SEGUIDORES: FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM!

27 de jul. de 2009

Livros infantis estimulam o gosto pela leitura desde cedo


Estudos revelam que crianças que convivem com a leitura desde criança são mais propensas a sentir prazer por essa atividade, os cientistas recomendam que a melhor maneira de introduzir o gosto pela leitura é quando a criança ainda é bem nova, realizando leituras de livros infantis principalmente antes das sonecas e do sono noturno, porque é nessa hora que as crianças irão processar o que aprenderam.

A leitura de livros infantis faz com que a criança se interesse por histórias, conheça novas palavras e se interesse pelos livros seguindo o exemplo de seus pais, não apenas como uma atividade para acalmá-la na hora de dormir. Se essa atividade se torna um hábito com o tempo quando seus filhos alcançarem a idade certa para a leitura eles procurarão por aqueles livros que ouvia quando ia dormir e muitos outros, se aventurando pelo mundo mágico da leitura, gostando cada vez mais da viagem e crescerá uma criança culta se tornando um adulto inteligente e com grandes chances de se tornar uma pessoa realizada profissionalmente, já que a maior exigência do mercado de trabalho hoje em dia é o conhecimento, e muito desse conhecimento conseguimos através da leitura.

Disponível em: www.guiabrasilblog.com/livros-infantis-estimulam-o-gosto-pela-leitura-desde-cedo/

24 de jul. de 2009

Dia da Vovó

Cada ruga tua representa uma história
E são tantas...
Quantas experiências...
Quantas histórias para contar...
Quantos conselhos para dar...
Quanta paciência para nos suportar... Sempre cheias de atenção,
De carinho,
De amor.

Esquecem a sua vida, para viverem a nossa

Uma advogada na nossa vida
Mediadora nas nossas decisões
Você é o meio termo...
O equilíbrio...
A palavra de esperança
O colo que aninha
O ombro que apesar de cansado... apóia
O olhar de complacência
O oásis da segurança que aplaca a sede
E alimenta o corpo
Você é tudo de bom e de belo
Minha avó querida.
Sandra Mamede

LEITURA PARA AS FÉRIAS



Não há nada como as férias (felizes os que já estão a gozá-las!) para ler. Para quem estiver sem ideias, aqui ficam as sugestões de leitura da professora Rosário Amorim:
A criança que não queria falar é uma obra indispensável a todos aqueles que são professores, sobretudo aos da Educação Especial.A menina que nunca chorava dá continuidade ao anterior e demonstra-nos que o amor que uma criança tem por alguém não desaparece nem quando sujeita a um longo e distante afastamento.
Publicado por BE/CR da Escola EB 2,3 de Arrifana.

20 de jul. de 2009

A importância da leitura

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.

A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê.

Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo. Conforme afirma Leonardo Boff, cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre um releitura. [...] Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor.

Assim, o leitor mergulha no texto e se confunde com ele, em busca de seu sentido. Isso é o que afirma Roland Barthes, quando compara o leitor a uma aranha:

[...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido - nessa textura -, o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia.

Dessa forma, o único limite para a amplidão da leitura é a imaginação do leitor; é ele mesmo quem constrói as imagens acerca do que está lendo. Por isso ela se revela como uma atividade extremamente frutífera e prazerosa. Por meio dela, além de adquirirmos mais conhecimentos e cultura - o que nos fornece maior capacidade de diálogo e nos prepara melhor para atingir às necessidades de um mercado de trabalho exigente -, experimentamos novas experiências, ao conhecermos mais do mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva à reflexão.

E refletir, sabemos, é o que permite ao homem abrir as portas de sua percepção. Quando movido por curiosidade, pelo desejo de crescer, o homem se renova constantemente, tornando-se cada dia mais apto a estar no mundo, capaz de compreender até as entrelinhas daquilo que ouve e vê, do sistema em que está inserido. Assim, tem ampliada sua visão de mundo e seu horizonte de expectativas.

Desse modo, a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem.

Há entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. Como afirma Daniel Pennac, "o verbo ler não suporta o imperativo". Quando transformada em obrigação, a leitura se resume a simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, Pennac prescreve alguns direitos do leitor, como o de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados esses direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar a leitura. Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.

Maria Carolina
Professora de Língua Portuguesa e Redação do Ensino Médio e Normal

14 de jul. de 2009

O Lançamento do Blog passo a passo

No último dia 9 de julho, no auditório da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas, o Blog LER É UMA BELEZA foi oficialmente lançado. Quer dizer que a partir desta data ele estará aberto à participação de qualquer pessoa que quiser acessar a página que chamamos de "diário interativo de viagem", pois acreditamos que ler é viajar.
Toda a solenidade foi comandada pelos alunos da 4ª série. Familiares e convidados acompanharam com atenção e entusiasmo as apresentações.



A apresentadora mirim, Biannca Vieira, mostrou tranquilidade e desenvoltura ao apresentar toda a festa.


Em ambiente decorado conforme combinado com as crianças...



os convidados assistiram a apresentações da boneca Emília, que, por sua vez, apresentou o LIVRO GIGANTE, símbolo do Projeto que leva o nome do Blog. O livrão servirá de estímulo para que outras crianças se interessem mais pelo hábito da leitura, pois pode trazer, em seu bojo, canções, poesias ou histórias e levá-las até as salas de aula. Neste dia, ele trouxe uma canção sobre o livro.

A alegria do LIVRO GIGANTE, construído pelos alunos da 4ª série, deixou todos entusiasmados, principalmente as crianças.



Ainda dentro das apresentações, a apresentadora convidou a todos para assistirem a uma entrevista dramatizada pelo professor  e alguns alunos. Na entrevista, o professor conta de onde surgiu a ideia de se criar o blog e os alunos falam de como se sentem ao participar destas atividades. A entrevista foi exibida em um telão.

Outra atividade proposta para o Projeto "Ler é uma beleza" é o trabalho com literatura de cordel, que, por sua linguagem fácil e melodia, atrai facilmente a atenção e o interesse das crianças. O cordel apresentado chama-se "Noite de São João" que foi adaptado para o teatro de fantoches pelo professor. Os bonecos foram confeccionados pelos próprios alunos.


Outra atividade em destaque no Projeto é o trabalho com poesias. Os alunos demonstraram grande interesse em declamar algumas.

A seguir, o professor  e a aluna Melissa apresentaram o blog para os presentes. Melissa foi a primeira pessoa que se declarou "seguidora", uma fã do blog e mostrou aos convidados como eles também podem segui-lo.


O Secretário Municipal de Educação, Geraldo Álvares Rodrigues, falou sobre a importância da iniciativa, que chamou de "revolução" e destacou que é preciso reeencantar a educação, sempre.


AGRADECIMENTOS: Sansley (Departamento de Desenvolvimento Social), Felipe (UNIPAC), Marília (Supervisora), Rosa Amélia (Diretora), Dadimar (Vice-diretora), Francisco (Auxiliar de Serviços) e Eliza.


11 de jul. de 2009

Lançamento do Blog foi uma beleza

O lançamento oficial do Blog contou com a presença maciça dos pais e familiares dos alunos. Foi uma comemoração pra ficar na história das crianças e da Escola Dr. Viriato. Mais detalhes serão dados em postagem que está sendo preparada para que os visitantes do Blog não percam nenhum detalhe do que pode ser considerado um show dado pelos alunos da 4ª série. Aí, vão algumas fotos para que vocês vejam que vale a pena conferir a próxima publicação.

Biannca Vieira, com muita graça, foi a Apresentadora Mirim.




Personagens como a boneca Emília e o Livro Gigante, símbolo do Projeto Ler é uma beleza, estiveram presentes.







O público presente acompanhou com atenção e interesse as apresentações que fizeram parte da festa.

Na próxima postagem, mais detalhes sobre o Lançamento Oficial do Blog Ler é uma Beleza. Imperdível!!!

5 de jul. de 2009

Divulgação de resenhas para estimular a leitura






Uma atividade de leitura e produção de texto que pode estimular a leitura na escola é a construção de um mural para divulgar, para outras turmas, os livros lidos. No nosso caso, resolvemos chamar o mural de LI E GOSTEI. Nele as crianças registram em grupo as informações retiradas dos livros que leram, como: nome do autor, nome da editora, número de páginas, personagens, assunto e outros, além de produzirem resenhas que poderão levar outros alunos a ler o livro. Vejam a satisfação delas ao ver o resultado exposto!



Related Posts with Thumbnails