Nas salas de aula, o tema foi apresentado na forma de um coro falado que fala das pequenas corrupções e sua proximidade a nós. Em meio ao jogral, situações de corrupção eram dramatizadas.
Blog destinado à divulgação de atividades de leitura, produção de texto e eventos escolares.
23 de ago. de 2015
20 de ago. de 2015
Folclore: frases de para-choque e ditados populares
Resgatando a cultura popular! Das frases de para-choque dos caminhões para a sala de aula... um caminho curto para contar a longa história dessas frases que percorrem o Brasil, levando mensagens humorísticas, românticas, religiosas ou de cunho politicas. De carona, frases educativas dentro do Projeto de Educação no Trânsito: "Sujeitos que vão e que vêm". Outro assunto trabalhado na semana foram os ditados populares e seus ensinamentos.
12 de ago. de 2015
Atividade do Projeto de Educação no Trânsito: Sujeitos que vão e que vêm
1. Leia o texto:
NA PRAÇA DO PAPA
Motoristas de vans escolares protestam contra resolução do Contran
Órgão determina padronização da frota,
trocando vans por micro-ônibus a partir de dezembro; representantes de
sindicatos MG, SP, BA e DF foram recebidos pelo ministro das Cidades, Gilberto
Kassab, na ALMG
Protesto de motoristas de vans escolares na praça
do Papa
PUBLICADO EM
08/08/15 - 09h05
NATÁLIA
OLIVEIRA /GUSTAVO LAMEIRA
Os motoristas do transporte escolar
protestam contra a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em
padronizar a frota. A resolução, que determina que todas as vans escolares
sejam trocadas por micro-ônibus, começa a valer em dezembro.
Na manhã deste sábado (8), a categoria
se reuniu em assembleia na praça do Papa, no bairro Mangabeiras, região
Centro-Sul de Belo Horizonte. Cerca de 1.500 veículos participaram do ato.
Depois, representantes de sindicatos do
Transporte Escolar dos estados de Minas Gerais, São Paulo, da Bahia e do
Distrito Federal se reuniram com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na
Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Para o presidente do Sindicato dos
Transportadores de Escolares da Região Metropolitana de Belo Horizonte
(Sintesc), Carlos Eduardo Campos, a mudança é prejudicial. "Trocar as vans
por micro-ônibus acarretaria um alto custo e a questão da mobilidade, para a gente,
seria muito ruim”, reclamou.
A reportagem de o TEMPO tentou contato
com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para comentar sobre a
resolução do Contran, mas nenhum dos telefones atendeu.
2. O texto que você acabou
de ler é:
(A) uma reportagem. (B) uma charge.
(C) uma notícia. (D) científico.
3. Responda, de acordo com
o texto que você leu:
a) O que aconteceu?
b) Onde aconteceu?
c) Com quem aconteceu?
d) Por que aconteceu?
4. Onde esse tipo de texto costuma ser
publicado? Para quê serve este tipo de texto?
5. Explique como a foto ajuda o leitor
na compreensão desse tipo de texto.
6. Quando esse texto foi publicado?
Quem são os seus autores?
7. Copie a legenda da foto e circule
nela as palavras que começam com letra maiúscula. A seguir, explique o uso de
maiúscula no início dessas palavras.
8. Indique, no caderno, qual a ideia
expressa pelas palavras e/ou expressões do texto. Responda: TEMPO – INTENSIDADE
– NEGAÇÃO – LUGAR – MODO:
a) “em dezembro”
b) “na manhã deste sábado”
c) “muito”
d) “alto”
e) “nenhum”
9. No caderno, coloque O para Opinião
ou F para Fato:
a) “Os motoristas do transporte escolar
protestam...”
b) A categoria se reuniu na Praça do
Papa.
c) Para o presidente do Sintesc, a
mudança é prejudicial.
d) “... para a gente, seria muito
ruim.”
10. Sublinhe no texto os trechos que se
referem às falas de personagens. Que sinal de pontuação é usado para indicar
essas falas?
11. Copie, do último parágrafo do
texto, os verbos que aparecem e indique o infinitivo de cada um.
12. Leia os trechos e coloque (1) para
Causa e (2) para Consequência.
(
) Para comentar sobre a resolução do Contran.
(
) A reportagem de O Tempo tentou contato com o Denatran.
(
) A resolução determina que as vans sejam trocadas por micro-ônibus.
(
) Os motoristas do transporte escolar protestam contra a decisão.
13. O presidente do Sintesc destacou,
como um dos motivos para serem contra a decisão, a questão da mobilidade. Você concorda com ele? Explique.
Atividade do Projeto de Educação no Trânsito: Sujeitos que vão e que vêm
TEXTO 1
1. Leia o texto:
Motoristas não devem “fechar” bicicletas:
Art. 38. Antes de entrar à direita ou à esquerda,
em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:
(…)
Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.
(…)
Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.
Ameaçar o ciclista com o carro é infração
gravíssima, passível de suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo
e da habilitação:
Art. 170. Dirigir ameaçando os pedestres que
estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa – retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa – retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.
2. De onde esse texto foi extraído? Como você
sabe disso?
3. Consulte o dicionário e explique o que são “lotes
lindeiros”.
4. Qual o nome do documento que indica que uma pessoa está
autorizada a atuar como condutor de veículos automotores?
5. Escreva outras palavras que sejam acentuadas pelo mesmo
motivo que:
a) veículos:
__________________________________________________
b) gravíssima: ________________________________________________
c) passível: __________________________________________________
6. Qual o tipo de linguagem utilizada nesse texto? Onde mais
costumamos encontrar esse tipo de linguagem?
TEXTO 2
1. A que gênero textual esse texto pertence?
2. Qual o assunto desse texto?
3. O que ele critica?
4. Qual o tipo de linguagem utilizada?