9 de abr. de 2011

O gênero poema: mais uma Atividade da CF 2011

O aquecimento global também é anunciado e denunciado em versos. Leia:
1. Relacionar o tema do poema à Campanha da Fraternidade 2011.
2. Identificar número de estrofes e versos.
3. Identificar o uso de rimas e a posição delas nas estrofes.
4. Reescreva a última estrofe, modificando os versos em que ocorrem as rimas, mas mantendo rimas nestes versos.

Agora, veja como o poeta Gonçalves Dias enaltece a natureza do seu país, o Brasil.


1. Leia a biografia do autor no final do poema e responda:
a) Qual é a terra afinal de que o poeta fala?
b) Em que país o poeta escrevreu esse poema?
2. Volte ao poema e preste atenção nas palavras e . Responda:
a) No poema, qual delas é utilizada para representar o Brasil?
b) E para indicar Portugal?
3. Conte as estrofes do poema. Responda:
a) Quantas estrofes há?
b) Qual é o número de versos em cada estrofe?
c) Que palavras rimam com:
  • sabiá (1ª estrofe)?
  • flores (2ª estrofe)?
  • lá (3ª estrofe)?
  • cá (4ª estrofe)?
  • lá (5ª estrofe)?
Agora, leia atentamente a história em quadrinhos a seguir.

1. Quem é a personagem principal dessa história?
2. Os quadrinhos de Caulos fazem você lembrar o poema de Gonçalves Dias? Por quê?
3. Releia o 2º quadrinho:
a) Por que no balão desse quadrinho foram usados dois pontos e aspas?
b) Por que a frase do balão termina com reticências?
c) Em que quadrinho termina a citação dos versos de Gonçalves Dias? Como você descobriu?
4. Observe agora os dois últimos quadrinhos.
a) Por que a expressão do sabiá se alterou de um quadrinho para o outro?
b) Que tipo de balão foi usado nos dois quadrinhos? Por quê?
c) Com relação aos verbos, o que se alterou de um quadrinho para outro? E por que o verbo era foi destacado?

2 comentários:

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.