16 de fev. de 2010

Os "Cavaleiros da Cultura" vêm aí!

Criada em 2008, a ACC (Associação Cavaleiros da Cultura) representa a realização de um sonho: cavalgar levando cultura e incentivando a leitura pelos quatro cantos do país. A história teve início com um grupo de amigos, que, durante cavalgadas recreativas, procurava um sentido especial para suas jornadas.

O primeiro passo foi dado em julho de 2007, quando 16 cavaleiros participaram da "Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer", idealizada por seu neto Carlos Oscar Niemeyer. Partindo de Goianá (MG), a homenagem ao maior arquiteto brasileiro consistiu na distribuição de 12 mil livros em 25 bibliotecas e escolas públicas de cidades do interior de Minas e São Paulo. Foram 813 quilômetros percorridos até a cidade de Barretos (SP), em 19 dias de atividades intensas.
Devido ao expressivo sucesso da cavalgada, seus integrantes decidiram levar o projeto adiante. Em setembro de 2008, oficializaram a criação da ACC e elaboraram um estatuto próprio. O objetivo principal do grupo é desenvolver ações de cunho cultural e educacional, em que sejam valorizados os costumes e a cultura brasileira. Dentre as propostas, estão o apoio a pesquisas e estudos com esse caráter, além da prestação de serviços de utilidade pública, aprimoramento profissional e organização de viagens que privilegiem a cavalgada e o tropeirismo.
No período de 2009 a 2010, o grande desafio da ACC é realizar a Cavalgada Cultural Brasília 50 anos é um projeto em homenagem a Capital Federal e ao arquiteto Oscar Niemeyer, padrinho da Associação Cavaleiros da Cultura.
A primeira fase da viagem foi concluída em Julho de 2009, no percurso de 650 km entre Niterói - Belo Horizonte, em que 57 mil livros foram distribuídos em 25 municípios dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, beneficiando 32 mil pessoas. A arrecadação começou seis meses antes, através de contatos com editoras, escritores e doadores particulares.
Para a segunda etapa da viagem a expectativa é que sejam arrecadados 63 mil livros, completando a marca de 100 mil exemplares. Os cavaleiros planejam sair de Belo Horizonte em março de 2010 e chegar a Brasília no dia 21 de abril, data de comemoração de seu cinqüentenário.
Este ano, o Grupo refaz o trajeto da obra "Grande Sertão Veredas", doando mais de 60 mil livros. Saída é prevista para dia 20 de março e Curvelo está na rota. A Escola Municipal Dr. Viriato, com grande alegria, se prepara recebê-los.

2 comentários:

  1. Obrigada, Rogério, pela divulgação. Estamos organizando os livros para serem entregues em cada comunidade! Será um prazer passar por Curvelo!
    Abraços,
    Renata (assessora Cavaleiros da Cultura).

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a atitude de vcs!!! Sou de Curvelo, mas fiquei sabendo pela inernet... divulguem através do rádio. Tem um sargento que apresenta um programa de noticias policiais, que tem uma audiencia e tanto.

    Trabalho na Secretaria de Saúde e quando precisamos divulgar alguma campanha, o Sgto Márcio, do Programa Policial , é o primeiro a ser solicitado.

    Um abraço e boa sorte!!!

    Valquiria Barbosa

    ResponderExcluir

Caro visitante,
Deixe seu comentário para que, assim, possamos melhorar este Blog e, consequentemente, levar melhores oportunidades de leitura às nossas crianças.