faixa):
__Atravesse a rua com atenção
Olhe para os dois lados.
Vá em linha reta
Sem correr, com cuidado.
CICLISTA (Andando de bicicleta próximo à calçada):
__Andar de bicicleta
É uma ótima diversão
Ande sempre pela direita
Nos outros, preste atenção.
Na calçada... não pode não!
MOTORISTA 3 (Parando no ponto):
__Aqui termina a viagem.
Agora é pra casa com cuidado
Respeite a todos pelo caminho
Na luta pela vida,
Todos somos aliados.
SEMAFORILDO:
__É isto aí, crianças!
Levem pra casa a lição:
Adulto ou criança,
Ajudar a melhorar o trânsito
É dever de todo cidadão!
SEMAFORILDA:
__É isso mesmo!
Cada de um de vocês
É um ser especial
Por isso, cuide da vida
Transitando legal.
Assista o vídeo clicando no link abaixo.
VÍDEO DA PEÇA TEATRAL TRANSITANDO LEGAL
Assim pode ser descrita a culminância do Projeto Trânsito Legal desenvolvido por um professor da E. M. Dr. Viriato Diniz Mascarenhas com sua turma de 4ª Série. O projeto que tem como objetivos:
• Conscientizar as crianças e as famílias sobre a importância de cada sujeito do trânsito na construção de uma cidade melhor;
• Criar uma política, entre os envolvidos, de respeito à sinalização, às leis de trânsito e ao próximo;
• Contribuir para a melhoria do trânsito local;
• Aliar atividades de leitura à educação para o trânsito;
• Reconhecer hábitos e atitudes que valorizem a vida;
foi desenvolvido através de várias atividades descritas aqui mesmo no blog em várias postagens.
A atividade mais esperada do projeto foi a peça teatral "Transitando Legal", cujo cenário, que lembra uma cidade, a Cidade Legal, foi idealizado e montado por professor e alunos da 4ª série. A cidade fictícia contava até com semáforos que acendiam de verdade. Claro, tudo controlado por crianças com suas lanternas. O que chamou mais a atenção das outras crianças (todas as turmas do turno da tarde participaram) foi o fato de elas poderem participar ativamente do teatro, já que atuaram como passageiros de táxi ou de ônibus. Foi uma verdadeira aula sobre Trânsito, ou melhor, de como ser Legal no Trânsito!
Valeu 4ª Série!!! Confiram alguns dos muitos cliques que foram dados naquela tarde.
Veja a peça teatral e confira o vídeo. A peça foi criada pelo professor.
Peça teatral “Transitando Legal”
Autor: Prof.:....
CENÁRIO: Quarteirões de uma cidade.
SEMAFORILDO (Se dirigindo às crianças que irão visitar a Cidade Legal):
__Olá, crianças! Sejam bem-vindos!
Eu sou Semaforildo, o semáforo
Que orienta o movimento dos veículos
E todos já conhecem minhas três cores!
SEMAFORILDA (Também se dirigindo às crianças):
__E eu sou Semaforilda,
O semáforo para pedestres
E oriento o movimento destes
Com minhas duas cores famosas.
SEMAFORILDO:
__Esta é a Cidade Legal onde vocês verão
Que é fácil ser legal no trânsito.
Basta ter atenção
E respeitar a sinalização.
SEMAFORILDA:
__Quem dá vida ao trânsito
São as pessoas.
Cabe a cada uma delas
Conhecer o seu papel,
Levar a vida numa boa!
GUARDA (Se dirigindo aos personagens e às crianças):
__Mas espera aí...
O mesmo trânsito que
Leva vida e movimento
Pode até mesmo matar.
Suas cores famosas
Todos sabem interpretar?
SEMAFORILDO (Para o guarda):
__Mas é claro! Crianças inteligentes
Não querem dar aos pais dissabores
Por isso sabem interpretar
Todas as nossas cores.
Veja só: vermelho... amarelo... verde...
GUARDA:
É... parecem estar preparados
Mas vamos ver nas ruas
Com tanto movimento
A atenção deve ser redobrada.
MOTORISTA 1 (Chega de ônibus):
__Sejam bem-vindos à Cidade Legal!
Vamos passear de ônibus
Mas lembrem-se:
Braços e cabeças pelas janelas
Além de dar multa...
Pode ser fatal! (Sai levando alguns passageiros)
Outras duas crianças caracterizadas de ônibus também saem levando passageiros.
TAXISTA (Chega com o táxi):
__Lembrem-se de usar o cinto.
Crianças! Só no banco de trás
Tirar a atenção do motorista
E objetos pela janela... jamais! (Sai levando passageiros).
CRIANÇA (Ajudando um idoso a atravessar a rua):
__No trânsito, a boa educação
Deve ter sempre lugar.
Criança legal
Sabe os mais velhos ajudar!
PEDESTRE (Esperando o sinal para pedestres abrir):
__O sinal tá vermelho pra mim.
Vale a pena esperar!
Tanta vida pela frente...
Espero pelo verde
E na faixa vou atravessar.
MOTORISTA 2 (Deixando os passageiros no ponto):
__Ao descer do ônibus,
Espere parar completamente.
Após descer, nada de atravessar
Passando pela frente.
PEDESTRE (Atravessando a rua em local em que não há faixa):
__Atravesse a rua com atenção
Olhe para os dois lados.
Vá em linha reta
Sem correr, com cuidado.
CICLISTA (Andando de bicicleta próximo à calçada):
__Andar de bicicleta
É uma ótima diversão
Ande sempre pela direita
Nos outros, preste atenção.
Na calçada... não pode não!
MOTORISTA 3 (Parando no ponto):
__Aqui termina a viagem.
Agora é pra casa com cuidado
Respeite a todos pelo caminho
Na luta pela vida,
Todos somos aliados.
SEMAFORILDO:
__É isto aí, crianças!
Levem pra casa a lição:
Adulto ou criança,
Ajudar a melhorar o trânsito
É dever de todo cidadão!
SEMAFORILDA:
__É isso mesmo!
Cada de um de vocês
É um ser especial
Por isso, cuide da vida
Transitando legal.
Assista o vídeo clicando no link abaixo.
VÍDEO DA PEÇA TEATRAL TRANSITANDO LEGAL
Assinar:
Postagens (Atom)